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- O recurso ao MOOC como prática pedagógica inovadoraPublication . Loureiro, AnaNesta comunicação iremos apresentar a prática pedagógica, com recurso a MOOCs, implementada na Unidade Curricular (UC) de Cibersegurança em Contextos Socioeducativos (2.º ano, 4.º semestre) do curso de licenciatura em Produção Multimédia em Educação da Escola Superior de Educação de Santarém, onde se recorreu a metodologias e a estratégias de ensino e aprendizagem ativas e centradas no estudante. A introdução dos MOOCs na referida UC como recurso pedagógico surgiu no decurso da pandemia CoViD-19 aquando do ensino remoto de emergência (ERE) a que todos fomos sujeitos. Findo este período e com o regresso à normalidade da sala de aula presencial, alguns hábitos foram mantidos (requeridos) e transpostos / adaptados enquanto práticas pedagógicas inovadoras.
- O mapeamento de processos em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil: estudo de casoPublication . Santos, Rafhael Batista Vaz dosEsta pesquisa analisa o mapeamento de processos desenvolvida pela Comissão de Mapeamento de Processos de Negócios (CMPN) em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) brasileira. A partir de uma análise documental foi apresentado o histórico de iniciativas de gestão por processos da reitoria e do Campus objeto de estudo. Sob a forma de estudo de caso foi possível identificar, por meio de uma entrevista semiestruturada com os membros da CMPN, as motivações, as expectativas, a metodologia e os principais desafios enfrentados na implementação do mapeamento dos processos que até o encerramento deste trabalho se encontrava em andamento. Por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas foi possível aferir que na perceção dos gestores de ensino, pesquisa e extensão o mapeamento de processos impacta positivamente na qualidade do ensino. O gerenciamento de processos é uma abordagem que pode gerar maior eficiência na organização, no entanto, percebe-se que as particularidades do setor público brasileiro criam barreiras para que as iniciativas das IPES consigam atingir os fatores críticos de sucesso encontrados na literatura necessitando de modelos próprios.