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- Que intervenções do Enfermeiro de Reabilitação capacitam o cuidador informal para a continuidade dos cuidados, ao idoso com AVC, na comunidade?Publication . Silva, Marlene; Lourenço, José TroeiraEste trabalho surge no âmbito do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação e tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas durante o ensino clínico, bem como identificar intervenções de enfermagem de reabilitação que capacitam o cuidador informal, para a continuidade dos cuidados, ao idoso em situação de AVC, na comunidade, através da revisão sistemática da literatura, após a formulação da pergunta de investigação com formato PI[C]O. A pesquisa foi efetuada na Plataforma EBSCO, nas bases de dados: CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing&Allied Health Collection Comprehensive e MedicLatina, tendo sido selecionados 3 artigos para análise, de acordo com os critérios definidos. Da análise dos artigos constatou-se que as intervenções do enfermeiro de reabilitação que capacitam o cuidador informal do idoso com AVC, para a continuidade de cuidados na comunidade, iniciam-se com o envolvimento da pessoa e seu cuidador no processo de reabilitação, tornando-os parceiros e responsáveis pela tomada de decisões. Seguidamente implicam a avaliação das necessidades da pessoa e seu cuidador, visando uma intervenção individualizada e adequada a cada fase do processo. Salientam-se, também as competências e responsabilidade do enfermeiro de reabilitação na educação da pessoa com AVC e seu cuidador, fornecendo informação e promovendo o autocuidado. Na capacitação do cuidador intervém orientando-o no seu novo papel, abordando as dificuldades, fatores de stress, estratégias de coping e recursos da comunidade. This work comes under the 5th Master in Rehabilitation Nursing, aims to reflect the activities and skills acquired during clinical training and identify the rehabilitation nursing interventions that enable informal caregivers for continuity of care, of the elderly in stroke situation, in the community, through systematic review of the literature, after the formulation of the research question with PI[C]O format. The research was carried out in EBSCO Platform, in databases: CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing&Allied Health Collection Comprehensive and MedicLatina, having been selected 3 articles for analysis, according to the defined criteria. From analysis of the articles was found that the rehabilitation nursing interventions that enable informal caregivers of elderly with stroke, for the continuity of care in the community, begin with the involvement of the person and their caregivers in the rehabilitation process, making them partners and responsible for making decisions. Next, involve the assessment of needs of the person and their caregiver, seeking an individualized intervention and appropriate to each stage of the process. It is also noted the skills and responsibility of the rehabilitation nurse in education of people with stroke and their caregivers by providing information and promoting self-care. In training the caregiver intervenes guiding him in his new role, addressing the difficulties, stress factors, coping strategies, and community resources.
- Beneficios da intervenção do enfermeiro de reabilitação na promoção da contingência urinária após AVCPublication . Santos, Catarina; Simões, JoaquimEste relatório pretende permitir uma análise reflexiva acerca das competências adquiridas ao longo do ensino clínico através da abordagem de uma temática de interesse enquanto enfermeira de reabilitação, no caso o cuidado especializado da pessoa com alterações da continência urinária. A situação de comprometimento da continência vesical representa uma indiscutível fonte de preocupação e tensão para a pessoa e sua família/cuidador, assumindo-se como um desconfortável e incapacitante problema com graves implicações na sua qualidade de vida. A caraterização desta problemática é essencial pelos desafios que são hoje impostos ao enfermeiro de reabilitação na avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento da pessoa com défice de autocuidado na eliminação vesical, pelas repercussões que dela possam advir, quer sejam a nível físico ou psicológico, e que podem ser causadoras de estigma e isolamento social. O enfermeiro de reabilitação tem um papel fundamental na promoção da reeducação da eliminação vesical recorrendo, para o efeito, de técnicas específicas de reabilitação e intervindo na educação das pessoas e seus familiares/cuidadores. Esta revisão sistemática da literatura, pelo método PICO, pretende analisar em que medida as intervenções do enfermeiro de reabilitação promovem a reeducação do autocuidado eliminação vesical na pessoa em situação de acidente vascular cerebral. A pesquisa foi realizada na plataforma EBSCOhost, prosseguindo protocolo estabelecido, no friso cronológico janeiro 2010 a setembro 2015. Após a aplicação dos critérios definidos, o corpus de análise compôs-se por cinco artigos. Da análise dos artigos conclui-se que as intervenções do enfermeiro de reabilitação promovem a capacitação da pessoa e sua família, contribuindo para o regresso às suas atividades habituais, culminando num incremento da sua qualidade de vida. This report intends to allow a reflexive analysis about the acquired skils along the clinical education through the approach of a thematic area of interest as a rehabilitation nurse, in this case the specialized care to the person with changes in urinary continence. The adjustment to the situation of bladder continence represents an unquestionable source of concern and tension to the person and his family/caregiver, becoming an uncomfortable and disabling problem with serious implications on his quality of life. The characterization of this problem is essential for the challenges that are imposed today to the rehabilitation nurse in the assessment, diagnosis, prevention and treatment of the person with self-care deficit in bladder elimination, by the repercussions that may arise, whether at physical or psychological level, and might be cause for stigma and social isolation. The rehabilitation nurse plays a key role in promoting the re-education of bladder elimination, resorting for the effect, to specific rehabilitation techniques and intervening in the education of the people and their families/caregivers. This systematic review of the literature, by the PICO method, aims to analyze to what extent the interventions of rehabilitation nurse promotes the reeducation of bladder elimination self-care in stroke survivers. This research was conducted on the EBSCOhost platform, pursuing established protocol, in the timeline of january 2010 to september 2015. After the application of the defined criteria, the corpus of analysis consisted of five articles. From the analysis of articles it is concluded that the interventions of the rehabilitation nurse promotes the empowerment of the person and his family, contributing to the return to usual activities, culminating in a increase in his quality of life.
- Saúde para todos: Higiene pessoal e doméstica em familias sociavelmente vulneraveisPublication . Neves, Bruna; Santos, IreneO relatório estágio tem como finalidade descrever, analisar e refletir sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio de Intervenção na Comunidade, do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Comunitária. O foco a dinamizar neste Estágio, foi as famílias em risco inscritas na UCC de Ourém abrangidas pelo Rendimento Social de Inserção, estando o diagnóstico da situação já executado pela Enfermeira Comunitária da UCC. A falta de cuidados de higiene pessoal e Doméstica está identificado como um problema prioritário a resolver. Tendo consciência do papel do enfermeiro na educação e promoção de saúde na comunidade implementou-se o projeto de intervenção, “Saúde Para Todos”, em colaboração com parcerias (Núcleo do RSI e Psicóloga da Segurança Social Ourém). Este abrange dez famílias do RSI em situação vulnerável com carência de cuidados de higiene pessoal e doméstica e tem como objetivo melhorar conhecimentos e promover mudança de comportamentos sobre boas práticas de higiene pessoal e doméstica. Após a intervenção pode-se constatar a curto prazo através de indicadores de processo: cem porcento das famílias/utentes participaram nas sessões de educação para a saúde. O interesse mostrado pelos mesmos e o assumir da responsabilidade pela própria saúde foi positivo e por consequência uma melhoria das condições de higiene pessoal e doméstica avaliada pela visitação domiciliária semanal. Os indicadores de resultado só são possíveis serem avaliados a longo prazo. A avaliação não se esgota com a minha participação neste projeto, pois será continuada pela equipa envolvida no projeto, para a longo prazo avaliar ganhos em saúde. The purpose of this summary is to describe, analyze and reflect the activities developed during an internship at the institution of UCC Ourem, in the capacity of future Community Nurse Specialist. Throughout the internship my focus was working with families living at risk registered at UCC Ourém and enrolled in the Rendimento Social Inserção (RSI) program. Eligibility criteria for the program was determined and confirmed by the employed Community Nurse of the institution. The lack of personal and domestic hygiene was identified as the primary issue to be addressed with this population. The main role of the Nurses in this setting is health promotion and therefore became urgent to implement a project of intervention to assist those living at risk in the identified program. Ten families living at risk with vulnerable health situations were recruited in the project “Saúde Para Todos” with an aim to improve, promote and change personal and domestic behaviours. These interventions were implemented and observed over a short time period and included weekly observations by the Community Nurses in the context of home visits. One hundred percent of families actively participated and demonstrated a keen interest in the health promotion session and this was evidenced by the initiation of new habits in relation to their personal and domestic hygiene that was observed; acknowledging a receptiveness to their new learnings. True outcomes are only possible to be demonstrated over a long term process. However despite the short duration of this study the data collected to date will benefit the evaluation process as this project continues to be operationalized by the Community Nurses at UCC Ourém.
- Promoção de perceções parentais adequadas na obesidade infantil: que intervenções de enfermagemPublication . Escudeiro, Catarina; Ferreira, ReginaA obesidade tem vindo a aumentar drasticamente em Portugal, afetando com especial relevo cada vez mais crianças e adolescentes. A participação dos pais no processo de acompanhamento e intervenção de enfermagem à criança com problemas de obesidade é, assim, de fundamental importância. Estes nem sempre têm perceções adequadas do peso da criança o que dificulta uma intervenção válida Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2011 a 2016). Objetivo: Refletir criticamente as intervenções de enfermagem atendendo à PBE na área da Obesidade Infantil Resultados: O envolvimento dos pais é garantia para uma melhor prestação de cuidados à criança obesa. Evidenciam-se perceções muitas vezes inadequadas do excesso de peso ou obesidade por parte dos pais. Conclusões: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança com obesidade torna-se fulcral para perceber as razões das perceções parentais inadequadas e atuar sobre elas. Obesity has been increasing drastically in Portugal, especially affecting an escalating number of children and teenagers. Thus, it is of the utmost importance that parents take an active part in all nurse-led monitoring and assistance processes related to addressing child obesity. There are instances in which parents do not have an adequate perception of their children’s weight, making a valid nursing practice more difficult. Methodology: Systematic Literature Review, researching 2011-2016 data in scientific databases. Objective: To reflect critically nursing interventions given the evidence-based practice in the area of Childhood Obesity. Results: Parental involvement is a guarantee for better care for obese children. Evident perceptions often inadequate overweight or obese by the parents. Conclusions: Mobilizing evidence-based practice in child nursing care obesity becomes central to understand the reasons of inadequate parental perceptions and act on them.
- Promoção da parentalidade potenciadora de desenvolvimento infantilPublication . Serra, MarisaNa sequência do percurso efetuado no estágio em contexto hospitalar, assente no Modelo de Enfermagem de Parceria de Cuidados de Casey, emergiu da reflexão da prática clínica, uma problemática de investigação. Conhecer intervenções de enfermagem promotoras de uma parentalidade potenciadora do desenvolvimento infantil na idade pré-escolar. A metodologia de investigação usada foi a revisão sistemática da literatura, com o formato da pergunta PI(C)O. A evidência, apesar de muito limitada nesta área revela que a atuação de enfermagem se centra na educação para a parentalidade sobre o exercício da parentalidade; na interação pais-filhos positiva; e sobre o desenvolvimento infantil, através de programas para pais, que podem ser aplicados em contexto domiciliário e escolar. Os resultados são positivos para pais e filhos, com benefícios significativos no desenvolvimento infantil, durante os primeiros cinco anos de vida da criança. As a result of the experience gained during the in-practice internship, and based on Casey”s Partnership Model of Nursing Care, a research issue has emerged from the author”s insight about the clinical practice: the identification of nursing interventions that promote parenting that enables child development at preschool age. The research method used was systematic literature review, using the PI(C)O question format. The evidence found, although very limited in this area, reveals that the nursing practice focuses on parenting education on parenting exercise; on positive parent-child interactions; and on child development through parenting programs which can be applied at home and at school context. Outcomes are positive, both for parents and children, with significant benefits for child development during the first five years of life.
