Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
34.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na sequência do percurso efetuado no estágio em contexto hospitalar, assente no Modelo de
Enfermagem de Parceria de Cuidados de Casey, emergiu da reflexão da prática clínica, uma
problemática de investigação. Conhecer intervenções de enfermagem promotoras de uma
parentalidade potenciadora do desenvolvimento infantil na idade pré-escolar.
A metodologia de investigação usada foi a revisão sistemática da literatura, com o formato da
pergunta PI(C)O.
A evidência, apesar de muito limitada nesta área revela que a atuação de enfermagem se centra na
educação para a parentalidade sobre o exercício da parentalidade; na interação pais-filhos positiva;
e sobre o desenvolvimento infantil, através de programas para pais, que podem ser aplicados em
contexto domiciliário e escolar.
Os resultados são positivos para pais e filhos, com benefícios significativos no desenvolvimento
infantil, durante os primeiros cinco anos de vida da criança. As a result of the experience gained during the in-practice internship, and based on Casey”s
Partnership Model of Nursing Care, a research issue has emerged from the author”s insight about
the clinical practice: the identification of nursing interventions that promote parenting that enables
child development at preschool age.
The research method used was systematic literature review, using the PI(C)O question format.
The evidence found, although very limited in this area, reveals that the nursing practice focuses on
parenting education on parenting exercise; on positive parent-child interactions; and on child
development through parenting programs which can be applied at home and at school context.
Outcomes are positive, both for parents and children, with significant benefits for child development
during the first five years of life.
Description
Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem
Keywords
Parentalidade Relação Parental Criança - Pre-escolar Desenvolvimento infantil
Citation
Serra, M. (2016). Promoção da parentalidade potenciadora de desenvolvimento infantil. Santarém: Escola Superior de Saude