Browsing by Issue Date, starting with "2010-10"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Percepção e acção na transposição de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idadePublication . Gens, Ângela; Catela, David; Gens, Liliana; Marquês, TobiasO ciclo percepção-acção é essencial para a regulação afinada da acção motora. Num estudo transversal, colocámos 90 crianças entre os 3 e os 7 anos de idade, perante alteração progressiva de uma fasquia horizontal, em duas condições: i) percepção – a criança dizia se passaria por baixo ou por cima da fasquia; ii) acção – a criança transpunha-a. Para obviar as diferenças antropométricas, determinou-se o valor pi da proporção altura da fasquia/distância gancho solo, onde ocorreu mudança de comportamento. Dos 3 para os 7 anos ocorreu: (i) uma inversão dos valores pi médios entre condições, que aos 3 anos são inferiores na condição acção (ns), e aos 6 e 7 anos são significativamente inferiores na condição percepção; (ii) na condição percepção, um aumento constante da consistência da resposta entre crianças da mesma idade; e (iii) uma redução sistemática e significativa do número de derrubes da fasquia. Os resultados sustentam a importância da preservação do ciclo percepção-acção na sintonia entre constrangimentos intrínsecos e extrínsecos. Na acção, as crianças conservaram mais o comportamento anterior; na percepção, foram se revelando com o aumento da idade mais susceptíveis ao constrangimento espacial, o que está de acordo com o conceito de diferenciação perceptiva. A ausência de diferença no valor pi entre idades sustenta o conceito de escala corporal.
- OCW [OpenCourseWare]: saberes, produção de materiais, partilha de conteúdos, aprendizagensPublication . Barbas, Maria Potes; Filipe, Ana; Godinho, Joaquim; Festas, MarinelaOCW [OpenCourseWare]: saberes, produção de materiais, partilha de conteúdos, aprendizagens - levar a cabo iniciativas que respondam à estratégia de futuro apresentada nos documentos EU2020 e pós-i2010; - identificar vantagens, desvantagens e potencialidades pedagógicas da integração do OCW como uma ferramenta “TIC verde” pós-i2010
- Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelhoPublication . Loureiro, Diana; Alves, Jénifa; Hilário, Vanda; Branco, Marco A. C.; Catela, DavidA imitação é um potente instrumento de aprendizagem. Recentemente, foram descobertos neurónios que são activados quando observamos a execução de uma tarefa motora e quando a realizamos. Este suporte neuronal vem reforçar a importância da imitação na aquisição de habilidades motoras. Fomos verificar se jovens de 14-15 anos de idade revelavam melhor prestação numa tarefa de equilíbrio estático quando podiam observar a execução, em oposição a uma situação em que só recebiam instrução verbal. Os jovens equilibraram-se sobre uma bola suíça em 3 condições: (i) após instrução; (ii) após observação da execução por outro, e (iii) e em simultâneo com a observação da execução por outro. Os participantes obtiveram significativamente maior tempo em equilíbrio na condição após observação que nas restantes duas; e, individualmente a maior frequência de melhor tempo foi nesta condição e a frequência de pior tempo na condição em que não tiveram acesso a observação. Os resultados suportam parcialmente a hipótese do envolvimento de neurónios espelho.
- Estudo exploratório sobre frequência cardíaca e tipo de interferência contextual na realização de nós em crianças de 9-10 anos de idadePublication . Amaral, Nuno; Catela, David; Seabra, Ana PaulaA frequência cardíaca (FC) está directamente associada à complexidade de informação a processar. Fomos verificar se a FC em crianças era sensível à organização da estrutura de prática (IC). 34 crianças (9,41±0,5 anos) foram divididas por 4 grupos experimentais: (i) por blocos (PB), (ii) por séries (PS), (iii) contínuo (C), (iv) aleatório (A); para aprendizagem de três nós. No início da fase de aquisição (FA), o grupo A revelou proporção à FC de repouso (FCR) em média superior aos restantes grupos, e entre o início e o final da FA, uma redução da média da FCR em todos os nós. No final da FA, num dos nós, o grupo A revelou diferença em relação à FC de repouso (DFC) significativamente inferior ao grupo PB. Do final da FA para o teste de retenção, o grupo PB reduziu significativamente a DFC num dos nós e o grupo A aumentou-a significativamente em todos os nós. No teste de transferência, o grupo A revelou FCR e DFC significativamente superiores aos restantes grupos. Os resultados sustentam sensibilidade da FC das crianças à IC, com presumível resposta simpática à elevada IC e presumível predomínio parassimpático quando há necessidade de recuperação de informação. A evolução da FCR e da DFC, sustentam a hipótese distinção/elaboração para o efeito da IC.
- Desordens no desenvolvimento da coordenação motora: conceito, instrumentos, factoresPublication . Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; VASCONCELOS, MARIAA Associação Americana de Psiquiatria estabeleceu a designação de Developmental Coordenation Disorder para crianças com ausência de desordem neurológica mas com dificuldades motoras em tarefas diárias e académicas. A DCD está associada a problemas de rendimento escolar, psicológicos e sociais, que não exclusivamente no domínio motor. Há instrumentos de diagnóstico vocacionados para este tipo de problema, com razoável nível de concordância. Contudo, as medidas de corte ainda não são consensuais e existem problemas associados à sua adaptação cultural. Os factores que estão na origem desta dificuldade ainda não estão identificados, mas têm aparecido associadas insuficiências perceptivas espaciais e no processamento de informação. Foram detectadas diferenças de incidência da DCD em função do género e da lateralidade.
- Ectoparasitas em animais de companhia na cidade de LuandaPublication . Crespo, Maria Virgínia; Rosa, Fernanda; Oliveira, C.Os ectoparasitas nos animais domésticos de companhia, com especial destaque para o cão e o gato, representam um grave problema em saúde pública, não só pela espoliação que exercem sobre o hospedeiro, mas também pelas diversas infecções que podem transmitir, especialmente à população humana. Assim, o presente trabalho refere-se aos resultados preliminares de um estudo em curso sobre o conhecimento das espécies de ectoparasitas existentes em animais domésticos que recorrem a profilaxia e tratamento numa clínica de pequenos animais, em Luanda. A pesquisa, colheita manual e conservação de ectoparasitas (Siphonaptera e Ixodida) realizou-se entre 2008 e 2010, e os estudos taxonómicos posteriores basearam-se em Hopkins & Rotchild (1953), Ribeiro (1974) e Walker et al. (2000). Foram observados um total de 38 animais (37 cães e um gato), tendo-se observado um total de 391 ectoparasitas (3 larvas de Diptera, 63 exemplares de Siphonaptera e 325 espécimes de Ixodida). As cargas parasitárias foram de 6,3 exemplares por animal para Siphonaptera e de 10 para Ixodida. Identificaram-se Echidnophaga gallinacea num único cão (2,63%), Ctenocephalides felis strongylus em nove cães e um gato (26,32%) e Rhipicephalus spp. em 33 cães (86,84%). Observaram-se ainda larvas de Diptera associadas a míases cutâneas em 2 animais (5,26%). Exceptuando as espécies do género Rhipicephalus, todas as outras encontram-se já mencionadas para os hospedeiros estudados. A identificação taxonómica do género Rhipicephalus ainda não está concluída devido à existência de grandes semelhanças interespecífica e à grande variabilidade morfológica intraespecifica, cujos resultados irão ser alvo de trabalhos posteriores.
- Padrão de evolução das bandeiras de catástrofe na apreciação e na transposição efectiva de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idadePublication . Gens, Liliana; Catela, David; Ferreira, Marisa; Gens, ÂngelaO estudo da catástrofe, entendida como o processo de transição de um estado estável para outro estado estável, tem sido usado para se compreender o processo de desenvolvimento motor. Fomos verificar se o padrão de catástrofe se alterava entre os 3 e os 7 anos perante alteração da altura de uma barreira horizontal, em duas condições: (i) percepção – a criança referir se passaria por baixo ou por cima; (ii) acção - realizar a transposição. Foi aplicado o procedimento scanning para detecção de bandeiras de catástrofe. Dos 4 aos 7 anos, a bandeira contraste acentuado predominou na condição percepção, tendo sido secundada pela bandeira histerese na condição acção. O intervalo de transição foi superior na condição percepção. A bandeira salto abrupto foi mais frequente na condição acção e a ausência de bimodalidade foi mais frequente na condição percepção. Em qualquer condição e em ambos os sentidos de alteração da altura da fasquia, as crianças de 7 anos mudaram de comportamento numa altura média da fasquia inferior às de 6 anos. Os 3 anos foram os que se revelaram na condição acção mais condicionados pelo ensaio anterior (histerese), e foram o grupo mais heterogéneo na condição percepção. Dos 4 aos 7 anos, as crianças refugiaram-se numa maior margem de segurança na condição percepção. Até aos 7 anos o sistema perceptivo visual isolado é menos afinado aos constrangimentos da tarefa do que o sistema perceptivo-motor
- An approach to decentralizing search, using stigmergic hyperlinksPublication . Marques, Artur; Figueiredo, JoséA stigmergic hyperlink, or “stigh”, is an object that looks and behaves like a regular HTML hyperlink, but runs at the server side. A system of stighs displays interesting emergent behaviors, of some complexity, but a stigh alone is very simple: it has a life attribute, only reinforced when users click it, and methods to provide meta-information about its destination. We reason that stigmergic hyperlinks could support a more decentralized approach to the Web search problem, particularly for addressing the “Deep Web”, which we consider all the WWW that is uncharted by search engines. We discuss vertical and horizontal solutions for the “Deep Web” and present a specialized system that makes searchable the publications hiding at the biggest Portuguese digital magazines site. The index that the system builds, feeds the search related methods of a stigmergic hyperlink linking to that destination. Our contributions are, to make the case for a broader “Deep Web” concept, that goes beyond databases hiding behind HTML forms; describe an approach that could decentralized Web search, based on stigmergic hyperlinks and a supporting business model; and to exemplify one specialized system that enables searching the biggest Portuguese digital magazines website.
