Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.23 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os artigos apresentam questões relativamente à organização do ambiente educativo assim como preocupações em promover uma pedagogia diferenciada que dê uma resposta efetiva e eficaz ao público cada vez mais diversificado que frequenta o ensino superior. Uma das grandes questões que emergiu nos debates do congresso e que se evidencia nesta publicação é a necessidade de uma cada vez melhor contextualização e flexibilidade das práticas educativas a nível organizacional e pedagógico que responda às preocupações com a qualidade e a diversidade.
Com efeito, a urgência em refletir sobre a pedagogia do ensino superior de forma dialógica, diferenciada e flexível, por vezes entra em contradição com alguns constrangimentos a nível organizacional, ou com a imposição de uma certa uniformidade perante a crescente diversidade no ensino superior - na oferta formativa, na formação do corpo docente e nas características dos estudantes e das estudantes que o procuram.
As constantes mudanças que experienciamos, a imprevisibilidade da atualidade, necessitam respostas mais contextualizadas e diferenciadas, o que por sua vez exige um maior investimento na formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Foi esta preocupação que originou a criação da rede CNAPPES e é esta preocupação que continua a fomentar o seu desenvolvimento.
Description
Keywords
práticas pedagógicas ensino superior inovação metodologias ativas
Citation
Loureiro, A.; Rocha, D.; Cardona, M. J. & Lopes, R. (Eds.). (2020). CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Atas]. Instituto Politécnico de Santarém. ISBN 978-972-95259-8-8.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém