Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
catela_imitation-balance_child_10.pdf239.85 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A imitação é um potente instrumento de aprendizagem. Recentemente, foram descobertos neurónios que são activados quando observamos a execução de uma tarefa motora e quando a realizamos. Este suporte neuronal vem reforçar a importância da imitação na aquisição de habilidades motoras. Fomos verificar se jovens de 14-15 anos de idade revelavam melhor prestação numa tarefa de equilíbrio estático quando podiam observar a execução, em oposição a uma situação em que só recebiam instrução verbal. Os jovens equilibraram-se sobre uma bola suíça em 3 condições: (i) após instrução; (ii) após observação da execução por outro, e (iii) e em simultâneo com a observação da execução por outro. Os participantes obtiveram significativamente maior tempo em equilíbrio na condição após observação que nas restantes duas; e, individualmente a maior frequência de melhor tempo foi nesta condição e a frequência de pior tempo na condição em que não tiveram acesso a observação. Os resultados suportam parcialmente a hipótese do envolvimento de neurónios espelho.

Description

Keywords

Imitação equilíbrio estático neurónios espelho jovens

Citation

Loureiro, D., Alves, J., Hilário, V., Branco, M., & Catela, D. (2010). Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelho. In O. Vasconcelos, M. Botelho, R. Corredeira, J. Barreiros, & P. Rodrigues (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III (pp. 115-119). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Desporto, Universidade do Porto

CC License