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- Paixão e orientação motivacional no surf e no bodyboard: estudo da relação entre o tipo de paixão, os objetivos de realização e o rendimentos dos atletasPublication . Ferreira, Joana; Cid, LuísRESUMO Este estudo teve como principais objetivos analisar a relação existente entre o tipo de paixão (harmoniosa ou obsessiva), os objetivos de realização (ego ou tarefa) e o rendimento dos praticantes de surf e do bodyboard. Participaram neste estudo 162 (n=162) atletas de ambos os géneros (131 masculinos; 31 femininos) com idades compreendidas entre os 15 e os 51 anos (M=28,6±8,2), praticantes das modalidades de surf e de bodyboard. Como instrumentos de medida, foram utilizadas as versões portuguesas da Passion Scale (PS) e do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ). Os resultados mostram a existência de uma correlação positiva e significativa entre a paixão harmoniosa e a orientação para a tarefa (rho=,261; p=,001), bem como, entre a paixão obsessiva e a orientação motivacional para a tarefa (rho=,370; p=,000), o que não era expectável, pois esperava-se que houvesse uma correlação positiva e significativa entre a paixão obsessiva e a orientação para o ego, o que não se verificou. De qualquer das formas, este resultado pode ser explicado pela correlação positiva e significativa existente entre os dois tipos de paixão (rho=,441; p=,000). Por último, os resultados revelam ainda, que nenhuma das variáveis (paixão e orientação motivacional) se correlaciona com o rendimento dos atletas. Estes resultados levam-nos a concluir que, apesar da paixão que os atletas sentem pela modalidade se correlacionar com a forma como orientam a sua motivação, nenhuma destas variáveis parece ter influência sobre o seu rendimento (pelo menos na forma como foi avaliado no presente estudo).
- MOOC - Massive Open Online Course - numa instituição portuguesa de ensino superiorPublication . Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Pacheco, Nuno; Pacheco, Teresa; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, MaurícioEste artigo centra-se na apresentação de uma experiência pedagógica que assumiu a forma de MOOC – Massive Open Online Course, promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém (CCTICESES). Em primeiro lugar, enquadra os leitores na origem e tipologia do conceito, em segundo, foca a construção do curso no seu aspeto pedagógico, exploratório e de inspiração conectivista. Finalmente, apresenta e discute os resultados da avaliação realizada pelos participantes.
- Exploração de situações aleatórias com jogosPublication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana; Martins, Maria Clara; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana Paula; Bruno, CátiaSendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo.
- Blender 3D Open Source: potencialidades aplicadas ao ensinoPublication . Borislav, João; Soares, José; Barbas, MariaAs ferramentas 3D têm cada vez mais um papel preponderante em diversas áreas do saber, como são exemplo a medicina, arquitetura e engenharia. Como não poderia deixar de ser, a educação é também uma das áreas onde o 3D não poderá ser posto de parte, especialmente, no âmbito de Unidades curriculares e/ou cursos ligados à multimédia. Assim, este projeto visa introduzir o Blender 3D (Software Open-source) nas escolas, enquanto instrumento fulcral, capaz de enriquecer o aprendizado e criar oportunidades futuras para posterior inserção no mercado de trabalho. Tem como objetivo desenvolver diversos workshops, em regime presencial, na Escola Superior de Educação de Santarém e Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
