Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LIVRO Natação T.S PDF.pdf2.17 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.

Description

Keywords

Natação desportiva educação física modelos biomecânico ensino

Citation

Louro ,H.; Garrido, N.; Ferraz, C.; Marinho D.; Conceição, A.; Tolentino, J.; Barbosa ,T. & Silva ,A. (2009). As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. Montes Claros, Editora Unimontes

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Editora Unimontes

CC License