Artigos em revistas nacionais_ESES
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Browsing Artigos em revistas nacionais_ESES by Author "Barbas, Maria Potes"
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- Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19Publication . Barbas, Maria Potes; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Lopes, NádiaO presente artigo tem como objetivo analisar a unidade curricular “Educação a distância” e perceber quais foram as adaptações necessárias face à pandemia COVID-19. Esta unidade curricular é lecionada ao segundo ano da licenciatura em “Produção Multimédia em Educação”, na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. Para melhor perceber esta invulgar realidade, em primeiro lugar iremos introduzir o impacto desta pandemia e suas alterações no ensino-aprendizagem a nível internacional e nacional, passando pelo tema da avaliação não presencial, uma temática tão preocupante e debatida. A nível internacional damos o exemplo do grupo de Trabalho da Crue Universidades Espanholas através do “Relatório sobre Procedimentos de Avaliação não Presencial. Estudo do Impacto da sua implementação nas Universidades Espanholas e Recomendações”, a nível nacional através do Despacho Nº86/R/2020 da Universidade Aberta, dedicada ao ensino em eLearning, e a nível local o exemplo adotado pela Escola Superior de Educação do IPSantarém.
- b-learning como espaço integrador de mudanças dos formatos: do papel ao ecrãPublication . Barbas, Maria Potes
- Conceptualização de um protótipo de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente webPublication . Branco, Paulo; Barbas, Maria PotesA televisão e outras plataformas com suporte de vídeo têm sido utilizadas com êxito em contextos educativos desde meados do século passado. Por um lado, o avanço tecnológico, em particular a portabilidade e convergência dos média num só dispositivo tem alterado a forma como consumimos a informação e os conteúdos. Por outro, os estudantes têm vindo a mostrar alguma resistência na utilização dos recursos atuais (e.g. plataformas de learning management system, tutoriais online, ficheiros PDF). Neste sentido importa estudar estes comportamentos e desenvolver produtos tecnológicos que possam ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, nomeadamente dos estudantes (e professores). Este estudo procura apresentar as principais alterações comportamentais por parte dos utilizadores destes dispositivos, apresentando posteriormente a conceptualização e prototipagem de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web que possa dar resposta a essas alterações. Concluiremos procurando demonstrar de que modo esta plataforma poderá ser útil num contexto de ensino aprendizagem.
- Estudo sobre os perigos da internet: o fenómeno do catfishing em contexto de produção multimédia em educaçãoPublication . Barbas, Maria Potes; José, MárioO Catfishing é um novo fenómeno resultante do forte crescimento da utilização da internet e da consequente massificação das redes sociais. Destaforma, cinco estudantes da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação realizaram dois questionários, um sobre o Catfishing e outro sobre os perigos da Internet, no âmbito da Unidade Curricular de Análise do Discurso dos Media. O estudo foi ao encontro dos objetivos da Unidade Curricular como a compreensão do impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade; conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção e receção; recolher, selecionar e interpretar a informação relevante; produzir um discurso analítico sobre os medias e refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática. Concluiu-se que foi possível compreender a literacia digital na utilização da Internet e das redes socias, no que se refere ao fenómeno do Catfishing, cada vez mais crescente na sociedade.
- Uma experiência em ensino superior: a unidade curricular de Relações Laborais antes e durante a pandemia COVID-19Publication . Barbas, Maria Potes; Matos, PedroO atual paradigma educativo veio alterar-se. A forma como o ensino é facultado aos estudantes teve a sua mudança e adaptação. Devido ao fenómeno pandémico, COVID-19, as instituições de ensino tiveram de tomar as devidas estratégias e medidas. Estas, que fossem capazes de garantir a segurança dos seus estudantes, assim como, de assegurar a continuidade de um ensino baseado na qualidade e excelência. Deste modo, foram aplicadas estratégias de ensino a distância e aprendizagem online, garantindo um acesso equitativo, acessível e intuitivo a todos os estudantes, de modo a que pudessem continuar os seus estudos e respetiva participação nas diferentes unidades curriculares. Assim, este artigo foca um estudo de natureza qualitativa, observacional e permeável a vários agentes (estudantes, professores, tutores, pais, etc.), sobre a participação de estudantes com dificuldades intelectuais, do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho, na unidade curricular de Relações Laborais.
- Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superiorPublication . Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Luís, Helena; Lopes, Nádia; José, MárioEntender o termo “inclusão” é um desafio da atualidade. A sociedade contemporânea assume uma diversidade de definições de forma a clarificar os vários aspetos que constituem este domínio. Isto, na tentativa de corresponder à globalidade que o conceito de inclusão acarreta. No entanto, aplicar “inclusão” num contexto real e de forma efetiva, especificamente, inclusão social e digital para estudantes com dificuldades intelectuais, é um verdadeiro desafio pois, além de obrigar a uma mudança de paradigma no contexto em que a experiência se insere, acresce um sentido de responsabilidade e de adaptabilidade nas instituições e nos recursos humanos que nelas desempenham a sua profissão. Neste caso, trata-se da criação de um modelo único em Portugal de formação no ensino superior, para capacitar estudantes com dificuldades intelectuais que queiram prosseguir os seus estudos, melhorar as suas competências sociais, profissionais e digitais e, acima de tudo, potenciar em si um conjunto de competências, atitudes e comportamentos essenciais para a sua inclusão social e laboral no mercado de trabalho. Mais se acrescenta que este modelo só é possível com a junção da educação formal e académica à componente não-formal e da educação informal de cada estudante. Queremos com isto dizer que é preciso garantir que este modelo de formação seja totalmente adaptado às necessidades sociais, pedagógicas e emocionais de cada estudante, sendo fundamental situar e compreender a importância de dois agentes envolvidos neste processo: (i) as famílias, que são o ponto de partida para a motivação deste público-alvo e (ii) os voluntários, que são desde stakeholders, técnicos a formadores e outros estudantes.
- Projeto VISUALYZART - testagem da plataforma yvision, visões e perceções dos participantesPublication . Barbas, Maria Potes; Loureiro, Ana; Messias, InêsNuma sociedade em que a educação está a tornar-se mais imersiva e a fomentar experiências de aprendizagem onde o estudante tem um papel mais ativo, a Realidade Aumentada (RA) e as Interfaces Naturais (IN) são vistas como metodologias promissoras em contexto de sala de aula. Contudo, estas tecnologias são dispendiosas e algo complexas do ponto de vista técnico. Neste artigo apresentamos o projeto VisualYzArt e a plataforma YVision. O projeto VisualYzArt pretende estudar e validar a aplicação da plataforma YVision em diversos domínios, tais como as artes digitais, o design, a educação, a cultura e o lazer. Esta plataforma tem como objetivo trazer a RA e as IN para o público em geral, possibilitando especificar, desenhar e programar estes sistemas de uma forma gráfica. Apresentamos ainda o papel do Instituto Politécnico de Santarém, que se enquadra no domínio da educação. Analisam-se dados recolhidos sobre a utilização da plataforma YVision, tendo em conta a perceção e as reflecções de participantes, recolhidas através de questionário, após testagem dos componentes disponíveis na plataforma.
- The usage of a social media network to create a “COMMUNITY OF PRACTICE”.The potentialities of using Reddit as a digital tool for a project about European young learners with down syndromePublication . Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Raminhos, Ricardo; Casimiro, ElsaThe present work consists in demonstrating the usage of a social media network as a digital solution for the development of a community of practice. Basedon this idea it is important to understand the concepts of “social media network” and “community of practice” and how can these two be merged into a result. This community of practice was based in a set of activities that were under a European Project. This project aimedat providing e-skills for European young citizens with down syndrome promotingcultural and touristic activities.The social media network in use was Reddit since it was the best online digital solution to create, operate and establish a community of practice for a broad target audience. Thus, it will be presented,through an analytic description, the different elements that composed this community of practice