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- O envolvimento das famílias na educação de infânciaPublication . Silva, Neuza Filipa Simões da; Cardona, Maria JoãoNa primeira parte do relatório, apresento os estágios que foram realizados em contexto de creche e jardim-de- infância, as caraterizações das instituições, caraterizações dos grupos, projetos educativos de cada instituição, projetos desenvolvidos durante as intervenções e o resumo do percurso de aprendizagens que foram realizadas durante a prática. Na segunda parte do relatório, foi apresentada a questão investigativa, que tem como título O Envolvimento das Famílias na Educação de Infância. Para a realização da pesquisa, elaborou-se doze questionários mistos. No seguimento da pesquisa, foram aplicados os questionários a três educadoras de infância em contexto de creche, três educadoras de infância em contexto de jardim-de-infância, três encarregados de educação em que os educandos frequentavam o contexto de creche e três encarregados de educação onde os educandos estavam em contexto de jardim-de infância. Para completar a parte investigativa, foram analisadas legislações em vigor, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (2016), o envolvimento das famílias na educação de infância e quais as estratégia que um educador poderá promover para envolver as famílias no jardim-de-iância. A escolha do tema mencionado anteriormente, surgiu devido a observações realizadas durante as intervenções. Segundo Brickman e Tyaylor (1991), os pais são os primeiros educadores e os primeiros adultos a desempenhar um papel essencial no desenvolvimento e no processo de aprendizagem das crianças. Logo é fundamental que estes sejam envolvidos ativamente no trabalho desenvolvido tanto em creche como em Jardim de Infância. Em suma, ao realizar o relatório, foram encontradas respostas para as minhas dúvidas e receios, identificando estratégias, para que no futuro como educadora, consiga promover um envolvimento das famílias tanto em creche como em Jardim de Infância, sendo evidente que para isso é fundamental saber ouvir, estabelecendo uma boa interação e comunicação com os familiares das crianças.
- Estudo sobre os perigos da internet: o fenómeno do catfishing em contexto de produção multimédia em educaçãoPublication . Barbas, Maria Potes; José, MárioO Catfishing é um novo fenómeno resultante do forte crescimento da utilização da internet e da consequente massificação das redes sociais. Destaforma, cinco estudantes da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação realizaram dois questionários, um sobre o Catfishing e outro sobre os perigos da Internet, no âmbito da Unidade Curricular de Análise do Discurso dos Media. O estudo foi ao encontro dos objetivos da Unidade Curricular como a compreensão do impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade; conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção e receção; recolher, selecionar e interpretar a informação relevante; produzir um discurso analítico sobre os medias e refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática. Concluiu-se que foi possível compreender a literacia digital na utilização da Internet e das redes socias, no que se refere ao fenómeno do Catfishing, cada vez mais crescente na sociedade.
- Medidas de Proteção e Prevenção da COVID-19 no TribunalPublication . Reis, AlcindaAção de formação solicitada pelo Tribunal da Comarca de Santarém dirigida a magistrados e a funcionários judiciais, sobre:-Cadeia de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID 19 no tribunal -Higiene das mãos - Etiqueta respiratória -Distanciamento social e circulação nos espaços do edifício do tribunal -Auto monitorização de sintomas -Protocolos de higienização e desinfeção de espaços e superfícies neste contexto profissional -Síntese final