Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A disciplina no exercício da parentalidadePublication . Lopes, Nuno; Ferreira, ReginaEste relatório resulta da aprendizagem no Estágio de Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem II e no Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. O objetivo é fundamentar as competências desenvolvidas no sentido de uma enfermagem avançada, através da prática baseada na evidência com recurso à Revisão Sistemática de Literatura, subordinada ao tema da disciplina no exercício da parentalidade. Inclui o enquadramento teórico sobre as áreas da parentalidade, a disciplina, o impacto no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar e a avaliação das competências parentais. A reflexão sobre as aprendizagens e atividades desenvolvidas. A Revisão Sistemática de Literatura, que questiona “Quais as competências parentais na área da disciplina, nos pais de crianças em idade pré-escolar?” com as evidências encontradas e a ligação à prática dos cuidados de enfermagem. Conclui-se que os enfermeiros têm um papel importante no apoio aos pais no exercício da parentalidade durante o desenvolvimento da criança, com consequente impacto no seu futuro e que se traduz em benefícios no comportamento das crianças e na relação pais-filhos. A avaliação das competências parentais contribui para a melhoria dos cuidados, permitindo desenvolver intervenções baseadas nas necessidades dos pais. Esta avaliação permite atestar o resultado das intervenções efetuadas e demonstrar ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem. This report is the result of the apprenticeship in the Child and Youth Health Nursing Internship II and the Master in Child and Youth Health Nursing. The objective is to base the competences developed towards an advanced nursing, through the practice based on evidence using the Systematic Review of Literature, subordinated to the subject of discipline in the exercise of parenting. It includes the theoretical framework on the areas of parenting, discipline, the impact on the development of pre-school children and the evaluation of parental competences. The reflection on the learning and activities developed. The Systematic Review of Literature, which questions "What are the parental competences in the area of the discipline, in the parents of preschool children?" with the evidence found and the connection to the practice of nursing care. It is concluded that nurses have an important role in supporting parents in the exercise of parenting during the development of the child, with a consequent impact on their future and that translates into benefits in children's behavior and parent-child relationship. The evaluation of parental competences contributes to the improvement of the care, allowing to develop interventions based on the needs of the parents. This evaluation allows to certify the results of the interventions carried out and to demonstrate health gains sensitive to nursing care.
- Papel do enfermeiro nos maus tratos/negligência das crianças - Preocupação contínuaPublication . Carvalho, Bruno; Ferreira, ReginaOs maus tratos à criança e jovem são um problema constante na nossa era atual, envolvendo diferentes formas de agressão: física, psicológica, negligência e abuso sexual. Assumindo com a evolução da situação contornos de gravidade progressiva consideramos fundamental a importância da identificação precoce e intervenção imediata nos serviços de saúde. Metodologia: Revisão Sistemática da Literatura, com pesquisa em bases de dados científicos (2012 - 2017). Objetivo: Conhecer a intervenção do enfermeiro na prevenção e encaminhamento de situações de maus tratos nas crianças e jovens, com recurso à prática baseada na evidência. Resultados: Evidências revelam a importância do alerta e da notificação o mais precoce possível por toda a equipa multidisciplinar. É importante o envolvimento e conhecimento da família em redor da criança e jovem. Os pares devem estar despertos para a problemática, desenvolvendo competências e formação na área. Conclusões: Mobilizar a prática baseada na evidência na área dos maus tratos a crianças e jovens contribui para uma intervenção de enfermagem de excelência. Child abuse is a constant problem in our present age, involving different forms of aggression: physical aggression, neglect, psychological aggression and sexual abuse. Assuming with the evolution of the situation contours of progressive gravity necessitating therefore early identification and immediate intervention in the health services. Methodology: Systematic Review of Literature, with research in scientific databases (2012 - 2017). Objective: To know the importance of nurses intervention in the prevention and referral of situations of abuse in children and young people, using recourse based on evidence. Results: Evidence reveals the importance of early warning and notification by the multidisciplinary team. It is important the involvement and knowledge of the family around the child and young person. The peers must be awake to the problem, developing skills and training in the area. Conclusions: Mobilizing evidence-based practice in the area of child and youth maltreatment contributes to a nursing intervention of excellence.
- Promoção da parentalidade potenciadora de desenvolvimento infantilPublication . Serra, MarisaNa sequência do percurso efetuado no estágio em contexto hospitalar, assente no Modelo de Enfermagem de Parceria de Cuidados de Casey, emergiu da reflexão da prática clínica, uma problemática de investigação. Conhecer intervenções de enfermagem promotoras de uma parentalidade potenciadora do desenvolvimento infantil na idade pré-escolar. A metodologia de investigação usada foi a revisão sistemática da literatura, com o formato da pergunta PI(C)O. A evidência, apesar de muito limitada nesta área revela que a atuação de enfermagem se centra na educação para a parentalidade sobre o exercício da parentalidade; na interação pais-filhos positiva; e sobre o desenvolvimento infantil, através de programas para pais, que podem ser aplicados em contexto domiciliário e escolar. Os resultados são positivos para pais e filhos, com benefícios significativos no desenvolvimento infantil, durante os primeiros cinco anos de vida da criança. As a result of the experience gained during the in-practice internship, and based on Casey”s Partnership Model of Nursing Care, a research issue has emerged from the author”s insight about the clinical practice: the identification of nursing interventions that promote parenting that enables child development at preschool age. The research method used was systematic literature review, using the PI(C)O question format. The evidence found, although very limited in this area, reveals that the nursing practice focuses on parenting education on parenting exercise; on positive parent-child interactions; and on child development through parenting programs which can be applied at home and at school context. Outcomes are positive, both for parents and children, with significant benefits for child development during the first five years of life.
- Promoção de perceções parentais adequadas na obesidade infantil: que intervenções de enfermagemPublication . Escudeiro, Catarina; Ferreira, ReginaA obesidade tem vindo a aumentar drasticamente em Portugal, afetando com especial relevo cada vez mais crianças e adolescentes. A participação dos pais no processo de acompanhamento e intervenção de enfermagem à criança com problemas de obesidade é, assim, de fundamental importância. Estes nem sempre têm perceções adequadas do peso da criança o que dificulta uma intervenção válida Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2011 a 2016). Objetivo: Refletir criticamente as intervenções de enfermagem atendendo à PBE na área da Obesidade Infantil Resultados: O envolvimento dos pais é garantia para uma melhor prestação de cuidados à criança obesa. Evidenciam-se perceções muitas vezes inadequadas do excesso de peso ou obesidade por parte dos pais. Conclusões: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança com obesidade torna-se fulcral para perceber as razões das perceções parentais inadequadas e atuar sobre elas. Obesity has been increasing drastically in Portugal, especially affecting an escalating number of children and teenagers. Thus, it is of the utmost importance that parents take an active part in all nurse-led monitoring and assistance processes related to addressing child obesity. There are instances in which parents do not have an adequate perception of their children’s weight, making a valid nursing practice more difficult. Methodology: Systematic Literature Review, researching 2011-2016 data in scientific databases. Objective: To reflect critically nursing interventions given the evidence-based practice in the area of Childhood Obesity. Results: Parental involvement is a guarantee for better care for obese children. Evident perceptions often inadequate overweight or obese by the parents. Conclusions: Mobilizing evidence-based practice in child nursing care obesity becomes central to understand the reasons of inadequate parental perceptions and act on them.
- Resultados sensíveis em enfermagem para a população pediatricaPublication . Silvério, Luis; Ferreira, Maria ReginaO presente relatório consiste numa reflexão de todo o processo de aprendizagem resultante do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do Estágio de Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem II. Objetivos: Enquadrar a prática clínica baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura; avaliar e divulgar os resultados das ações de enfermagem e fundamentar as competências adquiridas no sentido de uma enfermagem avançada. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e foi formulada a pergunta: “Quais os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem, na população pediátrica?”. Resultados: As evidências científicas identificam e descrevem um conjunto de indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem, prestados a crianças/jovens, com potencial para refletir a sua qualidade. A codificação de dados clínicos mostra também resultados com potencial para refletir a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados a crianças/jovens e família, considerando as suas caraterísticas específicas. ABSTRACT This report is a reflection of the whole process of learning resulting from personal and professional development over Internship in Health Nursing of Children and Young II. Objectives: Framing clinical practice based on evidence, using the systematic review of the literature; evaluate and disseminate the results of nursing actions and support the skills acquired in the sense of an advanced nursing. Methodology: A systematic review of the literature was performed and was formulated the question: "Which outcomes are sensitive to nursing care in the pediatric population?". Results: The scientific evidence identifies and describes a set of indicators sensitive to nursing care provided to children/young people with the potential to reflect their quality. Clinical data coding also shows results with the potential to reflect the quality of nursing care provided to children/youth and family, considering its specific characteristics.
