Browsing by Issue Date, starting with "2014-03"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Perfil do Supervisor Pedagógico do 1ºCEB: um estudo de casoPublication . Salgueiro, SílviaA presente investigação enquadra-se na temática da Supervisão e Orientação Pedagógica e tem como objetivos: compreender o pensamento e conceções de Professores do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) sobre a Supervisão Pedagógica; analisar e caraterizar práticas supervisivas de Professores do 1º CEB; analisar e caraterizar perfis de competências do supervisor pedagógico; assim como definir uma proposta de perfil de competências do supervisor pedagógico no 1º CEB. Sabendo que o perfil do professor e do supervisor tem sofrido alterações ao longo do tempo, hoje, mais do que nunca, o professor e o supervisor são chamados a desempenhar um papel pluridimensional, o que leva a um perfil mais complexo. Daí a importância de desenvolver o perfil de competências do supervisor, nomeadamente no 1º CEB. Esta investigação decorreu num contexto educativo específico, o concelho de Abrantes, e optámos por utilizar uma abordagem predominantemente qualitativa, ainda que tenham também sido tratados dados quantitativos, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Foi aplicado a setenta e sete professores do 1.º CEB, um inquérito por questionário; e a seis professores que fazem parte da equipa da direção dos agrupamentos em estudo, um inquérito por entrevista (semiestruturada). Os dados obtidos foram analisados através de um programa estatístico, no caso dos questionários, e através da análise de conteúdo, no caso das entrevistas e dos recursos documentais. Depois de analisados e discutidos os dados obtidos, consideramos ter atingido os objetivos a que nos propusemos, tendo sido possível desenhar uma proposta de perfil de competências do supervisor pedagógico do 1º CEB, implicando os próprios professores do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam a supervisão como uma atividade ligada à orientação, à avaliação, às competências profissionais e à inovação. Contudo, podemos concluir que é crucial um quadro referencial de competências que se tornem úteis para o desempenho pessoal e profissional do supervisor do 1º CEB. Este estudo reforçou a nossa convicção de que, cada vez mais, os professores do 1º CEB devem saber assumir o papel de supervisão pedagógica dos seus pares como uma mais-valia para o seu desenvolvimento profissional, de modo a que desempenhem as suas funções de uma forma correta e adequada, potenciadora do desenvolvimento próprio e dos outros.
- Competences for collaboration and knowledge sharing in digital society - a case study with an erasmus intensive programmePublication . Messias, Inês; Loureiro, AnaWith the advent of social and collaborative environments, students became more active and participative - they not only have access to contents but also create and share them, becoming proactive. Communication has evolved, and with this evolution came the new media and the possibility of live conferencing, video sharing, social networking, collaborative tools, allowing the student to create, work collaboratively and communicate in a more direct way with their peers and their teachers. Instead of merely searching for information, applications such as bookmarking, feeds, tweeter and pinboards, digital portfolios, etc., along with the possibility of creating your own personal webpage, today’s Web gives students also the chance to create a PLE - A Personal Learning Environment. A PLE “recognizes that learning is continuing and seeks to provide tools to support that learning” (Attwell, 2007). The Individuals are responsible for the management of their own learning environment and for the selection of tools and contexts where learning will take place. Students need to acquire certain skills and competences, specific of a digital and connected society, in order to “effectively benefit from e-government, e-learning and e-health services, and participate actively in the knowledge society as co-creators, and not simply consumers, as highlighted by the European e-skills strategy” (McCormack, 2010). To only possess hard skills (that comes with experience and formal education) may not be enough to get someone a job. Besides e-skills and e-literacy competences, soft and social skills are also required. These can be practiced and enhanced in virtual environments. Digital literacy, and therefore e-skills, are transversal competences needed to every citizen. In this paper we will present the results of a case study carried out with attendees of an Erasmus Intensive Programme, which has promoted the development of digital literacies among participants. The Programme took place during 2013 summer and involved students and teachers (of teacher education and social service fields) from 3 different countries. The classes covered different tools and 12 tutors were involved. The main objectives were to provide students with information and communication technologies (ICT) skills for a digital society, namely: • Identification of students’ competencies in ICT; • Present students with different available collaboration tools by exploring the web 2.0; • Selection of specific tools to create students' personal learning environment (PLE); • Acquire necessary knowledge to master the selected tools; • Work collaboratively with the web 2.0 tools; • Establish methods for instruction and course design based on Web 2.0 (teacher education) with the goal to integrate technology enhanced learning and individual knowledge management in educational processes. At the end attendees were able to: • Master the different tools & services; • Be capable to use and select the most adequate web 2.0 tools & services; • Create and manage their PLE; • Share and to work collaboratively; • Be digitally skilled.
- A formação de professores e educação inclusiva: o desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e PríncipePublication . Piscalho, IsabelEste artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico. Este, visa desenvolver estratégias de formação e apoio ao trabalho desenvolvido pelas escolas do ensino básico em São Tomé e Príncipe, é apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O projeto torna-se inovador por estar a apoiar a definição de uma política para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente nas escolas, uma das grandes lacunas do sistema educativo do país. Deste modo, prevê-se a colaboração na identificação, a nível nacional, das crianças com necessidades educativas especiais existentes, em colaboração com os serviços de saúde, ONG, docentes e diretores das creches, jardins de infância e escolas do ensino básico. Paralelamente, visando a construção de um modelo de formação para o trabalho específico com estas crianças, estão a ser recolhidos nos diferentes distritos do país testemunhos de educadores e professores, que serão analisados e trabalhados nos documentos de apoio a organizar para as atividades formativas a desenvolver. Assim, apresentar-se-ão os objetivos e metodologias deste trabalho, assim como alguns dos dados recolhidos.
- A participação da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.Publication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa ClaúdiaEntre 2010 e 2013 uma equipa da ESE de Santarém integrou o Projeto TODDLER, coordenado pela Universidade Stavanger (Noruega), e no qual participam instituições do ensino superior de mais 6 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Reino Unido e Roménia. Com uma duração de 3 anos, este projeto, financiado através de um dos Programas Comenius, foi concebido com base nas recomendações do estudo da Eurydice (2009).3 Apesar do reconhecimento da relevância da qualidade da resposta educativa para as crianças com menos de 3 anos, em muitos países, como em Portugal, esta resposta continua a ser alvo de várias indefinições. Com este Projeto, entre outros aspetos, está prevista a caracterização da realidade dos países intervenientes e a organização de materiais para a formação de profissionais que trabalham com este grupo etário. O trabalho realizado pela equipa da ESE, para além da caracterização da realidade portuguesa, teve como principal finalidade o estudo do envolvimento parental, auscultando as famílias e pesquisando projetos e exemplos de práticas em Portugal e nos vários países parceiros do projeto. Nesta comunicação apresentamos uma síntese dos fundamentos e descrição do trabalho feito e as implicações deste projeto a nível da formação. Destacamos um guião construído no final do Projeto para ser usado tanto a nível da formação inicial como contínua.
- A Supervisão em Cursos de Formação Inicial para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, SuzanaEsta pesquisa pretende estudar diferentes cursos de licenciatura da formação inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrados nas Escolas Superiores de Educação de Leiria, Santarém e Castelo Branco, entre os anos letivos 1998/1999 e 2006/2007. Num primeiro momento, esta pesquisa baseia-se na análise dos planos de estudo dos referidos cursos, procurando estudar a relação entre as dimensões teórica e prática da formação. Num segundo momento, e ouvindo professoras formadas nos cursos de licenciatura, é aprofundada a análise da relação teoria-prática e caracterizada a supervisão desenvolvida durante os estágios. Para uma melhor contextualização e compreensão dos cursos de licenciatura, também é realizada uma análise dos planos de estudo de cursos, ministrados nas instituições citadas, que os antecederam (antigo curso do Magistério Primário, ano letivo 1978/1979, e primeiros cursos de bacharelato das Escolas Superiores de Educação, ano letivo 1986/1987) e sucederam (cursos definidos no período imediatamente posterior à implementação do Processo de Bolonha, anos letivos 2007/2008 e 2008/2009). No final desta pesquisa, e considerando a análise dos planos de estudo, verifica-se que, comparativamente com os cursos anteriores e posteriores, as licenciaturas estudadas parecem revelar uma articulação mais equilibrada entre teoria e prática, aspeto também salientado durante as entrevistas. No entanto, o equilíbrio entre as dimensões teórica e prática da formação não é revelador de práticas supervisivas próximas das necessidades das formandas. Os resultados desta pesquisa indicam que, mais importante do que existir um equilíbrio entre teoria e prática, é fundamental que se considere a organização e o desenvolvimento do apoio supervisivo durante os estágios, que depende muito das características pessoais e profissionais dos supervisores.