- Educação para a saúde como estratégia de promoção da vacinaçãoPublication . Costa, Isabel; Santos, IreneEste relatório apresenta o percurso de aprendizagem no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório”, que decorreu na Direção-Geral de Saúde - na Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, numa perspetiva de análise reflexiva da prática. As atividades desenvolvidas foram suportadas na evidência científica, através da seguinte questão PI[C]O: “Quais as estratégias que promovem a vacinação nas pessoas que a recusam?”. O impacto da vacinação na saúde pública é inestimável, sendo considerada, entre todas as medidas, a que melhor relação custo-efetividade tem evidenciado, bem como a que tem exercido maior efeito na redução da mortalidade e no crescimento populacional a nível mundial. É fundamental continuar a apostar num programa de vacinação coerente e sistemático, a nível mundial, contrariando os movimentos anti vacinação que têm surgido nos últimos anos. A promoção da literacia em saúde, capacitadora de compromisso e responsabilidade pessoal, numa perspetiva de bem comum, foram os objetivos norteadores deste percurso. This report details the learning process under the class “Estágio e Relatório”, that took place at the Directorate General for Health (DGS) - Preventive Services Directorate of Disease and Health Promotion (DSPDPS), under a reflexive practice analysis perspective. All the activities were supported by a scientific evidence, through the following question PI[C]O: “What strategies do promote vaccination for whom refuses it?”. The impact of vaccination in public health is invaluable. Under all the measures, it’s the one with the best cost-effectiveness relation and has the biggest contribution to world’s population growth and death mortality reduction. It’s mandatory to maintain the bet on a systematic and consistent vaccination program for all nations, in order to battle all the anti-vaccination movements that lately did arise. A Health literacy promotion, capable of raising engagements and personal commitments, under the perspective of a common good for all mankind, were the key processes for this route.
- Prevenção do tabagismo nos alunos do 9º ano das escolas dos concelhos de Loures e OdivelasPublication . Caetano, Filipa; Santos, Irene; Figueiredo, Maria do CarmoO tabagismo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas no século XX e estima-se que mate quase 6 milhões de pessoas a cada ano (OMS,2014). Este é um grave problema de saúde pública que necessita de intervenção de enfermagem. Com apoio na teoria das Transições de Meleis, e com recurso à metodologia de planeamento em saúde foi elaborado o presente projeto - “Vida Sem Tabaco é Mais Vida” - que visou a prevenção do tabagismo ao nível dos alunos do 9º ano das escolas dos concelhos de Loures e Odivelas. O empoderamento dos jovens com habilidades de treino na tomada de decisão e recusa, juntamente com as abordagens multidimensionais dirigidas à família e à comunidade, parecem ser as intervenções mais eficazes na redução da prevalência do tabagismo; identificadas por meio da revisão sistemática da literatura através da metodologia PI[C]O. According to the World Health Organization (WHO), tobacco killed 100 million people in the XX century and kills nearly 6 million people each year (WHO, 2014). It is a serious problem of public health that needs nursing intervention using innovative and individualized programs for each person and population. This project - " Life Without Tobacco is More Life " - focused on the tobacco prevention at the 9th graders of schools from Loures and Odivelas. It was done according to the Meleis theory and using the health planning methodology. The empowerment of young people with social skills decision-making and multidimensional approaches directed to the family and community seem to be the most effective interventions to reduce the prevalence of smoking; identified through the systematic literature review based on PI[C]O methodology.
