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- Atividade física e saúde:benefícios de um programa combinado de exercício com visualização mental em doentes com ParkinsonPublication . Rodrigues, Maria João Alves; Cid, Luís; Silva, CarlosA prática regular e estruturada de atividade física (AF) pode contribuir com benefícios a nível físico, psicológico e cognitivo na Doença de Parkinson (DP). Adicionar ao treino físico a prática mental é amplamente vantajoso, porque permite ao doente de Parkinson treinar com sucesso tarefas em que, habitualmente, apresenta graves dificuldades, contribuindo não só para uma correta aprendizagem, como também para a sua autorrealização. Assim, constitui-se como objetivo da presente investigação, averiguar o impacto de um programa de exercício, isolado ou combinado com visualização mental (VM), na perceção de qualidade de vida, nos estados de humor, na severidade de sintomas depressivos e na capacidade motora de Doentes de Parkinson. Participaram no estudo 4 indivíduos com Doença de Parkinson, que se enquadravam entre os estágios 1 e 1,5 da escala de Hohen e Yahr, 2 praticaram somente exercício físico (grupo 1), os outros 2 completaram treino combinado (grupo 2). Para ambos os grupos, as sessões de exercício tinham a duração de 1 hora e realizavam-se 3 vezes por semana, ao longo de 12 semanas. Contemplavam sempre 30 minutos de atividade aeróbia, 10 minutos de treino de força e 10 minutos de treino de flexibilidade. A prática de visualização mental acontecia 2 vezes por semana, só para o grupo 2, em sessões de aproximada de 45 minutos. Para avaliar a eficácia da intervenção foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (BDI), o Perfil de Estados de Humor (POMS), o Questionário para a Doença de Parkinson (PDQ-39) e o Teste de Tempo para Levantar e Sentar (TUG). Com base nos resultados do nosso estudo, verificámos que a prática de exercício físico regular e de intensidade moderada teve um efeito positivo na perceção de qualidade de vida, na intensidade de sintomas depressivos, nos estados de humor e na capacidade motora dos participantes, pois, verificou-se melhorias nos dois grupos. Quando combinada com a prática de VM, os resultados foram mais marcantes. Verificou-se uma diferença de valores mais acentuada, entre a avaliação inicial (A1) e final (A3), no grupo que integrou o programa de exercício combinado com VM (grupo 2).
- Governance and innovation in rural territories:a network analysisPublication . Ferreiro, M. F.; Sousa, C.; Oliveira, PedroRural Territories are central in the search of responses to the current societal and economic challenges such as the economic crisis, desertification, climatic changes, and food security. Europe 2020 and the proposals related to CAP refer the need to deal with those problems through innovative and inclusive approaches. Thus, the knowledge of rural territories, namely governance forms regarding the development of innovation and the improvement of economic development constitute a priority. This paper addresses the governance aspects relate in the production and transformation of a Mediterranean product – cork in the so-called World Capital of Cork (Coruche), using a network analysis.
- Intervenções do Enfermeiro de Reabilitação que promovem a autonomia da pessoa dependente em processo de transição no autocuidado transferir-se.Publication . Santo, Sofia; Lourenço, José; Santos, JúliaEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, integrado na Unidade Curricular Estágio II e Relatório. Com a sua elaboração pretende‐se apresentar a análise e reflexão das competências adquiridas durante o ensino clínico, nos três contextos da prática profissional, com base nos modelos teóricos de Orem e Meleis. Pretendese ainda compreender se a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no âmbito da reeducação funcional motora promove o autocuidado transferir‐se na pessoa em processo de transição, através da revisão sistemática da literatura, após a formulação da pergunta de investigação com formato PI[C]O. A pesquisa foi efetuada na Plataforma EBSCO (2015/03/04) nas bases de dados: CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina. Foram pesquisados artigos em texto integral, publicados entre 2005 e 2015, utilizando as seguintes palavras‐chave: Nursing practice AND Rehabilitation AND Mobility. De um total de 6 artigos encontrados foram excluídos 3 após a leitura do título, resumo e introdução e incluídos 3 de acordo com os critérios previamente definidos. O conjunto da literatura argumenta que a pedra angular para a promoção da mobilidade é a prevenção da imobilidade, focando os objetivos dos cuidados de enfermagem de reabilitação, na melhoria da coordenação de movimentos, equilíbrio e tolerância, manutenção da força muscular e da força conjugada com a flexibilidade. Outros autores especificam intervenções com mais detalhe, explorando o papel do enfermeiro na performance dos exercícios de amplitude de movimento, sugerindo que estes podem ajudar a manter e melhorar a força muscular, o tónus, a mobilidade e a função cardiovascular dos pacientes. Da análise dos artigos foi possível constatar que autotransferir‐se é considerado um componente da mobilidade, quer no âmbito da avaliação inicial de enfermagem de reabilitação, quer no âmbito do planeamento e implementação das intervenções descritas como promotoras da mobilidade. Neste contexto, pode considerar‐se que as intervenções de enfermagem de reabilitação que promovem a mobilidade, promovem o autocuidado transferir‐se. This report comes under the Master in Rehabilitation Nursing, within the Course Stage II and Report. With its preparation is intended to present the analysis and reflection of the skills acquired during the clinical training, in the three contexts of professional practice, based on theoretical models of Orem and Meleis. It also aims to understand whether the intervention of the Specialized Rehabilitation Nursing within the motor functional re‐education promotes self‐care transfer in person in transition through systematic review of the literature, after the formulation of the research question with format PI [C] O. The research was carried out in EBSCO Platform (04/03/2015) in databases: CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Database of Systematic Reviews and MedicLatina. We searched full‐text articles published between 2005 and 2015, using the following keywords: Nursing pratice AND Rehabilitation AND Mobility. A total of 6 articles were excluded 3 after reading the title, abstract and introduction and included 3 according to predefined criteria. The literature argues that set the cornerstone for the promotion of mobility is the prevention of immobility, focusing on the goals of rehabilitation nursing care, improving coordination, balance and tolerance, maintaining muscle strength and flexibility combined with strength. Other authors specify interventions in more detail, exploring the role of nurses in the performance of range of motion exercises, suggesting that these can help maintain and improve muscle strength of patients, tone, mobility and cardiovascular function. The analysis of the articles was established that Auto transfer up is considered a mobility component, or under the initial assessment of rehabilitation nursing, both in planning and implementation of interventions described as promoters of mobility. In this context can be considered that the rehabilitation nursing interventions that promote mobility, promote selfcare transfers.
- Aquisição de competências em emergência pediátricaPublication . Henriques, Filipa; Ferreira, Regina; Amendoeira, JoséO pensamento crítico e julgamento clínico são dimensões essenciais na gestão de situações complexas, em que a simulação é uma estratégia de desenvolvimento profissional que possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e da segurança dos mesmos. Sentimos necessidade de pesquisa sobre simulação de emergência, qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem em situação de emergência pediátrica. Recorremos à revisão sistemática de literatura de modo a responder à pergunta "Qual a influência da simulação de enfermagem em emergência em contexto pediátrico na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem?" Enquadrando com os modelos de Parceria de cuidados de Anne Casey e da aquisição e desenvolvimento de competências de Dreyfus de Patrícia Benner. Os modelos referidos são mobilizados, respetivamente, com o objetivo de permitir o envolvimento da família no despiste de situações potencialmente geradores de emergência pediátrica e permitir que o enfermeiro possa desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias numa situação de reanimação cardiorrespiratória. Na pesquisa encontramos 20 artigos e selecionamos os 3 que melhor respondiam à pergunta PI (C) O através de critérios de inclusão e exclusão. As intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica neste contexto torna possível a aquisição e desenvolvimento de competências do domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais e no domínio da assistência à criança/jovem com a família na maximização da sua saúde. Estas integram as competências específicas legisladas no regulamento das competências comuns do enfermeiro especialista e regulamento das competências do enfermeiro especialista em saúde da criança e do jovem. Desta forma dão contributo à consolidação da autonomia profissional, nomeadamente nas dimensões: especialização do conhecimento; meta competência; ética e profissional idade, prática baseada na evidência e transferibilidade do conhecimento A oportunidade de treinar e simular, no local onde as crianças em situação critica são atendidas, promove a aquisição de competências técnicas, habilidades, competências emocionais em ambientes seguros, permitindo a reciclagem de conhecimentos, desenvolver o autoconhecimento , o trabalho de equipa, a segurança de cuidados e a eficiente gestão do risco bem como intervir antecipadamente, treinando o reconhecimento de sinais de instabilidade e reforçando a tomada de decisão em situação de emergência. Critical thinking and clinical judgment are essential dimensions in the management of complex situations; in the simulation is a professional development strategy that enables the acquisition and development of skills related quality improvement of nursing care and safety. We feel the need of research on simulation of emergency, safety and quality of nursing care in pediatric emergencies. Resorted to the systematic review of the literature in order to answer the question "What is the influence of emergency nursing simulation in pediatric settings to improve the quality of nursing care?" Fitting with the models of care Partnership Anne Casey and the acquisition and skills development Dreyfus Patricia Benner. The models listed are mobilized, respectively, with the goal of allowing family involvement in screening for potentially generating