- Um olhar sobre o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar - Uma perspectiva da intervenção do enfermeiroPublication . Moita, Helena; Ferreira, Regina; Carreira, TeresaO desenvolvimento da criança é uma área pela qual os pais manifestam, frequentemente, particular preocupação. O Enfermeiro com competências em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem (ESCJ) tem um papel preponderante na avaliação, diagnóstico e promoção do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, bem como no estabelecimento de parcerias com os pais/família para obter o máximo potencial de saúde e bem-estar. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2005 a 2015). Objetivo: Analisar as intervenções de enfermagem em estágio com recurso à Prática Baseada na Evidência (PBE) na área da ESCJ. Resultados: Conhecer as principais características do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, para o poder avaliar, acompanhar e promover junto da criança/pais. Conclusões: A intervenção do enfermeiro com recurso à PBE na promoção e acompanhamento do desenvolvimento da criança é o caminho para uma intervenção atual com qualidade. Palavras-Chave: Enfermeiro, desenvolvimento infantil, idade pré-escolar, pais. ABSTRACT Children development is an area in which parents often express particular concerns. Nurse with expertise in Child and Youth Health Nursing plays an important role in the assessment, diagnosis and promoting the development of children of preschool age, as well as establishing partnerships with parents/family to reach the maximum potential of health and wellness Methodology: Systematic Literature review, with research in scientific databases (between 2005 and 2015). Objective: To analyse the nursing interventions with the use of evidence-based practice in Health Nursing Area, for Children and Youth. Results: Knowing the main characteristics of child development at preschool age, to be able to evaluate, monitor and promote with the child/parents. Conclusions: Nurse's intervention using evidence-based practice in the promotion and monitoring of child development is the way to an updated and quality intervention. Keywords: Nurse, child development, preschool age, parents.
- Estratégias para minimizar alterações do padrão de sono na crianças dos 0 aos 3 anosPublication . Lopes, Sandra; Serrano, Teresa; Duarte, JoaquimAtualmente existem cada vez mais crianças com hábitos de sono desajustados, que levam à exaustão dos pais, a um ambiente de tensão /stress nas relações familiares, afetando o equilíbrio cognitivo, emocional e afetivo. Sendo o sono um dos contributos mais importantes para a saúde física e mental da criança é fundamental que os enfermeiros estejam despertos para este problema e ajudem os pais a desenvolver estratégias de forma a reduzir as suas consequências. Informar, capacitar e encaminhar constituem o principal mote da intervenção do enfermeiro. Metodologia: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança/família com alteração de comportamento – o sono. Conclusões: O enfermeiro é o principal elo de ligação para minimizar o contexto ambiental, físico e psicossocial, tendo em conta as necessidades da criança/ família promovendo hábitos de sono saudáveis estabelecendo estratégias em parceria com os pais.Currently there are more and more children with dysfunctional sleep habits, which lead to the exhaustion of the parents and to a stress full environment/stress in the family relation ship, which affects cognitive emotional and affective balance. As sleep is one of the most important contributions to the physical and mental health of the child, it is critical that the nurses are alert to this problem and help the parents to develop strategies so as to reduce their consequences. Inform, train and guide are the main themes of nursing intervention. Methodology: Systematic review of literature. Objective: To mobilize PBE in nursing care for children /family with change in sleep – behavior. Conclusions: The nurse is the main link to minimize the environmental, physical and psycho social context, taking in to account the needs of the child/family promoting healthy sleep habits establishing strategies in partner ship with parents.
- Aquisição de competências em emergência pediátricaPublication . Henriques, Filipa; Ferreira, Regina; Amendoeira, JoséO pensamento crítico e julgamento clínico são dimensões essenciais na gestão de situações complexas, em que a simulação é uma estratégia de desenvolvimento profissional que possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e da segurança dos mesmos. Sentimos necessidade de pesquisa sobre simulação de emergência, qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem em situação de emergência pediátrica. Recorremos à revisão sistemática de literatura de modo a responder à pergunta "Qual a influência da simulação de enfermagem em emergência em contexto pediátrico na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem?" Enquadrando com os modelos de Parceria de cuidados de Anne Casey e da aquisição e desenvolvimento de competências de Dreyfus de Patrícia Benner. Os modelos referidos são mobilizados, respetivamente, com o objetivo de permitir o envolvimento da família no despiste de situações potencialmente geradores de emergência pediátrica e permitir que o enfermeiro possa desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias numa situação de reanimação cardiorrespiratória. Na pesquisa encontramos 20 artigos e selecionamos os 3 que melhor respondiam à pergunta PI (C) O através de critérios de inclusão e exclusão. As intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica neste contexto torna possível a aquisição e desenvolvimento de competências do domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais e no domínio da assistência à criança/jovem com a família na maximização da sua saúde. Estas integram as competências específicas legisladas no regulamento das competências comuns do enfermeiro especialista e regulamento das competências do enfermeiro especialista em saúde da criança e do jovem. Desta forma dão contributo à consolidação da autonomia profissional, nomeadamente nas dimensões: especialização do conhecimento; meta competência; ética e profissional idade, prática baseada na evidência e transferibilidade do conhecimento A oportunidade de treinar e simular, no local onde as crianças em situação critica são atendidas, promove a aquisição de competências técnicas, habilidades, competências emocionais em ambientes seguros, permitindo a reciclagem de conhecimentos, desenvolver o autoconhecimento , o trabalho de equipa, a