Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.2 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
É com muito gosto que apresentamos a publicação da coleção Formação & Educação
nas Primeiras Idades que integra trabalhos realizados no âmbito de Mestrados que
habilitam para a docência da ESE|IPSantarém e de outras Instituições de Ensino Superior.
A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pelo Professor Pedro Reis do Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa.
De seguida, são apresentados os trabalhos realizados no âmbito dos Mestrados que
habilitam para a docência de Carla Madeira, Ana Marta Santos, Marta Gomes, Jéssica
Godinho e Sofia Guedes, Flávia Fernandes, Cristiana Silva, Sara Cabral, Vanessa
Rodrigues, Abigail Magalhães, Vânia Ferro, Joana Chaby Nunes e Sara Guedes,
devidamente enquadrados pelos seus orientadores e orientadoras, sobre os temas
seguintes: Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância;
O Envolvimento nas Rotinas e a Continuidade Educativa: Compromissos e Estratégias
com a Família em Educação de Infância; A Promoção da Autorregulação da
Aprendizagem das Crianças a partir do Diário de Grupo; Retrato de uma pandemia no
jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de
docentes; Espaço Físico e Aprendizagem: Um Estudo em Contexto de Jardim de Infância
e 1º Ciclo do Ensino Básico; Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do
Ensino Básico; Mindfulness na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Um Estudo Exploratório; Desenvolvimento da Criatividade nas crianças em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; A Literatura para a Infância como
Promotora das Aprendizagens de Estudo do Meio; Cidadania e bem-estar animal no 1.º
e no 2.º Ciclo do Ensino básico: Estudos de caso com o modelo dos 7E; Desafios
Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo; Reflexão sobre Práticas de
Educação Inclusiva no Contexto de Iniciação à Prática: Processo de Autoformação.
Description
Keywords
formação inicial de professores investigação poder da investigação investigação-reflexão-ação capacitação dos educadores/professores p
Citation
(2022). A investigação na formação inicial de professores. Instituto Politécnico de Santarém /ESE, Santarém. ISBN 978-989-54983-8-3
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém /ESE