- Bom aluno-Boa aluna. Conceções de docentes do 1º Ciclo do ensino básico. O papel da formaçãoPublication . Pereira, Ana Luísa Vieira; Cardona, Maria JoãoEste trabalho pretende compreender a influência do género nos desempenhos escolares, do ponto de vista dos/as docentes, e analisar o papel da formação na (re)construção das suas conceções educativas. Para a realização desta pesquisa, integrada num projeto que Escola Superior de Educação de Santarém está a desenvolver com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, recorremos a cem docentes de um concelho do distrito de Santarém; e a dezassete docentes que integraram uma oficina de formação sobre Género e Educação para a Cidadania realizada na ESES. Numa primeira fase foram inquiridos professores/as do 1º. ciclo e educadoras de infância. Numa segunda fase, com os/as formandos/as da oficina também foram realizados questionários e entrevistas, antes e depois da formação, tentando estudar o seu impacto relativamente às questões de género nas práticas educativas. No final, refletindo como através da formação é possível promover um maior questionamento das práticas educativas, motivando uma mudança de atitude relativamente ao trabalho das questões de género, apresentamos um modelo de grelha de autoavalição/autoformação.
- A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo:Atividades de Enriquecimento Curricular – Que perceção?Publication . Bento, SusanaA presente investigação enquadra-se nos trabalhos de pesquisa dos estudos curriculares. Foi realizada no sentido analisar, descrever e problematizar a implementação do conceito de escola a tempo inteiro no 1º ciclo do Ensino Básico. Procurámos aferir qual a influência das Atividades Extra Curriculares (AEC) no processo de desenvolvimento do currículo, na cultura e no clima da escola, no aproveitamento e comportamento dos alunos numa escola em constante adaptação a novas realidades educativas. Do ponto de vista social, a “Escola a Tempo Inteiro” é, para muitas famílias, uma medida relevante, garantindo que as crianças possam estar na escola enquanto encarregados de educação desenvolvem as suas atividades profissionais. Assim, com o alargamento do período permanência na escola reveste-se de particular importância a qualidade das AEC que a escola oferece. Do ponto de vista da estrutura deste trabalho, procedeu-se de acordo com os objetivos propostos, ou seja, fizemos uma revisão bibliográfica que subsidia o enquadramento teórico onde se procurou compreender teoricamente a problemática em questão, com base em autores que escreveram sobre o tema. Na componente prática, analisámos o caso de um grupo de sessenta e seis alunos de três turmas do 3º e 4º anos de escolaridade e respetivas professoras titulares de turma, recorrendo a uma metodologia de investigação com duas fases de investigação empírica. A primeira fase, de natureza mais quantitativa, centrou-se nos aspetos que caracterizam os alunos (idade, género) e nas variáveis que possibilitam compreender a sua opinião sobre as atividades de enriquecimento curricular, permitindo identificar disposições dentro da população em estudo. A segunda fase, de natureza mais qualitativa, visou conhecer, através da técnica da entrevista, a posição das professoras titulares de turma e dos professores das AEC, face à implementação das atividades de enriquecimento curricular na escola. Tivemos ainda em consideração conversas informais, a observação participante, registando também alguns dados em grelhas de observação, na medida em que desenvolvemos a nossa atividade profissional nesse contexto. Da análise feita aos dados recolhidos foi possível chegar a algumas conclusões que dão relevo à importância das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) nas Escolas do 1.º Ciclo Ensino Básico do agrupamento em estudo. Constatou-se, também, que as AEC têm uma dimensão sociocultural evidente, pela sua dimensão socioeducativa. Deste estudo, emerge a necessidade envolver as crianças a partir da determinação dos seus verdadeiros interesses, fomentando o máximo potencial de cada individuo nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Salientaram-se ainda outros aspetos não menos relevantes, que poderão interferir negativamente com a qualidade do serviço prestado neste novo conceito de Escola a Tempo Inteiro, nomeadamente o método de seleção e recrutamento dos professores das AEC; a falta de tempo para supervisão e articulação com os PTT; as condições físicas e/ou materiais deficitárias na maioria das escolas e ainda o facto de os alunos permaneceram sete horas no mesmo espaço físico.
