Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
239.85 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A imitação é um potente instrumento de aprendizagem. Recentemente, foram
descobertos neurónios que são activados quando observamos a execução de
uma tarefa motora e quando a realizamos. Este suporte neuronal vem reforçar
a importância da imitação na aquisição de habilidades motoras. Fomos verificar
se jovens de 14-15 anos de idade revelavam melhor prestação numa tarefa de
equilíbrio estático quando podiam observar a execução, em oposição a uma
situação em que só recebiam instrução verbal. Os jovens equilibraram-se sobre
uma bola suíça em 3 condições: (i) após instrução; (ii) após observação da
execução por outro, e (iii) e em simultâneo com a observação da execução por
outro. Os participantes obtiveram significativamente maior tempo em equilíbrio
na condição após observação que nas restantes duas; e, individualmente a maior
frequência de melhor tempo foi nesta condição e a frequência de pior tempo
na condição em que não tiveram acesso a observação. Os resultados suportam
parcialmente a hipótese do envolvimento de neurónios espelho.
Description
Keywords
Imitação equilíbrio estático neurónios espelho jovens
Citation
Loureiro, D., Alves, J., Hilário, V., Branco, M., & Catela, D. (2010). Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelho. In O. Vasconcelos, M. Botelho, R. Corredeira, J. Barreiros, & P. Rodrigues (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III (pp. 115-119). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.
Publisher
Faculdade de Desporto, Universidade do Porto