Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aulaPublication . Duarte, Joana Pedro de Pina; Cavadas, BentoO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado que habilita para a docência no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira parte destina-se à apresentação do percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada no 1.º e 3.º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e no 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte constitui uma componente de investigação, que se centra no estudo das estratégias passíveis de serem aplicadas na sala de aula, com o objetivo de combater a indisciplina. O estudo desenvolvido seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes os alunos do 1.º ano e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Ao longo da investigação foram aplicadas duas estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aula, na turma do 1º ano do 1.º CEB e realizadas entrevistas a docentes do 1.º e 2.º CEB, com larga experiência de ensino, sobre a temática da indisciplina. Os resultados evidenciam o contributo das estratégias aplicadas para a prevenção efetiva da indisciplina em sala de aula. O estudo permitiu ainda aferir quais as estratégias que os professores experientes usam para o controlo e prevenção da indisciplina nas escolas.
- O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveisPublication . Dias, Inês Filipa Rosa; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A parte I respeita às experiências e reflexão proporcionadas pelas Práticas de Ensino Supervisionadas, no 1.º ciclo do ensino básico e em Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico. Além disso, apresenta como surge a temática do estudo que é apresentado na parte II, centrado no ensino da Matemática. Esse estudo tem como objetivo identificar a compreensão e as dificuldades que os alunos manifestam na determinação do perímetro e da área das figuras no plano em situações que envolvem materiais manipuláveis. Segue uma metodologia qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem por base a realização de duas tarefas com materiais manipuláveis, geoplano e pentaminós, com alunos de 6.º ano. Alguns alunos manifestaram dificuldades na reprodução de figuras no papel ponteado ou quadriculado e alguns revelaram confundir a fórmula de cálculo da área e do perímetro. Os dados revelam que os materiais contribuíram para clarificar os conceitos de perímetro e área e fazer surgir diferentes figuras que permitem explorar situações diversificadas da determinação do seu perímetro e da sua área.