Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O mapeamento de processos em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil: estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TRABALHO DE PROJETO_MAE_Rafhael.pdf2.24 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta pesquisa analisa o mapeamento de processos desenvolvida pela Comissão de Mapeamento de Processos de Negócios (CMPN) em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) brasileira. A partir de uma análise documental foi apresentado o histórico de iniciativas de gestão por processos da reitoria e do Campus objeto de estudo. Sob a forma de estudo de caso foi possível identificar, por meio de uma entrevista semiestruturada com os membros da CMPN, as motivações, as expectativas, a metodologia e os principais desafios enfrentados na implementação do mapeamento dos processos que até o encerramento deste trabalho se encontrava em andamento. Por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas foi possível aferir que na perceção dos gestores de ensino, pesquisa e extensão o mapeamento de processos impacta positivamente na qualidade do ensino. O gerenciamento de processos é uma abordagem que pode gerar maior eficiência na organização, no entanto, percebe-se que as particularidades do setor público brasileiro criam barreiras para que as iniciativas das IPES consigam atingir os fatores críticos de sucesso encontrados na literatura necessitando de modelos próprios.
This research analyzes the mapping of processes developed by the Business Process Mapping Commission (CMPN) in a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology, a Brazilian Public Institution of Higher Education (PIHE). The history of management initiatives by processes of the rectory and the Campus object of study. In the form of a case study, it was possible to identify, through a semi-structured interview with the members of the CMPN, the motivations, expectations, methodology and main challenges faced in the implementation of the mapping of processes that until the end of this work was in progress. Through the application of a questionnaire with closed questions, it was possible to verify that in the perception of teaching, research and extension managers, process mapping has a positive impact on the quality of teaching. Process management is an approach that can generate greater efficiency in the organization, however, it is clear that the particularities of the Brazilian public sector create barriers for IPES initiatives to achieve the critical success factors found in the literature, requiring their own models.

Description

Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

Keywords

gestão de processos mapeamento de processos qualidade do ensino instituição pública de ensino superior process management process mapping teaching quality public institution of higher education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue