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- Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativasPublication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), ElisabeteEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- CNaPPES 2019 – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Resumos]Publication . Loureiro, Ana (ed.lit.); Rocha, Dina (ed.lit.); Cardona, Maria João (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)Tal como nos congressos anteriores, ocorreu uma sessão de posters e múltiplas sessões paralelas com apresentação de comunicações sobre diversas temáticas que evidenciam a diversidade dos projetos realizados a nível nacional e das questões sentidas pelo/as docentes a nível pedagógico e organizacional no ensino superior.
- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
- A narrativa na promoção da igualdade de género: contributos para a educação pré- escolarPublication . Da Silva, Ana; Araújo, Dina; Luís, Helena; Rodrigues, Isabel; Escourido, Sofia; Rosário, Manuela; Cardona, Maria João; Campiche, Pedro e Jean; Tavares, Teresa-ClaudiaO papel e desenvolvimento da educação pré-escolar esteve intima- mente ligado a evolução do papel social das mulheres e a sua entrada no mundo do trabalho, mas a sua importância não pode ser entendida apenas como resposta a essa ou outras necessidades sociais. 0 seu potencial educativo foi sendo gradualmente reconhecido sendo a frequência de instituições de educação pré-escolar valorizada pela sua importância no desenvolvimento da criança e pela relevância do seu papel na sua futura integração escolar e na sua formação para a cidadania.
- A investigação na formação inicial de professoresPublication . Cardona, Maria João (coordenadora); Linhares, Elisabete (coordenadora)É com muito gosto que apresentamos a publicação da coleção Formação & Educação nas Primeiras Idades que integra trabalhos realizados no âmbito de Mestrados que habilitam para a docência da ESE|IPSantarém e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pelo Professor Pedro Reis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. De seguida, são apresentados os trabalhos realizados no âmbito dos Mestrados que habilitam para a docência de Carla Madeira, Ana Marta Santos, Marta Gomes, Jéssica Godinho e Sofia Guedes, Flávia Fernandes, Cristiana Silva, Sara Cabral, Vanessa Rodrigues, Abigail Magalhães, Vânia Ferro, Joana Chaby Nunes e Sara Guedes, devidamente enquadrados pelos seus orientadores e orientadoras, sobre os temas seguintes: Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância; O Envolvimento nas Rotinas e a Continuidade Educativa: Compromissos e Estratégias com a Família em Educação de Infância; A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças a partir do Diário de Grupo; Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes; Espaço Físico e Aprendizagem: Um Estudo em Contexto de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico; Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Mindfulness na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório; Desenvolvimento da Criatividade nas crianças em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; A Literatura para a Infância como Promotora das Aprendizagens de Estudo do Meio; Cidadania e bem-estar animal no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino básico: Estudos de caso com o modelo dos 7E; Desafios Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo; Reflexão sobre Práticas de Educação Inclusiva no Contexto de Iniciação à Prática: Processo de Autoformação.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básicoPublication . Cardona, Maria João; Linhares, ElisabeteEsta publicação é a primeira de uma coleção sobre Formação & Educação nas primeiras idades que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a organizar no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa de docentes e formandos/as. Enquadrada pelo processo de Bolonha, a componente investigativa dos planos de estudo destes mestrados tem permitido uma maior articulação entre os processos formativos e investigativos, capacitando o/as futuro/as profissionais a refletir de forma mais sistematizada procurando produzir conhecimento nas suas áreas de atuação, com o objetivo de resolver problemas, melhorar e compreender os contextos em que desenvolvem a sua intervenção. Os trabalhos apresentados refletem, deste modo, processos investigativos realizados em contextos de intervenção decorrentes da prática de ensino supervisionada, e constituem-se, como refere a Professora Lurdes Serrazina no prefácio, como relevantes no processo de desenvolvimento profissional deste/as futuro/as profissionais podendo ainda trazer importantes contributos na definição de trabalhos futuros. Nesta primeira publicação são apresentados alguns trabalhos de pesquisa realizados por formandas e devidamente enquadrados pelos/as docentes orientadores.
- Concepções educativas e percursos escolares numa escola que procura promover a igualdade de oportunidades para todo/asPublication . Cardona, Maria JoãoO papel da escola na promoção de uma maior igualdade de oportunidades e participação é parte integrante do atual discurso político e pedagógico. Mas na prática observa- se que estas ideias ainda estão longe de corresponder à realidade. E estas diferenças observam- se a vários níveis, começando pela forma como se processa o acesso ao sistema educativo, passando pela diversidade do funcionamento que continua a caracterizar a rede institucional.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo. Obstáculos e soluções: introduçãoPublication . Cardona, Maria João; Marques, Ramiro
- Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacionalPublication . Pires, Carlos; Dias, Paulo Coelho; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, Joaquim; Formosinho, João; Colaço, Susana; Cardona, Maria JoãoEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino dos vários níveis de ensino. Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma coleção que integre pesquisas de seminários realizados no âmbito do Mestrado ou de relevância para as problemáticas abordadas no âmbito do curso; assim como a publicação dos trabalhos finais realizados pelos formandos e formandas, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Refletir a dimensão política e institucional é o ponto de partida que orienta os diferentes textos deste livro que serviram, ou vão servir de base ao trabalho formativo e de pesquisa realizado. As temáticas são diversas, as metodologias de estudo seguidas também, mas têm em comum a sua atualidade e pertinência no atual contexto socioeducativo. Começando pelo estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal, realizado por Carlos Pires, no âmbito da Administração Educacional, parte de um mapeamento dos principais estudos realizados sobre esta temática analisando as suas características e fundamentos a nível teórico e metodológico e reflete aspetos que carecem de ser aprofundados. No segundo texto, Paulo Coelho Dias analisa a problemática: Tipo de professor e tipo de turma apresentando um estudo realizado em Portugal no âmbito do ensino básico e analisa, entre outros aspetos, a organização das turmas e a necessidade da contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor. Se a variável tipo de professor é fundamental esta variável interage com o tipo de turma, não podendo a eficácia do professor ser desligada das características da turma com a qual trabalha. Sónia Galinha, baseando-se na disciplina que leciona no mestrado apresenta diferentes perspetivas sobre o estudo da Psicossociologia das instituições educativas. 7 O quarto texto, escrito pelos professores Joaquim Machado e João Formosinho abordam as atuais características e a evolução que está subjacente à formação especializada em administração e gestão escolar em Portugal, colocando questões sobre as perspetivas futuras a que esta deve obedecer para dar resposta às questões que na atualidade afetam os estabelecimentos educativos. Susana Colaço e Maria João Cardona, com base na sua experiência como docentes do mestrado refletem questões relativamente à forma como a formação para a investigação em administração educacional é abordada, dando um particular destaque ao trabalho realizado no âmbito e uma parceria estabelecida com o Instituto Federal de Brasilia. Neste texto para além de serem destacadas algumas das metodologias de formação seguidas, são analisadas as principais temáticas que têm vindo a ser escolhidas pelos formandos e formandas para os trabalhos finais do mestrado. Por ultimo é apresentado o trabalho realizado no âmbito da formação de diretores de escolas do ensino básico, no âmbito do Projeto RIQUEB - Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, projeto desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com uma equipa de trabalho designada pelo Ministério da Educação deste país, entre 2013 e 2016. É com muito orgulho que apresentamos o primeiro número desta nova coleção que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém inicia sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.