Livros e capítulos de livros - ESDRM
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- Formação de Treinadores DesportivosPublication . Sarmento, Pedro; Rosado, António; Rodrigues, José
- O uso do instrumento e o estudo do comportamento motorPublication . Catela, DavidQueremos agarrar uma pequena esfera enfiada num pequeno orifício e os nossos dedos não cabem. Como tirar a esfera? Recorremos a uma pinça. A pinça vai permitir-nos retirar a esfera do orifício, mas vai alterar as nossas referências corporais. A pinça prolonga-se para lá dos limites dos nossos dedos, a parte que dela servir para "agarrar" a esfera tem dimensões e um atrito diferentes das polpas dos nossos dedos. A percepção que temos do peso e da textura da esfera faz-se já não directamente através da nossa pele mas indirectamente através da pinça. Já não temos que decidir quantos dedos usar mas a que distância devemos parar. Podemos mesmo alcançar o objecto se ele estiver mais afastado de nós, como se de facto ele não estivesse. Incorporaremos nós o instrumento no nosso corpo, como se passássemos a possuir um outro eu corporal? De tão óbvio e trivial, o uso do instrumento não tem sido alvo da devida atenção. Neste texto identificaremos primeiro o que consideramos ser um instrumento e usar um instrumento. Seguidamente faremos uma análise de estudos que de um modo directo ou indirecto abordaram o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e/ou o controlo motor de instrumentos. Finalmente reflectiremos sobre questões metodológicas para o estudo do uso do instrumento.
- As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensinoPublication . Louro, Hugo; Garrido, Nuno; Ferraz, Cristina; Marinho, Daniel; Conceição, Ana; Tolentino, Jaime; Barbosa, Tiago; Silva, AntónioO ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.
- O estado, os governos e a administração pública desportivaPublication . Silva, A.O desporto faz parte da vida quotidiana dos europeus e dos portugueses. Na Europa, mais de cem milhões de cidadãos praticam uma actividade desportiva e encontramse organizados em vários milhares de clubes desportivos, bem como em múltiplas associações e federações. Em Portugal, mais de quatrocentos mil cidadãos praticam desporto ao nível das federações desportivas e cerca de um milhão e novecentos mil fazem-no enquadrados por outras estruturas ou a título individual. O desporto, nos nossos dias, constitui um instrumento que mais do que nenhum outro, pode contribuir para a formação da identidade nacional e, graças às suas capacidades em termos pedagógicos, de saúde e de integração, constitui um fenómeno cultural e social com uma importância cada vez mais evidente e reconhecida quer para a vida das pessoas, dos municípios, das regiões, quer ainda dos Estados.
- Percepção e acção na transposição de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idadePublication . Gens, Ângela; Catela, David; Gens, Liliana; Marquês, TobiasO ciclo percepção-acção é essencial para a regulação afinada da acção motora. Num estudo transversal, colocámos 90 crianças entre os 3 e os 7 anos de idade, perante alteração progressiva de uma fasquia horizontal, em duas condições: i) percepção – a criança dizia se passaria por baixo ou por cima da fasquia; ii) acção – a criança transpunha-a. Para obviar as diferenças antropométricas, determinou-se o valor pi da proporção altura da fasquia/distância gancho solo, onde ocorreu mudança de comportamento. Dos 3 para os 7 anos ocorreu: (i) uma inversão dos valores pi médios entre condições, que aos 3 anos são inferiores na condição acção (ns), e aos 6 e 7 anos são significativamente inferiores na condição percepção; (ii) na condição percepção, um aumento constante da consistência da resposta entre crianças da mesma idade; e (iii) uma redução sistemática e significativa do número de derrubes da fasquia. Os resultados sustentam a importância da preservação do ciclo percepção-acção na sintonia entre constrangimentos intrínsecos e extrínsecos. Na acção, as crianças conservaram mais o comportamento anterior; na percepção, foram se revelando com o aumento da idade mais susceptíveis ao constrangimento espacial, o que está de acordo com o conceito de diferenciação perceptiva. A ausência de diferença no valor pi entre idades sustenta o conceito de escala corporal.
- Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelhoPublication . Loureiro, Diana; Alves, Jénifa; Hilário, Vanda; Branco, Marco A. C.; Catela, DavidA imitação é um potente instrumento de aprendizagem. Recentemente, foram descobertos neurónios que são activados quando observamos a execução de uma tarefa motora e quando a realizamos. Este suporte neuronal vem reforçar a importância da imitação na aquisição de habilidades motoras. Fomos verificar se jovens de 14-15 anos de idade revelavam melhor prestação numa tarefa de equilíbrio estático quando podiam observar a execução, em oposição a uma situação em que só recebiam instrução verbal. Os jovens equilibraram-se sobre uma bola suíça em 3 condições: (i) após instrução; (ii) após observação da execução por outro, e (iii) e em simultâneo com a observação da execução por outro. Os participantes obtiveram significativamente maior tempo em equilíbrio na condição após observação que nas restantes duas; e, individualmente a maior frequência de melhor tempo foi nesta condição e a frequência de pior tempo na condição em que não tiveram acesso a observação. Os resultados suportam parcialmente a hipótese do envolvimento de neurónios espelho.
