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Advisor(s)
Abstract(s)
As possibilidades de integração e/ou o reforço das temáticas de Educação para a
Cidadania Global e Desenvolvimento na formação de professores/as bem como a
implementação e disseminação de atividades nos Agrupamentos de Escolas, partindo do
princípio que estes representam espaços privilegiados para a participação e a construção
do futuro das sociedades, representam uma oportunidade de contributo efetivo para a
transformação social. É neste pressuposto que surge o Projeto Escolas Transformadoras.
Tendo como parceiros uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
(Fundação Gonçalo da Silveira) e três Escolas Superiores de Educação integradas em
Institutos Politécnicos (Beja, Santarém e Viana do Castelo) o Projeto Escolas
Transformadoras propõe-se pensar a escola enquanto agente de cidadania que promove o
pensamento crítico, a criatividade, modelos inovadores de ensino/aprendizagem que
contribuem para repensar a Educação para a Cidadania, na sua dimensão de Educação
para a Cidadania Global e Desenvolvimento. Este artigo, assente nos resultados que se
visam alcançar e nas atividades a desenvolver, é uma proposta de reflexão sobre o
desenvolvimento do trabalho colaborativo e a importância do cuidar da relação nas suas
diferentes dimensões e esferas de atuação.
Description
Keywords
educação para a cidadania educação para o desenvolvimento trabalho colaborativo trabalho em rede
Citation
Raposo, A.; Marques, H.; André, C.; Coelho, L. S.; Colaço, S.; Fernandes, S.; Gonçalves, T.; Silveira, M. & Uva, M. (2019). A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança