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- A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexãoPublication . Raposo, Albertina; Marques, Hugo; André, Céu; Coelho, La Salete; Colaço, Susana; Fernandes, Sandra; Gonçalves, Teresa; Margarida, Silveira; Uva, MartaAs possibilidades de integração e/ou o reforço das temáticas de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento na formação de professores/as bem como a implementação e disseminação de atividades nos Agrupamentos de Escolas, partindo do princípio que estes representam espaços privilegiados para a participação e a construção do futuro das sociedades, representam uma oportunidade de contributo efetivo para a transformação social. É neste pressuposto que surge o Projeto Escolas Transformadoras. Tendo como parceiros uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (Fundação Gonçalo da Silveira) e três Escolas Superiores de Educação integradas em Institutos Politécnicos (Beja, Santarém e Viana do Castelo) o Projeto Escolas Transformadoras propõe-se pensar a escola enquanto agente de cidadania que promove o pensamento crítico, a criatividade, modelos inovadores de ensino/aprendizagem que contribuem para repensar a Educação para a Cidadania, na sua dimensão de Educação para a Cidadania Global e Desenvolvimento. Este artigo, assente nos resultados que se visam alcançar e nas atividades a desenvolver, é uma proposta de reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho colaborativo e a importância do cuidar da relação nas suas diferentes dimensões e esferas de atuação.
- Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativosPublication . Fernandes, Sandra; Gonçalves, Teresa; Silveira, Margarida; Uva, Marta; Marques, Hugo; Coelho, La Salete; Raposo, Albertina; Piedade, Ana; André, Céu; Teixeira, Leonor; Fernandes, José Pedro; Colaço, SusanaNum mundo em tão rápida mudança e cada vez mais complexo e global, o sistema educativo deve permitir conhecer, compreender, refletir e agir/interagir de forma interdisciplinar/transdisciplinar resultando daqui visões mais ricas e diversas sobre os conceitos, práticas mais tolerantes porque melhor compreendidas e eventualmente, contributos para a promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas com vista a um desenvolvimento sustentável. À luz da Educação para o desenvolvimento, aspetos como a) A promoção de pensamento crítico e eticamente comprometido; b) A promoção constante da desconstrução de estereótipos e da defesa da não discriminação; c) A promoção de processos de aprendizagem participativos, colaborativos e horizontais, direcionados para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilização na aprendizagem e na ação; ou ainda d) A promoção de aprendizagens que interliguem, de forma complexa e não linear, diferentes saberes e níveis de análise (locais, transnacionais e globais; individuais e coletivos) e que promovam abordagens interculturais, fazem parte dos caminhos de aprendizagem que a Escola deve facilitar. É neste enquadramento que a colaboração entre instituições do ensino superior e organizações da sociedade civil pode assumir um papel importante no percurso de promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas. O percurso que foi sendo feito por quatro entidades – três Escolas Superiores de Educação e uma Organização da Sociedade Civil – procura ser uma dessas experiências de colaboração com vista a contribuir para novos paradigmas educativos. Este artigo tem por objetivos a) identificar caminhos que possam ajudar a ultrapassar algumas barreiras a partir de algumas práticas desenvolvidas nos Institutos Politécnicos de Beja, Santarém e Viana do Castelo no âmbito do Projeto Escolas Transformadoras; e b) refletir sobre o modo como o trabalho colaborativo pode contribuir para aumentar as oportunidades de construção de conhecimento. Indicamos a metodologia de trabalho usada e apresentamos os resultados das diferentes atividades desenvolvidas. Os exemplos apresentados evidenciam o quanto ainda falta caminhar para uma cultura de pensamento crítico verdadeiramente instalada e reforçam a ideia de que as redes de trabalho colaborativo promovem de forma significativa a construção de conhecimento, as competências adquiridas e a possibilidade de desenvolver ações concretas.
