Browsing by Author "Branco, Neusa"
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- Abelhas STEM: trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências para a exploração da forma do favoPublication . Cavadas, Bento; Branco, NeusaEm 2021, no número 159 da Revista Educação e Matemática, publicámos um artigo intitulado Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo (Cavadas et al., 2021). Nesse artigo foi apresentado o relato de uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo a Matemática e as Ciências Naturais, que consistiu na exploração das características dos alvéolos de um favo (figura 1), baseada numa análise a duas dimensões, de modo a serem identificadas as vantagens da forma hexagonal que se observa nos alvéolos. Essa proposta de trabalho foi concretizada com alunos do 2.º ciclo. O presente artigo centra-se na segunda parte da proposta de trabalho Abelhas STEM, dando assim continuidade ao anterior. É agora apresentada a exploração da forma tridimensional dos alvéolos, para se melhor compreender a estrutura do favo.
- BAD Plastics | Relato de uma atividade IBL sobre a problemática dos plásticosPublication . Nunes, Joana; D´Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, NeusaA manutenção do equilíbrio dos oceanos é um desafio comum a várias nações do mundo, encarando-se como uma prioridade de ação por estes constituírem uma chave para o futuro (Parlamento Europeu, 2018). As escolas podem contribuir para esse desafio devido ao seu papel no desenvolvimento de competências dos alunos, levando-os a serem capazes de tomar decisões conhecedoras e prudentes em relação aos oceanos e aos seus recursos (Sea Change, 2015). No âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018), com o objetivo de contribuir para a formação das futuras professores sobre as causas, consequências e medidas de remediação da poluição por plástico e microplástico no meio ambiente.
- BAD Plastics | Representação da poluição por plásticos através de infográficosPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Ferreira, Rita; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, BentoAs estudantes em formação inicial de professores devem vivenciar práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos (Koirala & Bowman, 2003). Por essa razão, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018). Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas futuras professoras, os resultados do seu trabalho e alguns contributos para a sua formação.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Cavadas, Bento; Colaço, Susana; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, Bento; Cavadas, Bento; Branco, Neusa; BrancoA biodiversidade é um conceito-chave em biologia, que engloba a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project-Teaching Sustainability, os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado: “One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”, que visa o desenvolvimento de competências de sustentabilidade expressas no GreenComp Framework. Este póster apresenta os resultados de uma tarefa exploratória realizada com seis alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a quem foi solicitado para criarem individualmente um ecossistema com blocos de construção, identificar possíveis danos no ecossistema, as suas causas, e propor ações para o proteger ou recuperar. Esta tarefa visou trabalhar os domínios “incorporar valores de sustentabilidade” e “prever futuros sustentáveis”. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos desenvolverem valores de sustentabilidade, promoverem a natureza e a criatividade e o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”. Neste poster são apresentados os resultados de uma tarefa exploratória para alunos do 1 º Ciclo do Ensino Básico 1 º CEB) focada na biodiversidade e ecossistemas. Os seis alunos que participaram foram convidados a: ● Representar um ecossistema com blocos de construção e a descrevê-lo; ● Identificar possíveis danos no equilíbrio do ecossistema e as suas causas; ● Propor ações para proteger e recuperar o ecossistema. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos mobilizarem a sua criatividade, desenvolverem valores de sustentabilidade, bem como o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- Contributos sobre o pensamento computacional na formação inicial de professores: Uma experiência com o Scratch para o 1.º CicloPublication . Branco, Neusa; Barros, Paula MariaO pensamento computacional é assumido como uma competência do século XXI, ganhando reflexo nas revisões curriculares dos últimos anos em diversos países. Em Portugal, o pensamento computacional surge como uma das capacidades matemáticas transversais nas Aprendizagens Essenciais de Matemática de 2021. Este artigo apresenta um estudo de natureza exploratória que visa conhecer o contributo do trabalho de futuras professoras dos primeiros anos com o Scratch para a sua prática futura no 1.º ciclo do ensino básico, num contexto de formação que integra a aprendizagem da Geometria e Medida e o desenvolvimento do pensamento computacional. Participam no estudo quatro futuras professoras que frequentam mestrados que habilitam para a docência no 1.º ciclo do ensino básico. Os resultados evidenciam o reconhecimento das futuras professoras de oportunidades de integração do conhecimento matemático e de práticas do pensamento computacional com a realização e discussão da tarefa “A horta da turma”, de desafios na gestão da aula e de dificuldades dos alunos, que conseguem antecipar. A realização dessa tarefa com recurso ao Scratch permite identificar a articulação entre práticas do pensamento computacional e a aprendizagem de tópicos matemáticos específicos, como sendo o perímetro e a área de retângulos.
