Artigos em revistas nacionais_ESES
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Recent Submissions
- Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãoPublication . Correia, Marisa; Beirante, David; Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Clara Martins, Maria; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Luís, Helena; Dias, Isabel; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Maria Regina; Ribeirinha, TeresaA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
- Explorando o interesse de alunos portugueses do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologia pelas áreas STEMPublication . Ribeirinha, Teresa; Baptista, Mónica; Correia, MarisaEste estudo teve como objetivo explorar o interesse de alunos portugueses do 12.º ano, do curso de Ciências e Tecnologia do ensino secundário, em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Através de uma abordagem quantitativa e utilizando o inquérito por questionário, recolheram-se dados de 190 alunos. Os resultados sugerem que o interesse dos alunos na área da engenharia tende a ser menor do que nas outras áreas e apontam para uma disparidade de género no interesse dos alunos pelas áreas STEM.
- Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicialPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, SusanaNeste artigo apresenta-se uma linha de investigação em que se procura analisar, no âmbito de uma experiência de formação, a forma como futuros educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) percecionam a regulação partilhada e a autorregulação da aprendizagem (ARA) e como, a partir dessa experiência, promovem essas competências nas crianças, nomeadamente, na resolução de problemas matemáticos. Debruçar-nos-emos sobre a primeira fase da regulação partilhada a “antevisão do processo formativo”. Participaram no estudo cinco estudantes que frequentam o mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB e os respetivos grupos de crianças com que trabalharam nos contextos de estágio. Atendendo à natureza qualitativa deste estudo exploratório, que envolveu diferentes métodos e técnicas - grupo focal e narrativas de formação -, a análise dos dados assume-se como descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que as estudantes identificam aspetos facilitadores na regulação partilhada das tarefas, tendo o suporte do grupo um papel relevante. Consideram que o educador de infância ou o professor do 1.º CEB poderá intervir, tendo um papel ativo na promoção destas competências, na medida em que pode criar condições para que as crianças aprendam em conjunto a resolver problemas, nomeadamente, matemáticos.
- CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas do tempo de reação à queda de um objetoPublication . Cavadas, Bento; Santos, RaquelA atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas do tempo de reação à queda de um objeto” consiste numa investigação estatística sobre a reação do corpo humano à queda de uma régua, através da avaliação do tempo de reação, tendo em conta diferentes variáveis. A reação consistiu em segurar a régua com dois dedos, após a queda. Os participantes foram 48 estudantes em formação inicial de professores, organizados em 11 grupos de trabalho. Tiveram de criar uma questão de investigação, identificar variáveis que pudessem interferir no tempo de reação, introduzir dados no software CODAP® e analisá-los de modo a dar resposta à questão de investigação. Realizaram tarefas que implicaram o trabalho colaborativo, a pares e em grupos de 3 a 5 elementos, assim como o envolvimento de toda a turma. Os resultados mostram que alguns grupos realizaram adequadamente todo o processo de investigação estatística, mas outros tiveram dificuldade em identificar as variáveis mobilizadas no procedimento ou as suas relações estatísticas. Desta implementação surgem diferentes aspetos a serem enfatizados na formação inicial de professores, assim como alterações a realizar numa futura implementação da atividade-
- CreativeLab_Sci&Math | Medidas da alimentaçãoPublication . Cavadas, Bento; Santos, RaquelA proposta de trabalho interdisciplinar “CreativeLab_Sci&Math: Medidas da alimentação” foi construída pelos autores no enquadramento do projeto CreativeLab_Sci&Math (Cavadas et al., 2019). Foi implementada com estudantes da formação inicial de professores a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Esta proposta enquadra-se numa sequência didática interdisciplinar mais alargada sobre estatísticas da alimentação, dinamizada entre as unidades curriculares (UC) de Estatística e Probabilidades (EP) e de Biologia Humana e Saúde (BHS) (Cavadas & Santos, 2022). O objetivo geral da proposta é que as estudantes desenvolvam conhecimento sobre medidas estatísticas num contexto associado à alimentação saudável. Para tal, as estudantes realizaram um conjunto de tarefas organizadas num guião comum para as unidades curriculares de EP e BHS.
- Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEBPublication . Branco, Neusa; Cavadas, BentoA educação STEAM tem ganho relevância na formação inicial de professores de Matemática e de Ciências do 2.º CEB. Contudo, por vezes é difícil para os futuros professores relacionar as diferentes áreas STEAM. Neste artigo apresenta-se a percepção de futuras professoras relativamente a relações entre as áreas STEAM, a partir do trabalho que realizaram na proposta designada “Origami STEAM”. Constatou-se que o origami constituiu um objeto pertinente de integração entre as diferentes áreas STEAM. Isso revelou-se uma mais-valia para as futuras professoras compreenderem as oportunidades de relação entre essas áreas e reforçarem a aprendizagem dos conceitos explorados, de modo integrado.
- Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadoresPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, InêsNeste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.
- A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º cebPublication . Rosário, Mónica; Linhares, ElisabeteO ensino dos Primeiros Socorros constitui-se uma área prioritária em muitos países da Europa fazendo parte integrante do currículo. Contudo, a abordagem deste tema, em Portugal, é bastante limitada remetendo para a necessidade de uma formação de professores e alunos desde os primeiros níveis de ensino de forma a capacitar as nossas crianças a intervir e salvar pessoas. Para além de se saber o que fazer, importa, também, ter uma atitude de prevenção para minimizar as situações em que é necessário intervir em situações de emergência. O presente estudo de caso centrou-se assim na promoção de competências de atuação em Primeiros Socorros numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do ensino Básico. O seu principal objetivo foi o de verificar o impacte da exploração didática deste tema nos alunos participantes do estudo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário aos alunos antes e depois da abordagem realizada em sala de aula, um questionário destinado a uma corporação de bombeiros da região onde decorreu o estudo, de entrevistas, à observação participante e análise documental. Verificou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.
- Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentesPublication . Piscalho, Isabel; Simão, AnaPromover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre as abordagens educativas necessárias ao desenvolvimento de competências autorregulatórias nas crianças, em contexto da educação pré-escolar e do ensino básico. Serão apresentadas perspetivas dos entrevistados sobre: possibilidades da promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, o papel dos docentes na promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, as práticas educativas consideradas promotoras das competências autorregulatórias da aprendizagem nesta faixa etária e de que forma pode ser desenvolvida nos docentes uma consciencialização no sentido de promover competências autorregulatórias nas crianças dos 5 aos 7 anos. A utilização de instrumentos de apoio à prática pedagógica, parece ser a forma eleita pelos participantes do estudo como promotora de competências autorregulatórias junto de crianças em fase de transição escolar.
- Creativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentaçãoPublication . Cavadas, Bento; Santos, RaquelA atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da alimentação” visa que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da alimentação para a saúde humana, num contexto interdisciplinar com a estatística.Foi usado um guião para estruturar a sequência didática da proposta de trabalho, orientar o trabalho autónomo das estudantes em formação inicial de professores e recolher os dados das suas produções. As 35 estudantes participantes, organizadas em grupos de trabalho, tiveram de criar ementas saudáveis e relacionar indicadores individuais de saúde. Tiveram um bom desempenho na inclusão de alimentos da maioria dos grupos da roda dos alimentos, excetuando as leguminosas. O desempenho foi inferior na diversidade dos alimentos. Foram cometidos alguns erros alimentarese ocorreram dificuldades no respeito dos limites calóricos. Os resultados também sugerem que algumas estudantes têm dificuldade em identificar relações estatísticas entre indicadores e não apresentam conhecimentos sobre estatística inferencial.