Livros e capítulos de livros - ESDRM
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- 100 Jogos para uma Escola Ativa – Brincar a Jogar para Exercitar!Publication . Simões, Vera; Ramos, Liliana
- Abandono na natação: caracterização, motivos e orientações para a prevençãoPublication . Monteiro, Diogo; MOUTÃO, JOÃO; Marinho, Daniel; Cid, Luis
- Adaptações fisiológicas ao esforço na gravidez e pós-partoPublication . Brito, João; Oliveira, RafaelA gravidez (gestação) é vista como um fenómeno fisiológico, embora tivesse existido um processo histórico baseado nos sinais e sintomas da gestação que pudesse indicar alguma doença. Apesar disso considera-se a condição fisiológica normal do período gestacional (Ferreira & Nakano, 2001). As adaptações sofridas pela gestante destinam-se a fornecer necessidades de homeostasia e crescimento fetal, sem um comprometimento do bem-estar materno. Sendo assim, todas as transformações que ocorrem na grávida são fisiológicas e não patológicas, produzindo na gestante a capacidade de nutrição e proteção aumentadas para o bebé, aumentando a eficácia das funções corporais (Barron & Lindheimer 1996; Hacker & Moore, 1994). Durante a gestação, o corpo da grávida passa por uma série de adaptações que envolvem vários aparelhos e sistemas, tais como, respiratório, cardíaco, hormonal, ósseo e muscular. Essas alterações são de nível fisiológico e também mecânico. Desse modo, torna-se importante compreender essas alterações para que os profissionais de saúde e do desporto possam intervir proporcionando uma melhoria, bem-estar e qualidade de vida às gestantes (Almeida et al. 2005).
- Affording heading in preschool and club childrenPublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Pereira, M.; Teixeira, G.; Figueiredo, M.; Coelho, R.; Serrão-Arrais, Ana; Brígida, NancyHeading is an identitary skill of European football, that requires a balance between physical safety and acquisition, achievable through balloons with minimal impact and slow approach. This study aimed to investigate whether preschool children (P) (N=44, M=3.91±0.87 years, ♀=24) can perform self-heading using this educational solution and whether they demonstrate a performance similar to boys in football schools (F) (N=14, M=4,57±,65 years). They were asked to perform as many consecutive self-headings as possible with a balloon, in 3 trials, without attempt restrictions. The balloon afforded to head in 3-years-old, without gender differences, reinforcing the importance of equal gender opportunities for practice. A transition is observed from 3 to 4 years, with an increase in frequency and a reduction in the time between headings. At 4 and 5 years old, the F performs better than the P. In both groups, individualized motor competence occurred. The balloon should be used to explore heading in children aged 3, with advantages in P, compared to the limited recruitment capacity found in group F. The age of 3 years may be characterized as the beginning of the sensitive period for the acquisition of heading.
- Análise da eficácia de um programa de exercício centrado no controlo postural e equilíbrio sobre a funcionalidade, aplicado a uma população idosaPublication . Gonçalves, Andreia; Ramalho, Fátima; Santos-Rocha, RitaDe acordo com estimativas das Nações Unidas, o número de pessoas idosas vai duplicar, passando dos 600 milhões atuais para 1,2 biliões em 2025 e, novamente para 2 biliões em 2050. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a grande maioria dos idosos vive nas suas casas e comunidades, mas em condições que não serão as melhores para as suas necessidades e capacidades (World Health Organization [WHO], 2010). Estima-se que por volta de 2015, o número de pessoas com mais de 65 anos chegará a superar o número de crianças com idade inferior a cinco anos. A confirmar-se esta ocorrência será a primeira vez, desde o início da história, que as pessoas mais velhas estarão em maior número face ao número de crianças (Aboderin et al., 2012).
- Análise da motricidade fina através do teste de batidas do dedo com crianças dos 6 aos 9 anos de idadePublication . Rafael, D.; Catela, David; Olhos, B.; Oliveira, J.; Gonçalves, M.; Brígida, Nancy; Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.A motricidade fina pode ser caracterizada como uma componente fundamental para a execução de diversas atividades importantes para a autonomia da criança, no seu dia-a-dia. O teste de batidas do dedo é usualmente utilizado para avaliar a motricidade fina ou destreza manual. Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e maturação da motricidade fina em crianças entre os 6 e os 9 anos. Foi aplicando o teste de batidas do dedo a 60 crianças (M=8,141±1,064), 6 tentativas durante 10 segundos. Os dados foram recolhidos através de um sensor inercial (MEMS) e posteriormente tratados em SPSS. Verificou-se que as crianças de 6 anos parecem já demonstrar uma capacidade de diferenciação entre mão preferida e não-preferida, e que existiu um aumento gradual no número de batidas de ano para ano, podendo significar uma mudança significativa no processo de desenvolvimento e maturação da motricidade fina. A aplicação do FTT em crianças poderá ser útil para avaliar o desenvolvimento e maturação da motricidade fina bem como a preferência manual das crianças.
- Análise de recorrência da postura de sentado em bebé hipotónico de 9 meses de idade sob constrangimento funcional de alcançar e agarrar brinquedosPublication . Ramos, Cécile Verdadeiro; Catela, DavidO controlo postural é uma função motora fundamental, envolvida em quase todas as outras tarefas motoras (Hirschfeld & Forssberg, 1994). O controlo postural é tido como inato, geneticamente determinado, que se revela com a maturação do sistema nervoso. No entanto, o processo de aquisição de habilidades motoras é o de coordenar os muitos graus de liberdade do corpo, como resultado da interação do organismo com o meio ambiente (Harbourne & Stergiou, 2003). Os constrangimentos do meio ambiente, só por si, podem conter a informação necessária para que o organismo ajuste o seu comportamento (Brett, Riley, & Turvey, 2008). O objeto com que se interage contem a informação necessária e suficiente para determinar (mas não prescrever) comportamentos, por exemplo, se um brinquedo está ao seu alcance e é agarrável, a criança organiza a sua postura para o alcançar e agarrar com estabilidade. Mas é ela (a criança) que organiza a sua postura, embora em função do objeto. Este estudo tem como objetivo verificar se constrangimento da tarefa (alcançar para agarrar brinquedo) propicia alteração melhorada da estabilidade da postura de sentado num bebé hipotónico.
