Artigos em revistas nacionais_ESES
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- À descoberta com frascos e garrafasPublication . Reis, Pedro
- À descoberta da meteorologiaPublication . Reis, Pedro
- À descoberta de minhocas e caracóisPublication . Reis, Pedro
- À descoberta do marPublication . Reis, Pedro
- Actividades de discussão na sala de aulaPublication . Reis, Pedro
- Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19Publication . Barbas, Maria Potes; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Lopes, NádiaO presente artigo tem como objetivo analisar a unidade curricular “Educação a distância” e perceber quais foram as adaptações necessárias face à pandemia COVID-19. Esta unidade curricular é lecionada ao segundo ano da licenciatura em “Produção Multimédia em Educação”, na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. Para melhor perceber esta invulgar realidade, em primeiro lugar iremos introduzir o impacto desta pandemia e suas alterações no ensino-aprendizagem a nível internacional e nacional, passando pelo tema da avaliação não presencial, uma temática tão preocupante e debatida. A nível internacional damos o exemplo do grupo de Trabalho da Crue Universidades Espanholas através do “Relatório sobre Procedimentos de Avaliação não Presencial. Estudo do Impacto da sua implementação nas Universidades Espanholas e Recomendações”, a nível nacional através do Despacho Nº86/R/2020 da Universidade Aberta, dedicada ao ensino em eLearning, e a nível local o exemplo adotado pela Escola Superior de Educação do IPSantarém.
- A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação.Publication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, JoãoEsta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, lecionada pela primeira autora. Foram selecionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e refletem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspetos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. - Abstract: This research project analyzes the development of algebraic thinking of future teachers and educators and their learning about the teaching and learning of algebra in the early years, in the scope of a training experiment within an exploratory approach, with particular emphasis on situations involving mathematical modeling. The study follows a qualitative approach, using case studies. The participants are students from a class of Algebra and Functions course of a teacher education program, taught by the first author. Four prospective teachers are selected for case studies. Data are collected by two questionnaires applied to the 20 students of the class before and after the training experiment. Three individual interviews were also conducted at different moments of the training experiment with four students, based on mathematical tasks dealing with different topics of algebra. Data sources are also provided by participant observation and by documents produced by the future teachers. This article presents data on work done by the class and, in particular, by Alice, in the scope of the work with mathematical modeling. The results relate to the development of algebraic thinking of the future teachers and their understanding of the teaching and learning of algebra in the early years, in the scope of the training experiment, when analyzing the productions of students from the 6th grade and reflecting on the approach followed by the teacher to develop their students’ ability to resolve situations of modeling. Future teachers identify key issues that aim at the development of students’ algebraic thinking. Keywords: Future teachers’ education program; Elementary school; Teaching experiment; Teaching and learning of algebra. Resumen: Esta investigación estudia el desarrollo del pensamiento algebraico de los futuros maestros y educadores y su aprendizaje sobre el proceso enseñanza/ aprendizaje del álgebra en los primeros años, como parte de una experiencia de formación con un enfoque exploratorio, con énfasis particular en situaciones que implican modelación matemática. El estudio sigue una metodología cualitativa, utilizando estudios de caso. Los participantes son estudiantes de una clase de la asignatura de Álgebra y Funciones de la Licenciatura de Educación Primaria, impartida por la primera autora. Se seleccionan cuatro estudiantes para los estudios de caso. Los datos se recogen mediante dos encuestas realizadas a los 20 estudiantes de la clase antes y después de la realización de la experiencia de formación. Se realizaron también tres entrevistas individuales, en diferentes momentos de la experiencia de formación, a los cuatro futuros maestros, basadas en tareas matemáticas que plantean diferentes temas de álgebra. Fuentes de estudiantes. Este artículo presenta los datos sobre la labor realizada por la clase y, en particular, por Alice en el ámbito del trabajo de la modelación matemática. Los resultados conciernen al desarrollo del pensamiento algebraico de los estudiantes y su comprensión de la enseñanza y del aprendizaje del álgebra en los primeros años, en el marco de la experiencia de formación, al examinar las producciones de los alumnos de 6 º grado y reflexionar sobre el enfoque seguido por la profesora para desarrollar en sus alumnos la capacidad de resolver situaciones de modelación. Los estudiantes identifican los aspectos esenciales que tienen por objetivo el desarrollo del pensamiento algebraico de los alumnos. Palabras-clave: Formación inicial del profesorado; Enseñanza primaria; Experiencia de formación; Enseñanza/aprendizaje del álgebra.
- Ambientes educativos inovadores: um percurso de formação de professoresPublication . Correia, Marisa; Cavadas, BentoEste trabalho apresenta o percurso de formação de professores na unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores (AEI) de um Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esse percurso, organizado em quatro módulos, iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. De seguida foram exploradas diferentes abordagens pedagógicas inovadoras, com a finalidade de capacitar os professores com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. O desempenho dos professores nas atividades realizadas na UC AEI foi avaliado através de rubricas. O estudo de caso descritivo e exploratório aqui apresentado recorreu, para além da análise documental realizada através de rubricas, a uma entrevista de grupo focado. O balanço global do funcionamento da UC mostra que os professores se sentiram globalmente satisfeitos com as competências que desenvolveram quanto ao contributo dos AEI na inovação do ensino e na gestão curricular, o que poderá contribuir para a mudança das suas práticas.
- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébricoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa Cristina VicenteO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.