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Advisor(s)
Abstract(s)
O ciclo percepção-acção é essencial para a regulação afinada da acção motora.
Num estudo transversal, colocámos 90 crianças entre os 3 e os 7 anos de idade,
perante alteração progressiva de uma fasquia horizontal, em duas condições:
i) percepção – a criança dizia se passaria por baixo ou por cima da fasquia;
ii) acção – a criança transpunha-a. Para obviar as diferenças antropométricas,
determinou-se o valor pi da proporção altura da fasquia/distância gancho solo, onde ocorreu mudança de comportamento. Dos 3 para os 7 anos ocorreu:
(i) uma inversão dos valores pi médios entre condições, que aos 3 anos são
inferiores na condição acção (ns), e aos 6 e 7 anos são significativamente
inferiores na condição percepção; (ii) na condição percepção, um aumento
constante da consistência da resposta entre crianças da mesma idade; e (iii)
uma redução sistemática e significativa do número de derrubes da fasquia. Os
resultados sustentam a importância da preservação do ciclo percepção-acção
na sintonia entre constrangimentos intrínsecos e extrínsecos. Na acção, as
crianças conservaram mais o comportamento anterior; na percepção, foram se revelando com o aumento da idade mais susceptíveis ao constrangimento
espacial, o que está de acordo com o conceito de diferenciação perceptiva. A
ausência de diferença no valor pi entre idades sustenta o conceito de escala
corporal.
Description
Keywords
ciclo percepção-acção diferenciação perceptiva valor pi crianças constrangimentos
Citation
Gens, Â., Catela, D., Gens, L., & Marquês, T. (2010). Percepção e acção na transposição de uma fasquia horizontal: estudo transversal em crianças dos 3 aos 7 anos de idade. In O. Vasconcelos, M. Botelho, R. Corredeira, J. Barreiros, & P. Rodrigues (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III (pp. 75-84). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.
Publisher
Faculdade de Desporto, Universidade do Porto