- Impacto de um programa de atividade física com a Nintendo Wii na qualidade de vida, depressão e ansiedade em idososPublication . Domingos, PedroOs principais objetivos deste estudo foram: sabendo que a Atividade Física tem influência na melhoria da Qualidade de Vida e na diminuição da Depressão e Ansiedade dos idosos, pretendemos saber se um programa de atividade física na Nintendo Wii tem um efeito de melhoria na Perceção da Qualidade de Vida e melhoria na Perceção da Depressão e Ansiedade, queremos também, saber se existe correlação entre a Perceção de Qualidade de Vida, a Ansiedade e a Depressão. Deste modo, participaram neste estudo 10 idosos (N=10), de ambos os géneros (1 homem e 9 mulheres), com idades superiores a 65 anos, entre os 66 e os 93 anos, (M= 82,90; SD=7,578), utentes da “Fundação Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde”. Para cumprir os objetivos foram utilizadas as versões portuguesas da “Hospital Anxiety and Depression Scale” (HADS) e da “World Health Organization Quality of Life Group” (WHOQOL-OLD). Os principais resultados revelaram uma diferença significativa entre duas das dimensões da Qualidade de Vida, Funcionamento Sensorial (w=36,000; p=0,011) e a Autonomia (w= 40,000; p=0,036), e entre a Perceção de Qualidade de Vida (w=44,000; p=0,011), ou seja, na qualidade de vida em geral; observaram-se, ainda, diferenças significativas entre Depressão e Ansiedade no momento de avaliação inicial e final (w=1,500; p=0,008 e w=0,000; p=0,012); por fim, observou-se a correlação positiva entre Qualidade de Vida e Depressão (r=0,638; p=0,047). Estes resultados revelam que as melhorias mais significativas, com o Programa de Atividade Física implementado, verificaram-se ao nível do funcionamento sensorial e impacto da perda de habilidades sensoriais na qualidade de vida e na capacidade de viver autonomamente e tomar as suas próprias decisões, bem como na perceção de qualidade de vida geral. Os resultados revelam, também, que o Programa de Atividade Física foi preditivo na supressão de estados de Ansiedade e Depressão, nos participantes do mesmo.
- Muito Mais que um jogo - Consultadoria em psicologia do desporto numa equipa de futebol de FormaçãoPublication . Ferreira, Joana; Almeida, Pedro; Silva, Carlos
- Operacionalização da estratégia das organizações desportivas através da definição de axiomas, para um contexto de melhoriasPublication . Sobreiro, Pedro; Bento, Teresa; Claudino, RuiO Business Process Management (BPM) pretende melhorar a eficiência das organizações através da modelação, organização e otimização dos processos de uma forma contínua. As melhorias nos processos devem ser desenvolvidas e devidamente articuladas com os objetivos estratégicos da organização, para potenciar o seu impacto na organização. Este artigo tem como objetivo propor uma abordagem para simplificar a definição de um contexto organizacional e a identificação de áreas a melhorar nas organizações desportivas. As ações de melhoria devem ser realizadas devidamente, enquadradas e integradas nos objetivos estratégicos, materializadas num contexto organizacional, que reflete as reais necessidades da organização. As melhorias são desenvolvidas no âmbito de uma iniciativa BPM. A abordagem proposta para a construção de um contexto de melhoria foi desenvolvida e baseada na análise de abordagens existentes para BPM. As etapas identificadas foram analisadas e clarificadas de forma a simplificar a construção de axiomas. Para testar a abordagem foram realizadas entrevistas com responsáveis de organizações, de forma a validar a identificação de ações de melhoria devidamente enquadradas na estratégia O resultado do estudo desenvolvido foi a clarificação de uma abordagem que facilita a identificação das ações de melhoria que as organizações desportivas necessitam de desenvolver, devidamente alinhadas com os objetivos estratégicos definidos pelos responsáveis. Os pressupostos simples desta abordagem são conseguidos através a utilização de constructos coerentes e lógicos, que permitem definir axiomas que suportam a clarificação das áreas a melhorar. A utilização de axiomas permite definir pressupostos que são facilitadores e criam contextos para ações de melhoria alinhadas e que validam a estratégia. A aplicação da abordagem permitiu identificar potencialidades na sua utilização para suportar a definição de planos estratégicos, planos de ação ou como uma reflexão organizacional.
- Projeto VISUALYZART - testagem da plataforma yvision, visões e perceções dos participantesPublication . Barbas, Maria Potes; Loureiro, Ana; Messias, InêsNuma sociedade em que a educação está a tornar-se mais imersiva e a fomentar experiências de aprendizagem onde o estudante tem um papel mais ativo, a Realidade Aumentada (RA) e as Interfaces Naturais (IN) são vistas como metodologias promissoras em contexto de sala de aula. Contudo, estas tecnologias são dispendiosas e algo complexas do ponto de vista técnico. Neste artigo apresentamos o projeto VisualYzArt e a plataforma YVision. O projeto VisualYzArt pretende estudar e validar a aplicação da plataforma YVision em diversos domínios, tais como as artes digitais, o design, a educação, a cultura e o lazer. Esta plataforma tem como objetivo trazer a RA e as IN para o público em geral, possibilitando especificar, desenhar e programar estes sistemas de uma forma gráfica. Apresentamos ainda o papel do Instituto Politécnico de Santarém, que se enquadra no domínio da educação. Analisam-se dados recolhidos sobre a utilização da plataforma YVision, tendo em conta a perceção e as reflecções de participantes, recolhidas através de questionário, após testagem dos componentes disponíveis na plataforma.
- Body composition and body fat distribution are related to cardiac autonomic control in non-alcoholic fatty liver disease patientsPublication . Pimenta, Nuno; Santa-Clara, Helena; Cortez-Pinto, Helena; Silva-Nunes, José; Rosado, Maria da Lapa; Sousa, Pedro J.; Calé, Rita; Melo, Xavier; Sardinha, Luís B.; Fernhall, BoBACKGROUND/OBJECTIVES: Heart rate recovery (HRR), a cardiac autonomic control marker, was shown to be related to body composition (BC), yet this was not tested in non-alcoholic fatty liver disease (NAFLD) patients. The aim of this study was to determine if, and to what extent, markers of BC and body fat (BF) distribution are related to cardiac autonomic control in NAFLD patients. SUBJECTS/METHODS: BC was assessed with dual-energy X-ray absorptiometry in 28 NAFLD patients (19 men, 51±13 years, and 9 women, 47±13 years). BF depots ratios were calculated to assess BF distribution. Subjects’ HRR was recorded 1 (HRR1) and 2 min (HRR2) immediately after a maximum graded exercise test. RESULTS: BC and BF distribution were related to HRR; particularly weight, trunk BF and trunk BF-to-appendicular BF ratio showed a negative relation with HRR1 (r 1⁄4 0.613, r 1⁄4 0.597 and r 1⁄4 0.547, respectively, Po0.01) and HRR2 (r 1⁄4 0.484, r 1⁄4 0.446, Po0.05, and r 1⁄4 0.590, Po0.01, respectively). Age seems to be related to both HRR1 and HRR2 except when controlled for BF distribution. The preferred model in multiple regression should include trunk BF-to-appendicular BF ratio and BF to predict HRR1 (r2 1⁄4 0.549; Po0.05), and trunk BF-to-appendicular BF ratio alone to predict HRR2 (r2 1⁄4 0.430; Po0.001). CONCLUSIONS: BC and BF distribution were related to HRR in NAFLD patients. Trunk BF-to-appendicular BF ratio was the best independent predictor of HRR and therefore may be best related to cardiovascular increased risk, and possibly act as a mediator in age-related cardiac autonomic control variation.
- A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de crechePublication . Arezes, Marta Lopes; Colaço, SusanaO presente relatório evidencia as experiências e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, espelhando o caminho percorrido pelos diferentes contextos de estágio, nas valências de jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche. São relatadas as principais dificuldades e aprendizagens vividas, com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática. Este relatório integra também uma componente investigativa cujos dados foram recolhidos em contexto de creche, num grupo multietário. Adotando uma metodologia de investigação-ação, o estudo realizado centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, esta estratégia poderá potencializar as vantagens dos grupos multietários e promover, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.