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Advisor(s)
Abstract(s)
Todas as crianças deverão ter direito à aprendizagem no quadro de uma educação de
qualidade e, efetivamente, inclusiva. Todavia, os processos de Educação Inclusiva (EI)
têm sido uma problemática constantemente presente na prática pedagógica e profissional
dos/as docentes desde a formação inicial.
É muito importante que um/a docente, em qualquer nível de ensino, seja promotor de uma
educação de, com e para todos/as, independentemente das diferenças e características da
pessoa. Uma escola inclusiva é aquela que abre as portas e garante que, à saída, os/as
aprendentes conseguiram alcançar aquilo a que têm direito, ancorada num perfil de base
humanista e no desenvolvimento de valores e competências que os/as torna aptos/as ao
exercício de uma cidadania ativa, exercida em liberdade, democracia e bem-estar (Costa,
2018).
Description
Keywords
educação inclusiva práticas pedagógicas narrativas de autoformação
Citation
Guedes, S. ; Piscalho,I. & Uva, M. (2022). Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds), A investigação na formação inicial de professores, 212-236. ISBN 978-989-54983-8-3
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém /ESE