Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
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Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Cavadas, Bento"
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- A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBPublication . Pereira, Diana Raquel Barroso; Cavadas, BentoO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.
- O contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em ciênciasPublication . Aniceto, Ana Sofia Dias; Cavadas, BentoEnsino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o objetivo de cumprir o estipulado no respetivo Regulamento dos segundos ciclos de estudos. Apresenta uma reflexão sobre o meu desempenho na Prática de Ensino Supervisionada, enquanto profissional de educação em formação inicial de professores e um trabalho investigativo desenvolvido no âmbito dessa prática. Organiza-se em duas partes distintas: Parte I – Apresenta uma análise dos contextos de estágio e uma síntese e reflexão das vivências experienciadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 2.º e 3.º ano, e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa e Historia e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências Naturais. Parte II – Inclui uma investigação sobre o contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em ciências, realizada numa turma do 3.º ano. A metodologia utilizada teve por base uma investigação mista, centrada num estudo de caso. Os alunos dessa turma realizaram três atividades práticas (A, B e C) com diferentes níveis de abertura e espaçamento temporal, sobre ímanes e molas. As respetivas aprendizagens foram avaliadas com recurso aos guiões das atividades práticas, preenchidos pelos alunos, e a escalas de classificação do seu desempenho durante a realização dessas atividades. Os resultados foram expressos através de gráficos. Foi possível verificar um aumento do envolvimento e do desempenho dos alunos entre a realização das atividades A e as atividades B e C. Os conhecimentos adquiridos nas atividades páticas B foram efetivamente mobilizados para uma outra situação (atividades práticas C). Esta investigação mostrou que as atividades práticas foram essenciais para a construção do conhecimento dos alunos em ciências, a curto e longo prazo, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
- Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ávila, Joana Isabel Borba; Cavadas, BentoO presente Relatório Final “Educação Sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa. A questão-problema que aqui se coloca surgiu a partir do meu interesse pessoal em conhecer a forma como a temática da Educação Sexual é abordada nos estabelecimentos de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções dos professores acerca do tema. Este trabalho contempla um estudo de caso que visa uma melhor compreensão da forma como os professores de 2º Ciclo percecionam a Educação Sexual em contexto escolar, bem como a forma como abordam esse assunto nos respetivos estabelecimentos de ensino. Para tal, foram delineados três objetivos principais a atingir com a sua concretização: (1) conhecer as conceções de professores de 2º ciclo relativamente à Educação Sexual em meio escolar; (2) identificar e caracterizar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual em meio escolar; (3) identificar o tipo de formação específica nesta área dos professores em estudo. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a três professores de 2º Ciclo do Ensino Básico. Após uma análise das respostas dadas pelos participantes, conclui-se que existem atitudes positivas por parte dos professores em relação à abordagem ao tema da Educação Sexual. No entanto, a sua abordagem em contexto escolar é ainda muito limitada em variados aspetos, nomeadamente na escassez de recursos e de tempo e no próprio à vontade dos docentes para o fazerem. Ainda, todos os professores consideraram possuir formação suficiente para a abordagem deste tópico e as atividades que mais implementam nesse sentido são os debates.
- Estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aulaPublication . Duarte, Joana Pedro de Pina; Cavadas, BentoO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado que habilita para a docência no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira parte destina-se à apresentação do percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada no 1.º e 3.º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e no 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte constitui uma componente de investigação, que se centra no estudo das estratégias passíveis de serem aplicadas na sala de aula, com o objetivo de combater a indisciplina. O estudo desenvolvido seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes os alunos do 1.º ano e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Ao longo da investigação foram aplicadas duas estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aula, na turma do 1º ano do 1.º CEB e realizadas entrevistas a docentes do 1.º e 2.º CEB, com larga experiência de ensino, sobre a temática da indisciplina. Os resultados evidenciam o contributo das estratégias aplicadas para a prevenção efetiva da indisciplina em sala de aula. O estudo permitiu ainda aferir quais as estratégias que os professores experientes usam para o controlo e prevenção da indisciplina nas escolas.
- A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciênciasPublication . Correia, Joana Rita Azenha; Cavadas, BentoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para cumprimento do estipulado no Regulamento dos segundos ciclos de estudos desse Instituto. Apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e um trabalho investigativo elaborado no âmbito dessa prática pedagógica. Organiza-se em duas partes: A Parte I é constituída por uma síntese e reflexão sobre as experiências de ensino realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na Parte II é apresentada uma investigação sobre a promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências, realizada numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através desta investigação pretendeu-se saber qual a importância do ensino experimental das ciências para o desenvolvimento da autonomia dos alunos do Ensino Básico, tendo sido possível aferir a evolução da autonomia dos alunos de atividade experimental para atividade experimental.- ABSTRACT This Final Report was carried out under the Masters in 1st and 2nd Basic Teaching Cycle provided at the Escola Superior de Educação de Santarém at Instituto Politécnico de Santarém for compliance with the stipulations of Regulation of second study cycle of this Instituto. Present a reflection on the learning path developed and performed throughout the Supervised Teaching Practice and investigative work performed under this pedagogical practice. To prepare this final report two parts were considered. The first part comprises of a synthesis and a reflection about teaching experiences achieved throughout the Supervised Teaching Practice. In the second part is presented an research about promotion of students’ autonomy through experimental science activities, held in one class of 3th grade of 1st Basic Teaching Cycle and a class of 5th grade of 2nd Basic Teaching Cycle, when the frequency of unit curriculum of Supervised Teaching Practice. This research aims to know which importance of experimental science teaching for development of student’s autonomy of Basic Education, as been possible to assess the evolution of student autonomy of experimental activity for experimental activity.
- A promoção dos bons hábitos alimentares nos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Martínez, Ana; Cavadas, BentoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Neste documento apresenta-se uma reflexão sobre o meu desempenho na Prática de Ensino Supervisionada e um trabalho investigativo desenvolvido no âmbito dessa prática. O Relatório está organizado em duas partes distintas: Parte I – Apresenta uma análise das experiências de ensino-aprendizagem realizadas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas e uma reflexão sobre os diferentes momentos experienciados, tanto em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, como do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Parte II – Inclui uma investigação sobre a promoção dos bons hábitos alimentares nos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada numa turma do 4.º ano e numa turma do 6.º ano. A metodologia utilizada teve por base uma investigação mista, centrada num estudo de caso. Para cumprir os objetivos propostos foi realizado um inquérito por questionário, a uma turma de 4.º ano para verificar os hábitos alimentares dos alunos. Os alunos do 6.º ano realizaram três atividades pedagógicas sobre a promoção dos bons hábitos alimentares. Os resultados por questionário mostram que, apenas 19% (3) dos participantes realizam cinco refeições diárias. A maioria dos inqueridos (56%; 9 alunos) fazem diariamente quatro refeições. Em relação ao equilíbrio nutricional das refeições, os alunos mencionam os alimentos recomendados como sendo os mais consumidos, nas diferentes refeições diárias. Contudo, destacam-se alguns erros alimentares não recomendados como, por exemplo, refrigerantes com e sem gás, bolos, doces e pizza. Referente às atividades A, B e C, pelos dados obtidos através da aplicação das ementas verifiquei que os alunos possuíram conhecimentos alusivos a uma alimentação saudável, completa e variada. O workshop (atividade B) permitiu uma melhoria dos conhecimentos dos alunos sobre a alimentação saudável e a promoção de uma alimentação saudável e equilibrada.