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- Uma experiência em ensino superior: a unidade curricular de Relações Laborais antes e durante a pandemia COVID-19Publication . Barbas, Maria Potes; Matos, PedroO atual paradigma educativo veio alterar-se. A forma como o ensino é facultado aos estudantes teve a sua mudança e adaptação. Devido ao fenómeno pandémico, COVID-19, as instituições de ensino tiveram de tomar as devidas estratégias e medidas. Estas, que fossem capazes de garantir a segurança dos seus estudantes, assim como, de assegurar a continuidade de um ensino baseado na qualidade e excelência. Deste modo, foram aplicadas estratégias de ensino a distância e aprendizagem online, garantindo um acesso equitativo, acessível e intuitivo a todos os estudantes, de modo a que pudessem continuar os seus estudos e respetiva participação nas diferentes unidades curriculares. Assim, este artigo foca um estudo de natureza qualitativa, observacional e permeável a vários agentes (estudantes, professores, tutores, pais, etc.), sobre a participação de estudantes com dificuldades intelectuais, do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho, na unidade curricular de Relações Laborais.
- Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19Publication . Barbas, Maria Potes; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Lopes, NádiaO presente artigo tem como objetivo analisar a unidade curricular “Educação a distância” e perceber quais foram as adaptações necessárias face à pandemia COVID-19. Esta unidade curricular é lecionada ao segundo ano da licenciatura em “Produção Multimédia em Educação”, na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. Para melhor perceber esta invulgar realidade, em primeiro lugar iremos introduzir o impacto desta pandemia e suas alterações no ensino-aprendizagem a nível internacional e nacional, passando pelo tema da avaliação não presencial, uma temática tão preocupante e debatida. A nível internacional damos o exemplo do grupo de Trabalho da Crue Universidades Espanholas através do “Relatório sobre Procedimentos de Avaliação não Presencial. Estudo do Impacto da sua implementação nas Universidades Espanholas e Recomendações”, a nível nacional através do Despacho Nº86/R/2020 da Universidade Aberta, dedicada ao ensino em eLearning, e a nível local o exemplo adotado pela Escola Superior de Educação do IPSantarém.
- TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFAPublication . Martins, Elena Bettencourt; Loureiro, AnaOs múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica ainvestigação sobre as competências digitais de adultos/aspouco qualificados/ase em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais,imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente.A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativaapoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group.Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável.