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Advisor(s)
Abstract(s)
Entre 2010 e 2013 uma equipa da ESE de Santarém integrou o Projeto TODDLER,
coordenado pela Universidade Stavanger (Noruega), e no qual participam instituições
do ensino superior de mais 6 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Reino
Unido e Roménia. Com uma duração de 3 anos, este projeto, financiado através de um
dos Programas Comenius, foi concebido com base nas recomendações do estudo da
Eurydice (2009).3
Apesar do reconhecimento da relevância da qualidade da resposta educativa para as
crianças com menos de 3 anos, em muitos países, como em Portugal, esta resposta
continua a ser alvo de várias indefinições. Com este Projeto, entre outros aspetos, está
prevista a caracterização da realidade dos países intervenientes e a organização de
materiais para a formação de profissionais que trabalham com este grupo etário. O
trabalho realizado pela equipa da ESE, para além da caracterização da realidade
portuguesa, teve como principal finalidade o estudo do envolvimento parental,
auscultando as famílias e pesquisando projetos e exemplos de práticas em Portugal e
nos vários países parceiros do projeto.
Nesta comunicação apresentamos uma síntese dos fundamentos e descrição do
trabalho feito e as implicações deste projeto a nível da formação. Destacamos um guião construído no final do Projeto para ser usado tanto a nível da formação inicial
como contínua.
Description
Keywords
envolvimento parental educação de infância igualdade de oportunidades
Citation
Cardona, M.J.; Piscalho, I.; Uva, M.; Luís, H. & Tavares, T.C. (2014). A participação da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida. Revista da UIIPS, 2(2), 358-370.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém