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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O pensamento crítico e julgamento clínico são dimensões essenciais na gestão de situações
complexas, em que a simulação é uma estratégia de desenvolvimento profissional que possibilita
a aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com melhoria da qualidade dos
cuidados de enfermagem e da segurança dos mesmos.
Sentimos necessidade de pesquisa sobre simulação de emergência, qualidade e segurança dos
cuidados de enfermagem em situação de emergência pediátrica.
Recorremos à revisão sistemática de literatura de modo a responder à pergunta "Qual a influência
da simulação de enfermagem em emergência em contexto pediátrico na melhoria da qualidade
dos cuidados de enfermagem?" Enquadrando com os modelos de Parceria de cuidados de Anne
Casey e da aquisição e desenvolvimento de competências de Dreyfus de Patrícia Benner.
Os modelos referidos são mobilizados, respetivamente, com o objetivo de permitir o envolvimento
da família no despiste de situações potencialmente geradores de emergência pediátrica e permitir
que o enfermeiro possa desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias numa situação de
reanimação cardiorrespiratória.
Na pesquisa encontramos 20 artigos e selecionamos os 3 que melhor respondiam à pergunta PI (C)
O através de critérios de inclusão e exclusão.
As intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica neste contexto torna
possível a aquisição e desenvolvimento de competências do domínio da responsabilidade
profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento
das aprendizagens profissionais e no domínio da assistência à criança/jovem com a família na
maximização da sua saúde.
Estas integram as competências específicas legisladas no regulamento das competências comuns
do enfermeiro especialista e regulamento das competências do enfermeiro especialista em saúde
da criança e do jovem. Desta forma dão contributo à consolidação da autonomia profissional, nomeadamente nas
dimensões: especialização do conhecimento; meta competência; ética e profissional idade, prática
baseada na evidência e transferibilidade do conhecimento
A oportunidade de treinar e simular, no local onde as crianças em situação critica são atendidas,
promove a aquisição de competências técnicas, habilidades, competências emocionais em
ambientes seguros, permitindo a reciclagem de conhecimentos, desenvolver o autoconhecimento
, o trabalho de equipa, a segurança de cuidados e a eficiente gestão do risco bem como intervir
antecipadamente, treinando o reconhecimento de sinais de instabilidade e reforçando a tomada
de decisão em situação de emergência. Critical thinking and clinical judgment are essential dimensions in the management of complex
situations; in the simulation is a professional development strategy that enables the acquisition and
development of skills related quality improvement of nursing care and safety.
We feel the need of research on simulation of emergency, safety and quality of nursing care in
pediatric emergencies.
Resorted to the systematic review of the literature in order to answer the question "What is the
influence of emergency nursing simulation in pediatric settings to improve the quality of nursing
care?" Fitting with the models of care Partnership Anne Casey and the acquisition and skills
development Dreyfus Patricia Benner.
The models listed are mobilized, respectively, with the goal of allowing family involvement in
screening for potentially generating pediatric emergencies and allow nurses to develop the
knowledge and skills needed in a situation of cardiopulmonary resuscitation.
In the survey, we found 20 articles and selected the three that best answered the question PI(C)
through the inclusion and exclusion criteria.
The interventions of the nurse specialist in pediatric and child health in this context enables the
acquisition and development of skills in the field of professional ethics and legal responsibility,
improving the quality of care management, the development of professional learning and
assistance in the field of the child / young person with family in maximizing their health.
These take up the specific skills legislated in the common skills of specialist nurses and skills of
specialist nurses in the health of children and young Ordinances.
Thus give contribution to the consolidation of professional autonomy, particularly in dimensions:
specialization of knowledge; meta competence; ethical and professional age, evidence-based
practice and transferability of knowledge.
The opportunity to train and simulate, the place where children in critical condition are met,
promotes the acquisition of technical skills, skills, emotional skills in safe environments, enabling
the recycling of knowledge, developing self-awareness, teamwork, safety care and the efficient management of risk and intervene early, training to recognize signs of instability and enhancing
decision making in emergency situations.
Description
Relatório de Estágio II apresentado para obtenção do grau de Mestre na Área de Enfermagem em Saúde da Criança e do Jovem
Keywords
Emergência Pediatrica Simulação em emergências
Citation
Henriques, F (2015). Aquisição de competências em emergência pediátrica. Santarém, Escola Superior de Saude