- Resultados sensíveis em enfermagem para a população pediatricaPublication . Silvério, Luis; Ferreira, Maria ReginaO presente relatório consiste numa reflexão de todo o processo de aprendizagem resultante do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do Estágio de Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem II. Objetivos: Enquadrar a prática clínica baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura; avaliar e divulgar os resultados das ações de enfermagem e fundamentar as competências adquiridas no sentido de uma enfermagem avançada. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e foi formulada a pergunta: “Quais os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem, na população pediátrica?”. Resultados: As evidências científicas identificam e descrevem um conjunto de indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem, prestados a crianças/jovens, com potencial para refletir a sua qualidade. A codificação de dados clínicos mostra também resultados com potencial para refletir a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados a crianças/jovens e família, considerando as suas caraterísticas específicas. ABSTRACT This report is a reflection of the whole process of learning resulting from personal and professional development over Internship in Health Nursing of Children and Young II. Objectives: Framing clinical practice based on evidence, using the systematic review of the literature; evaluate and disseminate the results of nursing actions and support the skills acquired in the sense of an advanced nursing. Methodology: A systematic review of the literature was performed and was formulated the question: "Which outcomes are sensitive to nursing care in the pediatric population?". Results: The scientific evidence identifies and describes a set of indicators sensitive to nursing care provided to children/young people with the potential to reflect their quality. Clinical data coding also shows results with the potential to reflect the quality of nursing care provided to children/youth and family, considering its specific characteristics.
- Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anosPublication . Santos, Raquel; Clara Martins, MariaA literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças alguns conceitos matemáticos e desenvolver nestas um conjunto de competências fundamentais em todos os domínios. No entanto, é escassa a investigação realizada sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo tem como foco o recurso a literatura infantil no ensino e aprendizagem de Matemática na formação inicial de professores dos primeiros anos e procura analisar o seu contributo para o desenvolvimento do conhecimento didático dos formandos. É também objetivo deste artigo conhecer as perspetivas dos futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo. Nesta investigação, segue-se um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados essencialmente descritiva e interpretativa. Os participantes do estudo são os formandos no último ano da Licenciatura em Educação Básica durante o ano letivo de 2014/2015, que, durante a frequência da unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação e responderam a um questionário. Analisam-se assim questionários, materiais e planificações produzidas por onze formandos. Ao longo da unidade curricular foram exploradas situações matemáticas contextualizadas a partir da literatura infantil e foram analisados vídeos, produções de crianças e artigos científicos sobre o ensino de natureza exploratória da Matemática e a utilização da literatura infantil. Os formandos posteriormente realizaram, em grupo, uma planificação tendo em consideração o trabalho desenvolvido na unidade curricular, com produção de materiais, e responderam a um questionário incentivando à reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados mostram que os participantes revelam apropriar-se da dinâmica de sala de aula que caracteriza o ensino exploratório, nomeadamente, no que diz respeito à escolha de tarefas, ao papel do professor e aos momentos da aula, embora a planificação que fazem numa situação prática não esteja por vezes devidamente conectada a esta dinâmica. A análise dos dados recolhidos sugere ainda a importância deste trabalho com os futuros professores, sendo necessário algum aprofundamento de modo a diminuir o hiato evidenciado entre os aspetos teóricos e as situações de prática.
- Competences and learning profiles of digital age's studentsPublication . Loureiro, Ana; Messias, InêsIn the connected world we live in today, people no longer look for information only in formal places. Internet has become a place of choice to gather information. Social networks have grown from places for socialization to platforms where knowledge is created and shared, where connectivity and collaboration are natural. Many people look at the web as a place for learning, using it to create a network which allows them to gather, select, share, reshape ideas and create knowledge to then replicate on social networks. Students' learning profile is becoming more proactive in the search for information and constructing valid knowledge. The demands of the information age raise the necessity of students to acquire different skills and competences – 21st century skills. This chapter aims to present the different students' learning profiles and the type of learning environments available online.
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