- Educação e desenvolvimento: do compromisso local à cidadania globalPublication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Uva, Marta; Colaço, SusanaA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) tem vindo a desenvolver todo um trabalho com vista à promoção da igualdade de género na educação de infância e na escola. Têm sido desenvolvidas várias ações ao nível da investigação, formação e construção de materiais, perspetivando as questões de género e a educação para a cidadania nas práticas educativas e na formação docente. Mais recentemente, foi identificada a necessidade de alargar o trabalho desen volvido, considerando toda a comunidade educativa – desde os estudantes aos parceiros locais, pelo que foi constituído um grupo de trabalho para refletir e planear ações promotoras de processos da educação para o desenvolvimento, em conformidade com a sua missão e com a importância da conso lidação do compromisso das instituições educativas na concretização de respostas às desigualdades e injustiças sociais a nível local e global. Neste contexto, foi organizado um primeiro Encontro: Educa ção e Desenvolvimento com as seguintes finalidades: (i) Estabelecer um compromisso local no âmbito da educação para o desenvolvimento (com instituições locais e parceiras na missão socioeducativa da ESE-IPSantarém); (ii) Debater conceitos e práticas de educação para o desenvolvimento e para a cidadania; (iii) Divulgar projetos de educação para o desenvolvimento; (iv) Planear novas ações numa dinâmica «local-global-local». O objetivo desta comunicação é apresentar este processo de parceria, nomeadamente as perspetivas de futuro que se vão delineando com a criação de uma rede local, onde se aproximam as instituições do ensino superior, os agrupamentos escolares e várias organizações da so ciedade civil locais, mediante a participação em projetos de investigação e formação. Com a integração deste grupo na 2.ª edição do projeto Sinergias ED no início de 2017, está a ser planeado um conjunto de ações com os membros da Rede de onde se destacam a realização de oficinas para a testagem do referencial criado na 1.ª edição deste projeto. Paralelamente, planeamos atividades conjuntas entre os parceiros, aproximando metodologias da educação formal e não formal no processo de educação para o desenvolvimento. Do trabalho realizado evidencia-se a possibilidade da concretização de projetos diversificados e o impacto que estes terão na melhoria de práticas na formaç
- Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformaçãoPublication . Guedes, Sara; Piscalho, Isabel; Uva, MartaTodas as crianças deverão ter direito à aprendizagem no quadro de uma educação de qualidade e, efetivamente, inclusiva. Todavia, os processos de Educação Inclusiva (EI) têm sido uma problemática constantemente presente na prática pedagógica e profissional dos/as docentes desde a formação inicial. É muito importante que um/a docente, em qualquer nível de ensino, seja promotor de uma educação de, com e para todos/as, independentemente das diferenças e características da pessoa. Uma escola inclusiva é aquela que abre as portas e garante que, à saída, os/as aprendentes conseguiram alcançar aquilo a que têm direito, ancorada num perfil de base humanista e no desenvolvimento de valores e competências que os/as torna aptos/as ao exercício de uma cidadania ativa, exercida em liberdade, democracia e bem-estar (Costa, 2018).
- Envolvimento parental na educação das crianças pequenas. Guião de trabalho para profissionais de educação de infânciaPublication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa ClaúdiaGuia para apoio ao trabalho com as familias na educação de infancia
- Parental involvement in Toddler Education. Guidelines for teachersPublication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa ClaudiaThis book is based on the European funded project Towards Opportunities for Disadvantaged and Diverse Learners on the Early childhood Road (TODDLER)1 . This project brought together professionals from nine universities across eight countries; Belgium, Denmark, England, Germany, Norway, Portugal, Romania and Spain to collaboratively work on the education and care of very young children. The project’s acronym TODDLER indicates that we are dealing with one to two years olds, as the English term toddler denotes “the young child that has recently learned to walk”.
- The analytical tools to work gender-equality issues at the pedagogical practices and formative levelPublication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, MartaWe will present a project developed with the support of the Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género» (CIG ) - Committee for Citizenship and Gender Equality which intends to study the way teachers (in the preschool and elementary school) work on gender questions with the children and the difficulties they have and feel in that work. We will also present some results from the data analysis we gathered, directly from the classes, about the children’s gender representations (what is it to be a man, woman, boy and girl); the teachers and children’s "good student" representations and also their implications in the boys’ and girls’ school performances. Based on this work we intend to build resources and analytical tools to improve gender-equality issues in pedagogical practices and in teacher training. In the workshop, we also presented how this material can help teachers’ reflection about their own educative and pedagogical work.
- A participação da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.Publication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa ClaúdiaEntre 2010 e 2013 uma equipa da ESE de Santarém integrou o Projeto TODDLER, coordenado pela Universidade Stavanger (Noruega), e no qual participam instituições do ensino superior de mais 6 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Reino Unido e Roménia. Com uma duração de 3 anos, este projeto, financiado através de um dos Programas Comenius, foi concebido com base nas recomendações do estudo da Eurydice (2009).3 Apesar do reconhecimento da relevância da qualidade da resposta educativa para as crianças com menos de 3 anos, em muitos países, como em Portugal, esta resposta continua a ser alvo de várias indefinições. Com este Projeto, entre outros aspetos, está prevista a caracterização da realidade dos países intervenientes e a organização de materiais para a formação de profissionais que trabalham com este grupo etário. O trabalho realizado pela equipa da ESE, para além da caracterização da realidade portuguesa, teve como principal finalidade o estudo do envolvimento parental, auscultando as famílias e pesquisando projetos e exemplos de práticas em Portugal e nos vários países parceiros do projeto. Nesta comunicação apresentamos uma síntese dos fundamentos e descrição do trabalho feito e as implicações deste projeto a nível da formação. Destacamos um guião construído no final do Projeto para ser usado tanto a nível da formação inicial como contínua.