- O underpricing inicial e as empresas cotadas na Euronext LisbonPublication . Isola, Matias Nicolás; Ferreira, Fernando Alberto FreitasA presente dissertação de mestrado pretende apurar qual o nível do underpricing inicial nas empresas cotadas na Euronext Lisbon (outrora designada por Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP)), num período temporal (1990-2010) que inclui os efeitos da atual crise financeira mundial. Nesse sentido, pretendemos igualmente apurar quais as razões para o nível de underpricing das Initial Public Offering (IPOs) encontrado na Euronext Lisbon. Para efeitos de investigação, serão utilizados dois métodos de análise: um para o curto prazo (i.e. retorno anormal de mercado ajustado (MAAR)); e outro para o longo prazo (onde são utilizados os retornos anormais buy-and-hold (BHAR)). Os resultados obtidos mostram a existência de uma fraca eficiência no mercado português, gerando um underpring para as IPOs no curto prazo com MAARs positivos para o 1º e 5º dias de negociação. A mesma situação se verifica para o longo prazo, onde as empresas apresentam BHARs positivos para os primeiros 12 e 24 meses de negociação. Estes resultados permitem concluir que, no longo prazo, a eficiência melhora, eliminando o efeito do underpricing inicial.
- Festividades sazonais e comunitárias no currículo em educação de infânciaPublication . Santos, Tânia Andreia Pinto dos; Sá, Maria TeresaO presente relatório engloba o percurso formativo ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e Jardim de Infância, refletindo as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, assim como a emergência de questões decorrentes da prática. A problemática estudada, centrada nas valências de Creche e de Jardim de Infância, refere-se à Importância das festividades sazonais e comunitárias num currículo em Educação de Infância. A partir da abordagem do significado e importância das festividades feita por alguns autores, o presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância atribuída pelas educadoras de infância à celebração das festividades, quais as datas que privilegiam, os motivos que justificam essas escolhas, assim como as implicações que identificam para as aprendizagens e para o desenvolvimento infantil. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por entrevista. Conclui-se que nas duas valências as profissionais integram no trabalho educativo a comemoração de determinados dias festivos, garantindo a sua importância e considerando que promovem aprendizagens em todas as áreas do desenvolvimento.
- O uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na Educação de InfânciaPublication . Santos, Rita Isabel Maia dos; Luís, HelenaO presente relatório procura por um lado, dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de creche e jardim de infância, analisando as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, e por outro, refletir acerca das questões emergentes da prática profissional. Neste sentido, a questão de investigação prende-se com o uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na educação de infância. A metodologia adotada situa-se no âmbito de um estudo qualitativo de carácter exploratório, em que a recolha de dados foi efetuada através da realização de inquéritos por entrevista a educadoras que adotam esta estratégia. Este trabalho leva-nos a reconhecer a importância do portefólio como uma excelente estratégia de avaliação para as crianças, quer do ponto de vista das suas aprendizagens, quer na capacidade de análise e reflexão.