- Análise de recorrência na coordenação intersegmentar durante auto passe de voleibol em crianças sob constrangimento da tarefaPublication . Santos, Cátia Canas; Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.; Catela, DavidO desenvolvimento da coordenação motora resulta da interação entre constrangimentos intrínsecos e extrínsecos (Newell, 1986). Tendo em conta que o tipo de bola, considerado um constrangimento da tarefa (Gagen & Getchell, 2004), pode determinar a prestação motora, temos a intenção de verificar se alterar as propriedades do objeto (bola tradicional e balão) poderia proporcionar a coordenação entre as articulações do cotovelo e joelho no auto passe de voleibol. A análise de recorrência (RQA) é uma técnica não linear, considerada como um instrumento poderoso e discriminatório, que proporciona objectividade em relação ao grau de determinismo, caracterização das mudanças do estado do sistema, e o grau de complexidade e/ou aleatoriedade do sistema (Zbilut, Thomasson, & Webber, 2002). Esse tipo de técnica permite-nos estudar sistemas dinâmicos e entender o seu comportamento (Webber & Zbilut, 2005). A cross recurrence analysis, uma extensão bivariada da análise de recorrências, que foi introduzido para analisar dois sistemas diferentes, comparando os seus estados, para verificar se os dois padrões de movimento funcionam de forma articulada entre si (Marwan, Romano, Thiel, & Kurths, 2007); no caso do nosso estudo permite-nos analisar se o joelho e cotovelo se moverão sincronizados. A ideia básica da análise de recorrência é verificar no espaço reconstruído, num raio r, centrada num ponto x, qual o número de pontos que recorrem, no nosso caso, o número de vezes que cada amplitude articular volta a passar por determinado valor, ou um valor aproximado. Se esta distância é menor ou igual a r, os pontos são considerados recorrentes (Riley, Balasubramaniam, & Turvey, 1999). Estas técnicas não lineares e multidimensionais reconstroem pontos de recorrência ou dados de vizinhança de pontos. A proximidade dos pontos no espaço pode ser visualizada graficamente, num gráfico de recorrência, e o padrão dessa recorrência pode ser quantificado em determinados parâmetros. A recorrência (%REC) é considerada como a tendência para o sistema voltar ao mesmo ponto, por sua vez a tendência para o sistema se comportar sempre do mesmo modo, indica o determinismo (%DET). Considera-se a linha média (meanline) como a estimativa da força da sistematicidade dos comportamentos, ou seja a média das linhas que representam a atração do sistema para aquele comportamento, e a linha máxima (maxline) permite medir a linha mais comprida (Webber & Zbilut, 2005). A entropia (entropy) estabelece a complexidade do sistema, uma vez que não é calculada em relação à totalidade das recorrências mas sim no que diz respeito às linhas diagonais que refletem a estrutura (Riley et al., 1999), e a entropia relativa (relative entropy) determina a constância do sistema, mais baixa mais regular é o sistema no seu comportamento.
- Analytical and Ecological Approaches to Aerobic and Anaerobic Conditioning in FootballPublication . Morgans, Ryland; Oliveira, Rafael; Oliveira, Rafael; Silva, Rui; Beato, Marco; Bishop, Chris; Turner, AnthonyResearch in professional football has shown that the physical demands of competitive match-play have substantially increased over the last few decades (Carling et al., 2016) as well as the training demands (Oliveira et al., 2022). As such, the role of support staff has developed to provide theoretical, scientific, and practical support to the manager in a variety of areas. These include performance analysis, strength and conditioning, and the integration of technical and tactical elements. The role of fitness and conditioning staff is to have knowledge of scientific literature and analyze performance data to condition and recover players appropriately to deal with the ever-evolving demands of elite football competition.
- Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equílibrio, composição corporal e competência motoraPublication . Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.; Catela, David; Cordovil, RitaA bicicleta de equilíbrio (BE) é utilizada na aprendizagem de andar de bicicleta, priorizando o equilíbrio desde o início da aprendizagem. Objetivos: i) observar e categorizar o comportamento de crianças na BE; ii) verificar associação entre tempo da tarefa e comportamentos realizados, com competência motora (CM) e composição corporal (CC). Métodos: amostra de 35 crianças, 3-5 anos (4,72±,77), 10 ensaios de 10 metros cada, com a BE. Medição do percentil de CM com a bateria MCA. Análise qualitativa de vídeo dos 1º e 10º ensaios. Resultados: identificados 7 padrões de comportamento distintos na BE: andar, correr, andar a pé cochinho, saltar, trotar, planar e outros. Ocorreu uma diminuição significativa do tempo total do 1º para o 10º ensaios (p=.032); sem aumento do número de padrões. Nos 1º e 10º ensaios, há associação negativa da idade com tempo de execução e positiva com número de padrões. A CM revelou uma associação negativa com tempo de execução e positiva com número de padrões. Não houve associações com a CC. Discussão: as crianças detetaram e exploraram affordances diversas com a BE. Idade e CM influenciaram o comportamento motor das crianças com a BE, quanto maior a idade e melhor a CM, maior a velocidade e número de padrões experienciados.