pediatric emergencies and allow nurses to develop the knowledge and skills needed in a situation of cardiopulmonary resuscitation. In the survey, we found 20 articles and selected the three that best answered the question PI(C) through the inclusion and exclusion criteria. The interventions of the nurse specialist in pediatric and child health in this context enables the acquisition and development of skills in the field of professional ethics and legal responsibility, improving the quality of care management, the development of professional learning and assistance in the field of the child / young person with family in maximizing their health. These take up the specific skills legislated in the common skills of specialist nurses and skills of specialist nurses in the health of children and young Ordinances. Thus give contribution to the consolidation of professional autonomy, particularly in dimensions: specialization of knowledge; meta competence; ethical and professional age, evidence-based practice and transferability of knowledge. The opportunity to train and simulate, the place where children in critical condition are met, promotes the acquisition of technical skills, skills, emotional skills in safe environments, enabling the recycling of knowledge, developing self-awareness, teamwork, safety care and the efficient management of risk and intervene early, training to recognize signs of instability and enhancing decision making in emergency situations.
- O contributo dos atores políticos e das instituições regionais para uma especialização inteligente nas áreas rurais:o caso do Vale do TejoPublication . Oliveira, PedroO objetivo deste artigo é analisar o contributo dos atores institucionais e políticos para uma especialização inteligente em meio rural, tomando como caso de estudo a fileira agroalimentar do Vale do Tejo. Neste sentido, analisam-se os fatores de natureza institucional suscetíveis de condicionar o desempenho da inovação nessa fileira e nessa região. Prova-se que o Estado exerce uma influência positiva na dinamização da inovação rural, mas carece de uma atitude mais proactiva e menos rígida em matéria de procedimentos administrativos. Urge, pois, o reforço da confiança e proximidade entre os ‘stakeholders’, nos termos formulados.
- Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infânciaPublication . Oliveira, Sónia de Jesus Frita de; Cardona, Maria JoãoO presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa conhecer as perceções de um grupo de Educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Baseando-se no quadro teórico, pretende-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas promotoras de desenvolvimento profissional e os fatores de constrangimento e de facilitação subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo como amostra 9 educadores que já trabalham no Jardim de Infância desta Instituição há mais de 12 anos. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, que se assume como particularista. Recolheu-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em formato áudio. Realizou-se a análise categorial dos dados, conduzindo à interpretação e discussão dos mesmos. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores relativamente à importância da supervisão, da colaboração e da reflexão no desenvolvimento profissional. Possibilitou também a identificação de fatores facilitadores ou impeditivos do desenvolvimento profissional. Os participantes na investigação revelam preocupação na melhoria das suas práticas pedagógicas com vista ao desenvolvimento de um ensino de qualidade fazendo referência à importância da reflexão, partilha e colaboração como essenciais. No estudo é possível identificar um perfil de competências do educador reflexivo e perspetivar-se a prática reflexiva como um ato que deve ser realizado como uma ajuda na construção do conhecimento, na tomada de decisões e resolução de problemas. Esta investigação revelou-se igualmente vantajosa para os Educadores que identificaram a importância do trabalho colaborativo e da reflexão para a qualidade das práticas e do seu desenvolvimento profissional.
- Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógicaPublication . Lopes, Isabel Maria Mocho Costa; Cardona, Maria JoãoO presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo e visa analisar as diferenças e semelhanças das representações sociais das educadoras de infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) sobre a supervisão pedagógica. Pretende verificar-se a subjetividade das representações sobre a supervisão pedagógica, e a forma como a emergência deste conceito se traduz na adequação das práticas ou no desenvolvimento e implementação deste tipo de processo. O enquadramento teórico pretende ser adequado apresentando e definindo os principais conceitos, nomeadamente: representações sociais, identidade grupal e profissional e diferentes estudos ligados à supervisão pedagógica. É uma temática que se cruza nos nossos percursos de educadoras e supervisoras e transformou esta viagem numa viagem de investigação-aprendizagem. Para a operacionalização do estudo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de informação, permitindo desta forma articular o quadro conceptual com os testemunhos recolhidos. Este estudo permitiu o aumento do conhecimento e abriu caminho a um conjunto de recomendações que se consideram relevantes para a implementação e desenvolvimento de processos supervisivos neste tipo de contexto.
