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- The usage of a social media network to create a “COMMUNITY OF PRACTICE”.The potentialities of using Reddit as a digital tool for a project about European young learners with down syndromePublication . Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Raminhos, Ricardo; Casimiro, ElsaThe present work consists in demonstrating the usage of a social media network as a digital solution for the development of a community of practice. Basedon this idea it is important to understand the concepts of “social media network” and “community of practice” and how can these two be merged into a result. This community of practice was based in a set of activities that were under a European Project. This project aimedat providing e-skills for European young citizens with down syndrome promotingcultural and touristic activities.The social media network in use was Reddit since it was the best online digital solution to create, operate and establish a community of practice for a broad target audience. Thus, it will be presented,through an analytic description, the different elements that composed this community of practice
- O estudo de caso como método de investigação em enfermagemPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, JoséRESUMO Contexto: O estudo de caso tem interesse para a análise de projetos de desenvolvimento curricular. A compreensão dos fenómenos confere-lhe a particularidade, quando as fronteiras entre estes e o contexto são indefinidas. Objetivos: disseminar a experiência de utilização de estudo de caso na área da enfermagem. Método: Estudo de caso múltiplo com pesquisa documental, observação participante dos estudantes, entrevistas semiestruturadas. Tratamento dos dados por análise de conteúdo; análise de domínios culturais e triangulação. Resultados: colocámos em evidência os resultados: categorias de análise e triangulação, conferindo a validade do constructo. Conclusões: O estudo de caso permitiu estudar em profundidade o fenómeno da Promoção da Saúde em duas Escolas Superiores de Saúde (casos), pelo envolvimento dos professores no currículo na elaboração de estratégias produtoras de inovação e desenvolvimento de competências dos estudantes. Os estudos de casos múltiplos como método de investigação, favorecem o crescimento e desenvolvimento da enfermagem como disciplina e profissão.
- O uso da narrativa no paradigma da investigação qualitativaPublication . Barroso, Isabel; Amendoeira, JoséRESUMO A investigação qualitativa em saúde tem vindo a adquirir relevância, nomeadamente quando se pretende a identificação dos sentidos atribuídos ao conteúdo do cuidado de saúde e de forma concreta ao cuidado de Enfermagem. Releva-se a reflexão desenvolvida a partir da experiência profissional, nomeadamente quando operacionalizada através da narrativa das práticas Objetivo Compreender o contributo da narrativa em estudos de investigação qualitativa. Método-. Desenvolvemos um ensaio metodológico a partir de uma revisão da literatura centrada no tópico atual – a narrativa como técnica de investigação. Resultados – a análise de narrativas com conteúdo profissional, nomeadamente nas áreas da educação e da investigação, constituem-se como um resultado com identificação de domínios valorizados pelos profissionais de saúde (enfermeiros), na compreensão dos sentidos e significados do cuidar. Conclusões - recorrendo à narrativa como técnica de produção de dados, permite-nos identificar na perspetiva dos profissionais, atributos definidores de conceitos relacionados com a natureza da ação em enfermagem.
- INTERVENÇÃO CONTEXTUALIZADA NO DOMINIO DA PROMOÇÃO DA SAÚDEPublication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, JoséRESUMO Contexto: A evidência científica salienta ser necessário capacitar os estudantes de enfermagem para serem promotores de saúde no século XXI, afirmando que os compromissos da Promoção da Saúde (PrS) são princípio chave do desenvolvimento global e são, altamente, exigentes e políticos. Objetivos: Caraterizar o conhecimento dos professores sobre a PrS, na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular; identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da PrS. Método: Estudo de caso múltiplo: análise documental, observação participante e entrevistas. Tratamento e análise dos dados: conteúdo, domínios culturais e triangulação. Resultados: da análise dos dados emergiram os domínios: avaliação diagnóstica, diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação dos cuidados. Conclusões: os estudantes relevam atributos do empowerment; não mobilizam os modelos de enfermagem; apresentam diagnósticos sem a síntese dos dados; salientam que a PrS não tem o mesmo estatuto das outras intervenções; procedem à implementação estandardizada e centram a avaliação nos resultados e culpabilização das pessoas.