Browsing by Issue Date, starting with "2014-05"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Psychological wellbeing, satisfaction with life and optimism in sports managersPublication . Gonzaga, Luís; Morgado, Sónia; Matias, JoanaIn the discourse of its managers, the competitiveness of national sport is increasingly relative, or captive, to the constraints of competitiveness of the respective national economy with an obvious impact on productivity of sports associations and clubs, reflecting a market of very unequal competition. Now, if in the modern conception of happiness, the material aspect plays a major character, the positive subjective experience, usually linked to performance and sports productivity, should result therefore from immaterial and intangible capital consisting in human potential and virtues that interests to study.
- Relación entre gramática y escritura en el currículo de lengua portuguesaPublication . Teixeira, MadalenaEn este trabajo se analiza la relación entre los dominios de la gramática y de la escritura en el diseño curricular portugués, con vista a la comprensión de los resultados de los exámenes que se observan en las pruebas oficiales. Estas pruebas arrojan resultados muy bajos. Para realizar este análisis nos basamos en los principios definidos para la enseñanza de la gramática de dos documentos oficiales: los Programas del área curricular de Portugués (1er y 2º ciclos de la Enseñanza Básica) y la asignatura de Portugués (3er ciclo de la enseñanza Básica) (2009) y las Metas Curriculares de Portugués para la Enseñanza Básica (2012). Estos documentos son normativos y funcionan como referentes para el profesorado en relación tanto a los diseños curriculares de aula como al desarrollo de la práctica docente y a la evaluación interna de los aprendizajes y de los libros de texto. A partir de aquí nos planteamos los siguientes objetivos: (1) conocer el impacto de la relación entre los dominios de la gramática y de la escritura, en el contexto del sistema nacional de evaluación; (2) describir el marco teórico y los mecanismos didácticos de los Programas (2009) y las Metas (2012); y (3) proponer actividades didácticas para la enseñanza de la gramática en articulación con la escritura. Como conclusión, señalamos como una prioridad la articulación entre los Programas del área curricular de lengua y la inversión en la formación continuada de los docentes.
- Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico - 3.º e 4.º anos : A Promoção de Aprendizagens de Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosário, MónicaO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado durante os três semestres que constituem o Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Na primeira parte deste relatório encontra-se a análise reflexiva e fundamentada das atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios realizados na Prática de Ensino Supervisionada nos diferentes contextos. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino de Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo de caso teve como principal objetivo verificar o impacte da exploração didática do tema dos Primeiros Socorros nos alunos participantes do estudo. Constatou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.
- Cuidar em enfermagem de Saúde Materna e Obstetrica: a sexualidade da mulher em fase de climatério/menopausaPublication . Dias, Olinda; Cruz, Olimpia; Dias, HéliaCom o aumento da esperança de vida, existe a necessidade de intervenção dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia na vivência da sexualidade das mulheres em menopausa/climatério, uma vez que um terço das suas vidas é passado nesta etapa. A Ordem dos enfermeiros reconhece competências científicas, técnicas e humanas que permitem realizar a vigilância da saúde da mulher ao longo do ciclo reprodutivo e vivenciar processos de saúde/doença, no âmbito da educação sexual, ginecologia e climatério. Neste sentido, através da Revisão Sistemática de Literatura pretende-se caraterizar a intervenção do enfermeiro relativamente à sexualidade da mulher na fase do climatério. Através da metodologia PI[C]O, foram definidas algumas palavras-chave, com a pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCOhost e de artigos em texto completo, publicados entre 2008/10/01 e 2013/10/31. Foram selecionados três estudos, segundo os critérios previamente definidos para a temática em questão, todos com o nível de evidência V. Após análise reflexiva dos achados para o estudo em causa, os resultados observados revelaram necessidades cruciais: implementar programas de educação para a saúde, para ajudar as mulheres a viverem a menopausa de forma positiva; incluir a família no processo de cuidados; promover a formação dos profissionais de enfermagem; e facilitar a acessibilidade aos serviços de saúde. Concluiu-se, então, que os enfermeiros proporcionam um importante contributo para que a mulher em menopausa/climatério disfrute de uma vida saudável.
- Mulheres Avieiras - porta-vozes da memória de um povoPublication . Véstia, Maria de Lurdes Pinto da Silva Farinha Morgado; Vidigal, LuísO objectivo deste estudo é o de caracterizar os significados que orientaram a identificação de mulheres Avieiras enquanto grupo de Porta-vozes da memória do seu povo. Para tal, realizámos entrevistas individuais a duas mulheres, idosas, de diferentes comunidades. Gravámos as entrevistas e trabalhámos os dados recolhidos, integralmente transcritos, que foram submetidos a várias leituras e a uma análise temática dialógica, que resultou na construção de significados das histórias de vida de cada uma, e finalmente cerzimos as duas histórias. Os resultados apurados indicaram que: 1) as histórias das informantes estavam fortemente ligadas a histórias de vida da família e da comunidade, assim como a diferentes noções de tempo e espaço; 2) Estas mulheres transformam-se em Porta-vozes a partir do momento em que são reconhecidas enquanto repositórios e transmissoras de saberes, fazeres e saberes-fazer da comunidade Avieira. Podemos dizer que as identificações como Porta-vozes da Memória Avieira foram construídas pelos dinamismos que estas mulheres desenvolveram nas suas vidas, nas suas famílias e nas suas comunidades.
- O papel do técnico oficial de contas na elaboração dos relatórios de sustentabilidade:um estudo aplicado às maiores empresas portuguesasPublication . Lima, Angela; Faria, Jorge; Leal, SusanaA elaboração e divulgação dos relatórios de sustentabilidade são um novo desafio para as empresas, estando o campo de investigação em torno do assunto em crescente desenvolvimento. Estes relatórios assumem-se como um veículo importante na divulgação das práticas de responsabilidade social das empresas, procurando demonstrar e comunicar os vários contributos de uma empresa face ao Triple Bottom Line. A comunicação da sustentabilidade tem de ser percebida pelas empresas como uma ferramenta de gestão utilizada para alcançar o melhor desempenho organizacional não só ao nível das empresas de maior dimensão, mas também ao nível das PME’s onde por vezes o Técnico Oficial de Contas (TOC) é o único técnico especializado. O TOC conhece a realidade de cada empresa, por isso deve ser integrado nas equipas que elaboram e publicam os relatórios de sustentabilidade. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um retrato da realidade portuguesa face à participação do TOC na elaboração de Relatórios de Sustentabilidade, assim, considerando o grupo das 500 maiores empresas portuguesas (cf. revista Exame, 2012), estudamos quais as empresas que publicam relatórios de sustentabilidade e destas qual o papel do TOC na sua preparação e elaboração. O levantamento desta informação foi efetuado através do envio de questionários disponibilizados numa plataforma online, entre os meses de abril a junho de 2013. Obteve-se uma amostra de 35 empresas. Conclui-se que a publicação de relatórios de sustentabilidade ainda não é prática comum, apenas 43% das empresas inquiridas elaboram relatórios de sustentabilidade, 73% destas empresas utilizam a informação produzida pelo TOC na elaboração o seu relatório de sustentabilidade, mas não os incluem nas equipas de preparação (73%), sendo a sua principal função fazer uma extensão mais detalhada dos relatórios financeiros.
- Intervenção numa equipa profissional de futebol da Segunda Liga Portuguesa - Época 2012/2013Publication . Moreira, Miguel; Costa, João Paulo Azevedo daResumo Este relatório aborda a intervenção na União Desportiva Oliveirense, equipa profissional de futebol da segunda liga portuguesa – época 2012/2013. Tem como objetivos essenciais aprofundar os conhecimentos do mestrando numa realidade profissional e promover a sua atuação / intervenção no contexto prático. Privilegia-se, como contexto de caracterização, o clube, o envolvimento, as condições e enquadramento competitivo. Nos conceitos e conteúdos, especificam-se várias definições, tais como, funções do treinador, jogos desportivos coletivos, jogo de futebol, subsistema estratégico/táctico, planificações (conceptual, estratégica e tática), modelo de jogo, team building, microciclo, exercício de treino, capacidades físicas, frequência cardíaca, stretching global ativo, treino funcional, pilates, crioterapia, lesão desportiva, análise e observação do jogo. Prossegue-se para a elaboração e implementação do modelo de jogo adotado, em que são referidos os momentos fundamentais do nosso jogo. Na periodização do processo de treino, descrevese o nosso período pré competitivo e o período competitivo, bem como os dois tipos de microciclo padrão. No planeamento, organização e operacionalização do processo de treino, são diferenciadas as partes constituintes da unidade de treino (parte introdutória, inicial, principal e final). Na avaliação e controlo de treino e da competição refere-se o uso de uma escala subjetiva de esforço, bem como a utilização da frequência cardíaca como método de controlo. Alude-se aos estágios pré competitivos, especificando um desses momentos de modo concreto. Descreve-se todo o nosso processo de observação e análise de forma detalhada. Segue-se a fundamentação científica de temas inerentes ao nosso processo de trabalho: alongamentos, jogos reduzidos, crioterapia, pilates, stretching global ativo, eleven plus – 11+.Apresenta-se a caracterização dos jogadores e respectivas formas de avaliação. Quanto aos objetivos da intervenção profissional, expõe-se o desenvolvimento da dimensão conceptual (as linhas gerais de orientação ao longo da temporada), a dimensão estratégica orientada para a preparação da competição e a dimensão tática como operacionalização de todo o processo. Por fim mostram-se os objetivos atingidos; a formação realizada pelo estagiário; os contactos desenvolvidos.