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Abstract(s)
A frequência cardíaca (FC) está directamente associada à complexidade de
informação a processar. Fomos verificar se a FC em crianças era sensível à
organização da estrutura de prática (IC). 34 crianças (9,41±0,5 anos) foram
divididas por 4 grupos experimentais: (i) por blocos (PB), (ii) por séries (PS),
(iii) contínuo (C), (iv) aleatório (A); para aprendizagem de três nós. No início
da fase de aquisição (FA), o grupo A revelou proporção à FC de repouso (FCR)
em média superior aos restantes grupos, e entre o início e o final da FA, uma
redução da média da FCR em todos os nós. No final da FA, num dos nós, o
grupo A revelou diferença em relação à FC de repouso (DFC) significativamente
inferior ao grupo PB. Do final da FA para o teste de retenção, o grupo PB reduziu
significativamente a DFC num dos nós e o grupo A aumentou-a significativamente
em todos os nós. No teste de transferência, o grupo A revelou FCR e DFC
significativamente superiores aos restantes grupos. Os resultados sustentam
sensibilidade da FC das crianças à IC, com presumível resposta simpática à
elevada IC e presumível predomínio parassimpático quando há necessidade de
recuperação de informação. A evolução da FCR e da DFC, sustentam a hipótese
distinção/elaboração para o efeito da IC.
Description
Keywords
Interferência contextual frequência cardíaca crianças psicofisiologia nós
Citation
Amaral, N., Catela, D., & Seabra, A. P. (2010). Estudo exploratório sobre frequência cardíaca e tipo de interferência contextual na realização de nós em crianças de 9-10 anos de idade. In O. Vasconcelos, M. Botelho, R. Corredeira, J. Barreiros, & P. Rodrigues (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III (pp. 105-113). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.
Publisher
Faculdade de Desporto, Universidade do Porto