- CreativeLab_Sci&Math: BAD Plastics | Poluição por plásticos de uso únicoPublication . Antunes, Ana; Leonardo, Ana; Santos, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Branco, NeusaNeste trabalho apresenta-se um relato de prática concretizado entre as UC de Didática das Ciências Físicas e Naturais I e de Didática da Matemática I, do curso de Mestrado em Ensino do 1 º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2 º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Essas UC procuram envolver os futuros professores em práticas interdisciplinares durante a sua formação. Um exemplo dessas práticas é a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math BAD Plastics que, no ano letivo 2023/24, explorou a poluição por plásticos de uso único, através da abordagem STEAM. As participantes foram cinco futuras professoras. O trabalho, enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos, também procurou promover o desenvolvimento de competências de sustentabilidade nos futuros professores, em conformidade com as orientações da GreenComp.
- Criação e aplicação de materiais pedagógicos inclusivos, no ensino básico, para alunos com cegueira ou com baixa visãoPublication . Rézio, Sofia; Cavadas, Bento; Nogueira, João; Branco, NeusaA escola, deve facilitar a todos os alunos, uma participação plena e efetiva. A inclusão foi reforçada pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, cujo preâmbulo refere que se devem adequar os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizan do-se os meios para que todos aprendam e participem de forma plena na comunidade educativa. Entre as medidas de apoio aos alunos, destacam-se no artigo 2.º, as relacio nadas com adaptações curriculares, que podem implicar a necessidade de adaptação de materiais e recursos educativos. É neste sentido que o projeto See_MathSci visa dar um contributo, através da criação de materiais pedagógicos, promotores de aprendizagens em matemática e ciências, para alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com ce gueira ou com baixa visão. Esta comunicação foca o desenvolvimento do projeto See_Ma thSci, apresentando a sua caracterização e materiais já concebidos.
- Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professorPublication . Brunheira, Lina; Santos, Elvira; Guerreiro, Helena Gil; Branco, Neusa; Correia, PauloAs Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de ensino exploratório é incontornável perante o compromisso da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito depende da conjugação de fatores como a autonomia dos alunos, a experiência prévia do professor e o mérito da tarefa proposta ou dos recursos disponíveis, por exemplo. A definição de uma tarefa e a gestão da sua implementação requerem um trabalho exigente, continuado e sujeito a adaptações, ajustes e melhorias decorrentes da experiência. Não menos relevante é a avaliação das aprendizagens, com ênfase na sua função reguladora, como forma de orientar o trabalho do professor e alunos na contínua melhoria das aprendizagens. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a conceção e implementação de tarefas na sala de aula, do ponto de vista do professor, partindo de experiências desenvolvidas com turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos que anteciparam a operacionalização das AE.
- Exploração de ideias matemáticas usando elementos naturais na educação pré-escolarPublication . Gomes, Patrícia; Luís, Helena; Branco, Neusa; Luís, HelenaO artigo apresenta um estudo realizado na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar cujo objetivo é identificar os contributos da utilização de elementos naturais presentes em ambiente exterior para a aprendizagem da matemática na educação pré-escolar. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, tendo por base a implementação de uma proposta pedagógica com um grupo de crianças de pré-escolar. No presente artigo são apresentadas duas situações matemáticas que envolveram o uso de elementos naturais pelas crianças. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo do processo de resolução das situações e registos fotográficos dos trabalhos das crianças. Os resultados evidenciam a utilização de elementos naturais como materiais manipuláveis não estruturados que fizeram emergir a contagem, a cardinalidade de conjuntos, a seriação, a exploração de grandezas como o comprimento e de figuras geométricas mais familiares para as crianças, bem como a resolução de problemas. Potenciaram também a exploração do meio envolvente, em particular, dos seus elementos naturais, verificando-se ser um contexto com contributos relevantes para a aprendizagem da matemática.