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Abstract(s)
As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino
Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de
ensino exploratório é incontornável perante o compromisso
da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas
várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A
implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito
depende da conjugação de fatores como a autonomia dos alunos,
a experiência prévia do professor e o mérito da tarefa proposta
ou dos recursos disponíveis, por exemplo. A definição de uma
tarefa e a gestão da sua implementação requerem um trabalho
exigente, continuado e sujeito a adaptações, ajustes e melhorias
decorrentes da experiência. Não menos relevante é a avaliação
das aprendizagens, com ênfase na sua função reguladora, como
forma de orientar o trabalho do professor e alunos na contínua
melhoria das aprendizagens.
Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a conceção e
implementação de tarefas na sala de aula, do ponto de vista do
professor, partindo de experiências desenvolvidas com turmas do
1.º, 2.º e 3.º ciclos que anteciparam a operacionalização das AE.
Description
Keywords
aprendizagens essenciais formação de professores matemática ensino básico
Citation
Brunheira, L., Santos, E., Guerreiro, H. G., Branco, N., & Correia, P. (2024). Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professor, Educação e Matemática, 174, 22-28. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/3003
Publisher
Associação dos Professores de Matemática
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