- A articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramaticalPublication . Gorgulho, Ana Rita; Teixeira, MadalenaO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, centrando-se num estudo desenvolvido nesses mesmos contextos. Este estudo versa sobre a relação entre a Escrita e a Gramática, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, baseada na utilização do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é, assim, de natureza qualitativa, decorrendo esta da investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais, evidenciando-se a necessidade de se continuar a desenvolver este trabalho de tipo experimental.
- Self-determination and physical exercise adherence in the contexts of fitness academies and personal trainingPublication . Klain, Ingi Petitemberte; Cid, Luis; Matos, Dihogo Gama de; Moutão, João; Leitão, JoséThis research aimed to analyze the validity of the relations hypothesized by the theory of self-determination in predicting adherence to physical exercise in fitness academy users and subjects following personal training. A total of 588 persons from Pelotas / RS / Brazil (405 gym users and 183 subjects following personal training) completed the Portuguese version of the three questionnaires, i.e. the Perceived Autonomy Support Climate Exercise Questionnaire, Basic Psychological Needs in the Exercise Scale and Behavioral Regulation in the Exercise Questionnaire -2. The results support the factorial structure of the questionnaires used in this sample. There was a significant multivariate effect of context on self-determination for physical exercise training [Wilks’ λ = 0.934, F (10, 576.000) = 4.03, p < 0.001, η² = 0.01]. The hypothesized structural equation model, which considered the self-determination theory, showed a good fit to the data (S-B χ² = 234.703; p= .001; df = 52; χ²/df = 4.514; SRMS = .049; NNFI = .906; CFI = .926; RMSEA = .077; RMSEA 90% CI = .067 - .088). However, in the comparative analysis, the perception of autonomy support, relatedness and competence were significantly higher in the context of personal training, while the amotivation and external regulation were significantly higher in the context of fitness academies.
- «Cidadania em Movimento» - Projeto de iIntervenção socioeducativa no bairro Las Palmeras em Córdoba, EspanhaPublication . Santos, Mariana; Silva, Perpétua SantosO presente Projeto de Intervenção enquadra-se no curso de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém. No último semestre do curso foi realizado um estágio curricular no âmbito do Programa de Mobilidade Erasmus que decorreu ao longo de três meses na Associação Estrella Azahara, localizada no bairro Las Palmeras na cidade de Córdoba (Espanha). Esta Associação desenvolve o seu trabalho em duas áreas de intervenção específicas: Área Socioeducativa (destinada a crianças e jovens) e Área Sociolaboral (dedicada à inclusão de adultos no mercado de trabalho) e tem como principal objetivo trabalhar para a promoção socioeducativa de crianças, adolescentes e adultos da cidade e, particularmente, do bairro Las Palmeras. Durante o período de estágio, enquadrado na Área Socioeducativa, foi realizado o diagnóstico de necessidades, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de informação qualitativa, como a entrevista, conversas informais, elaboração de grelhas de observação, diário de campo, observação direta e participante e pesquisa e análise documental. Identificado um conjunto de necessidades, foi desenhado o Projeto de Intervenção Socioeducativa “Cidadania em Movimento”, tendo como público-alvo as crianças que frequentam a Área Socioeducativa. Os objetivos deste projeto baseiam-se na promoção da Educação para a Cidadania nas crianças da Área Socioeducativa trabalhando temáticas como Educação Financeira, Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para a Paz e Educação Rodoviária. Ao desenvolver um conjunto de atividades relacionadas com estas temáticas, cumulativamente serão trabalhadas questões comportamentais, de responsabilização, de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento da capacidade de argumentação e diálogo. O desenvolvimento deste projeto irá promover ainda a diversificação das atividades na linha de ação de Ócio e Tempo Livre existente na Associação. Na execução do projeto, com vista a atingir os objetivos propostos, será utilizada como ferramenta a Animação Sociocultural na abordagem das diferentes temáticas que a Cidadania engloba. Salientamos ainda o papel do Educador Social em contextos de exclusão social e intervenção a nível escolar e educativo, comprovando a importância da praxis deste profissional enquanto mediador social e agente de mudança.