- Estudo exploratório sobre reactividade cardíaca e dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico em crianças de 6-7 anos de idadePublication . Catela, David; Branco, Marco A. C.; Jesus, Alexandra; Nogueira, Hervé; Loureiro, Luís; Rodrigues, Maria; Amaral, TiagoA reactividade cardíaca está directamente associada à ansiedade provocada pela dificuldade de uma tarefa. Fomos verificar se a frequência cardíaca (FC) em crianças era sensível à dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico. 35 crianças, de 6-7anos de idade, deslocaram-se de pé sobre bancos suecos em 4 condições: (i) de frente, de olhos abertos; (ii) de frente, de olhos fechados, (iii) de costas, de olhos abertos; (ii) de costas, de olhos fechados; com um cardiofrequencímetro colocado. Durante a instrução e a execução da tarefa, a mudança da FC esteve directamente associada ao grau de dificuldade da mesma, e nas condições sem informação visual o aumento de FC foi superior. A alteração da FC não pode ser exclusivamente justificada pela preparação para e pela execução motora da tarefa, porque a reactividade cardíaca nas condições sem informação visual é significativamente superior. A FC das crianças foi sensível à dificuldade da tarefa. A reactividade cardíaca observada sustenta o conceito cardíaco-somático e a hipótese de estarmos na presença de active coping.
- Nursing Transitions in Portugal. Second half of 20TH centuryPublication . Amendoeira, JoséAim of the Study: to contextualize nursing transitions in the second half of the 20th century, in the dimensions: context, curricula and actors. Purpose: As far as nursing education is concerned, in the Portuguese case for many years we can not talk about the existence of a discipline of nursing. The construction of the discipline seems to have happened between the process of the nurses’ professionalization and the social construction of the curriculum, essentially since the 50’s of the 20th century. Methodology: The historic method allowed formulating connections between ideas, events, institutions and people in the past enlightening the socio-historic discourse throughout this period. The stories of life assumed a particular effect, connecting them to the formation of trajectories to understand the mechanisms and processes used by participants in managing the situations they were in, with the resource of the ethno-biographic interview. The Unique Case Study, with qualitative characteristics, allowed us to know individual, organizational, social and political phenomena. Findings: We have analized the data under three dimensions - Contexts, Curricula and Actors – along the decades from year 50’ to the beginning of XXI Century. About Contexts , until 1965 the School for Nurses was within the hospital, and without autonomy. After the national evaluation of the state of the schools of nursing about their pedagogic conditions to teach, recommended by WHO in 1963, the Schools started , in 1965, a process of autonomy with the creation of the first Nursing School, independent of hospitals – School of Education and Management in Nursing. One of the most important fact occurred in 1988 with the Integration of Nursing in Higher Education, and the conversion of the schools in Higher Nursing Schools, in 1989. From Curricula, a dimension we can emphasize is that in 1947 were established two levels of nursing education. The Introduction of the contents “medical nursing techniques” and “chirurgic nursing techniques” in 1952, can be considered as the emergence of nursing as a discipline, because of the official participation of nurses in the education of pairs, and the beginning of conceptualization of nursing care. Because of this in 1964, occurred a Curricula reformation. The Discipline of Nursing (with biomedical orientation) structuring the education, among biomedical disciplines and inclusion of social and human sciences. In the year of 1967 we assist the beginning of the education on Investigation. After The Carnation revolution, many things have changed and we have assisted one of the most important transitions, the unification of pre-graduate education (1975). The integration in higher education with bachelor degree (1988) and with Degree in 1999, are also considered two important transitions. Considering the Actors in this transitional analysis, in 1947 the State has begun to control of the legal exercise of nursing and with the conditions promoted by the transitions in contexts and curricula, after 1965 we assisted a very important evolution and social recognition, with responsibility of education and the Direction of the Schools by nurses and the promotion of similar access conditions as required for other courses in higher education. Since 1975 we have in Portugal a unique Professional – Nurse, a transition that contributed to the Regulation of the Professional Exercise of Nursing, in 1996. In 1998, the Portuguese State as regulated the possibility to the Establishment of the Nurses Order. Conclusions: Contexts - Nursing Higher Schools are autonomous organizations, in different scenarios of the higher education network: Not integrated Schools; Schools integrated in Polytechnics Institutes and schools integrated in Universities, but all of them in the polytechnic subsystem. Curricula - From the unique curriculum to curricular diversity, the conception and curricular development occurs from Nursing, discipline and profession, along the three cycles of Bologna studies . Actors - The qualifications for the skills that enhance to deal with the complexity in health suggest the debate on nursing education about professionalism and multidisciplinarity. The professionalization process is going on, but we still assist to a lack of social and professional identity.