segurança de cuidados e a eficiente gestão do risco bem como intervir antecipadamente, treinando o reconhecimento de sinais de instabilidade e reforçando a tomada de decisão em situação de emergência. Critical thinking and clinical judgment are essential dimensions in the management of complex situations; in the simulation is a professional development strategy that enables the acquisition and development of skills related quality improvement of nursing care and safety. We feel the need of research on simulation of emergency, safety and quality of nursing care in pediatric emergencies. Resorted to the systematic review of the literature in order to answer the question "What is the influence of emergency nursing simulation in pediatric settings to improve the quality of nursing care?" Fitting with the models of care Partnership Anne Casey and the acquisition and skills development Dreyfus Patricia Benner. The models listed are mobilized, respectively, with the goal of allowing family involvement in screening for potentially generating pediatric emergencies and allow nurses to develop the knowledge and skills needed in a situation of cardiopulmonary resuscitation. In the survey, we found 20 articles and selected the three that best answered the question PI(C) through the inclusion and exclusion criteria. The interventions of the nurse specialist in pediatric and child health in this context enables the acquisition and development of skills in the field of professional ethics and legal responsibility, improving the quality of care management, the development of professional learning and assistance in the field of the child / young person with family in maximizing their health. These take up the specific skills legislated in the common skills of specialist nurses and skills of specialist nurses in the health of children and young Ordinances. Thus give contribution to the consolidation of professional autonomy, particularly in dimensions: specialization of knowledge; meta competence; ethical and professional age, evidence-based practice and transferability of knowledge. The opportunity to train and simulate, the place where children in critical condition are met, promotes the acquisition of technical skills, skills, emotional skills in safe environments, enabling the recycling of knowledge, developing self-awareness, teamwork, safety care and the efficient management of risk and intervene early, training to recognize signs of instability and enhancing decision making in emergency situations.
- Brincar, arte de fazer sonhar! relação de amor entre pais e filhosPublication . Gonçalves, Maria; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesA dinâmica familiar tem vindo a alterar-se deixando cada vez menos tempo livre para que pais e filhos interajam. Efetuou-se uma revisão sistemática de literatura para encontrar a resposta à questão “Que resultados, ao nível da interação, advêm da intervenção do enfermeiro na promoção da brincadeira entre pais e filhos?”. Os resultados encontrados demonstraram que a relação lúdica entre pais e filhos poderia iniciar-se com diferentes objetivos mas que os resultados passariam pela promoção da relação,da comunicação edo desenvolvimento físico, cognitivo, da linguagem, e emocional e social. O enfermeiro ao promover a relação lúdica entre pais e filhos está a desenvolver uma competência específica do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, que é prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem, maximizando o potencial do desenvolvimento infantil. The family dynamics has changed, leaving increasingly less time for parents and children to interact. A systematic reviewof literature took place to find the reply to the question “. What role does the nurse have when promoting play between children and parents “. The results have shown that the playful relationship between parents and children could be initiated with different objectives but that these results would pass through the promotion of the relationship, the communication and the physical, cognitive, of the language, emotional and social development. When the nurse promote the playful relationship between parents and children, she/he is developing a specific ability related to Specialization of Nursing of Child and the Youth, Health and is giving specific care in reply to the necessities of the cycle of life and development of the child and the youth maximizing the potential of the infants development.
- A intervenção do enfermeiro na promoção da parentalidade: pais com criança em situação de doençaPublication . Silva, Elsa; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesCuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na criança/jovem e família. Considerando os pais, os melhores prestadores de cuidados, constituem-se parceiros na prestação de cuidados à criança. Assim, é fundamental que os Enfermeiros apoiem os pais durante as transições do ciclo de vida e desenvolvam intervenções que promovam a parentalidade com o objetivo de os dotar de competências parentais e de conhecimentos, para cuidarem dos seus filhos em situação de doença. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicos (2009 - 2014). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo Enfermeiro na promoção da parentalidade através da PBE. Resultados: Evidências revelam a importância dos cuidados centrados na família, embora complexos. O apoio aos pais, a relação de parceria e de confiança e a capacitação, são cruciais na promoção da parentalidade. Conclusões: Mobilizar a PBE na área da Parentalidade contribui para uma intervenção de enfermagem competente, científica e atual. Care in Paediatrics relates to a philosophy of care focused on the child/young person and their family. Being the parents the best caregivers, they become partners in the child caring. Hence, it is essential that Nurses support parents during lifecycle transitions and develop interventions that promote parenthood, aiming at equipping them with parental skills and knowledge so they can take care of their children in a disease situation. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2009 - 2014). Goal: Analyze the Nurse’s interventions when promoting parenthood through evidence-based practice. Results: Evidences show the importance of caring focused on the family, although complex. The support given to the parents, the partnership and trust relationship, as well as the empowerment are crucial in the promotion of parenthood. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at Parenthood contributes to a competent, scientific and current nursing intervention.