- Estudo exploratório sobre frequência cardíaca e tipo de interferência contextual na realização de nós em crianças de 9-10 anos de idadePublication . Amaral, Nuno; Catela, David; Seabra, Ana PaulaA frequência cardíaca (FC) está directamente associada à complexidade de informação a processar. Fomos verificar se a FC em crianças era sensível à organização da estrutura de prática (IC). 34 crianças (9,41±0,5 anos) foram divididas por 4 grupos experimentais: (i) por blocos (PB), (ii) por séries (PS), (iii) contínuo (C), (iv) aleatório (A); para aprendizagem de três nós. No início da fase de aquisição (FA), o grupo A revelou proporção à FC de repouso (FCR) em média superior aos restantes grupos, e entre o início e o final da FA, uma redução da média da FCR em todos os nós. No final da FA, num dos nós, o grupo A revelou diferença em relação à FC de repouso (DFC) significativamente inferior ao grupo PB. Do final da FA para o teste de retenção, o grupo PB reduziu significativamente a DFC num dos nós e o grupo A aumentou-a significativamente em todos os nós. No teste de transferência, o grupo A revelou FCR e DFC significativamente superiores aos restantes grupos. Os resultados sustentam sensibilidade da FC das crianças à IC, com presumível resposta simpática à elevada IC e presumível predomínio parassimpático quando há necessidade de recuperação de informação. A evolução da FCR e da DFC, sustentam a hipótese distinção/elaboração para o efeito da IC.
- Desordens no desenvolvimento da coordenação motora: conceito, instrumentos, factoresPublication . Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; VASCONCELOS, MARIAA Associação Americana de Psiquiatria estabeleceu a designação de Developmental Coordenation Disorder para crianças com ausência de desordem neurológica mas com dificuldades motoras em tarefas diárias e académicas. A DCD está associada a problemas de rendimento escolar, psicológicos e sociais, que não exclusivamente no domínio motor. Há instrumentos de diagnóstico vocacionados para este tipo de problema, com razoável nível de concordância. Contudo, as medidas de corte ainda não são consensuais e existem problemas associados à sua adaptação cultural. Os factores que estão na origem desta dificuldade ainda não estão identificados, mas têm aparecido associadas insuficiências perceptivas espaciais e no processamento de informação. Foram detectadas diferenças de incidência da DCD em função do género e da lateralidade.
- Padrão de evolução das bandeiras de catástrofe na apreciação e na transposição efectiva de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idadePublication . Gens, Liliana; Catela, David; Ferreira, Marisa; Gens, ÂngelaO estudo da catástrofe, entendida como o processo de transição de um estado estável para outro estado estável, tem sido usado para se compreender o processo de desenvolvimento motor. Fomos verificar se o padrão de catástrofe se alterava entre os 3 e os 7 anos perante alteração da altura de uma barreira horizontal, em duas condições: (i) percepção – a criança referir se passaria por baixo ou por cima; (ii) acção - realizar a transposição. Foi aplicado o procedimento scanning para detecção de bandeiras de catástrofe. Dos 4 aos 7 anos, a bandeira contraste acentuado predominou na condição percepção, tendo sido secundada pela bandeira histerese na condição acção. O intervalo de transição foi superior na condição percepção. A bandeira salto abrupto foi mais frequente na condição acção e a ausência de bimodalidade foi mais frequente na condição percepção. Em qualquer condição e em ambos os sentidos de alteração da altura da fasquia, as crianças de 7 anos mudaram de comportamento numa altura média da fasquia inferior às de 6 anos. Os 3 anos foram os que se revelaram na condição acção mais condicionados pelo ensaio anterior (histerese), e foram o grupo mais heterogéneo na condição percepção. Dos 4 aos 7 anos, as crianças refugiaram-se numa maior margem de segurança na condição percepção. Até aos 7 anos o sistema perceptivo visual isolado é menos afinado aos constrangimentos da tarefa do que o sistema perceptivo-motor
- Estudo exploratório sobre reactividade cardíaca e dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico em crianças de 6-7 anos de idadePublication . Catela, David; Branco, Marco A. C.; Jesus, Alexandra; Nogueira, Hervé; Loureiro, Luís; Rodrigues, Maria; Amaral, TiagoA reactividade cardíaca está directamente associada à ansiedade provocada pela dificuldade de uma tarefa. Fomos verificar se a frequência cardíaca (FC) em crianças era sensível à dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico. 35 crianças, de 6-7anos de idade, deslocaram-se de pé sobre bancos suecos em 4 condições: (i) de frente, de olhos abertos; (ii) de frente, de olhos fechados, (iii) de costas, de olhos abertos; (ii) de costas, de olhos fechados; com um cardiofrequencímetro colocado. Durante a instrução e a execução da tarefa, a mudança da FC esteve directamente associada ao grau de dificuldade da mesma, e nas condições sem informação visual o aumento de FC foi superior. A alteração da FC não pode ser exclusivamente justificada pela preparação para e pela execução motora da tarefa, porque a reactividade cardíaca nas condições sem informação visual é significativamente superior. A FC das crianças foi sensível à dificuldade da tarefa. A reactividade cardíaca observada sustenta o conceito cardíaco-somático e a hipótese de estarmos na presença de active coping.