Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar de crianças em risco: papel do enfermeiro na prevenção e tratamento de situações de maus-tratosPublication . Gonçalves, Joana; Ferreira, Regina; Duarte, JoaquimAtualmente, embora as políticas nacionais e internacionais sejam cada vez mais pautadas pelo investimento na área da proteção da criança, na realidade, os números estatísticos dos maus-tratos contra crianças e jovens, continuam a crescer. Prevenir a sua ocorrência, identificar precocemente as situações e encaminhá-las, são objetivos major da intervenção do enfermeiro, nesta área. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2008 a 2013). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo enfermeiro considerando a PBE na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Resultados: Conhecer o enquadramento legal é uma mais-valia para garantir a qualidade dos cuidados e a proteção da criança em risco. A notificação de maus-tratos é obrigatória. Adquirir competências nesta área específica é fundamental para promover medidas preventivas. ABSTRACT Currently, although national and international policies have put an increasingly greater emphasis on the investment in child protection, in fact the statistical figures on child and teenager’s abuse are still increasing. Prevention of its occurrence, early identification of the situations and their referral are main goals of the nurse’s intervention in this area. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2008 to 2013). Goal: Analyze the nurse’s interventions considering the evidence-based practice in the field of Paediatric and Child Health Nursing. Results: Knowing the legal framework is an advantage to guarantee the quality of the care and the protection of the child at risk. The notification of abuses is mandatory. Acquiring skills in this specific field is essential to promote preventing measures. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at the nursing care provided to the child at risk contributes to a competent, scientific and modern intervention.
- Promoção da saúde na prevenção de comportamentos de riscos para a sáude na adolescênciaPublication . Ferreira, Sandra; Serrano, Teresa; Esparteiro, Maria JoãoNos dias de hoje existem crianças e jovens com comportamentos inadequados à sua faixa etária, o que leva, muitas vezes, a situações de morbilidade e mortalidade, sendo necessário sensibilizar as crianças/jovens para as situações de risco, consequências e sua prevenção através da promoção da saúde. Pelo que a temática abordada incide na: promoção da saúde na prevenção de comportamentos de risco na adolescência, nomeadamente o consumo abusivo de álcool. Metodologia: Revisão sistemática da literatura e análise reflexiva das atividades desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica. As conclusões em termos de desenvolvimento de estratégias na promoção da saúde relativamente aos comportamentos de risco no consumo excessivo de álcool por parte dos adolescentes passa por uma avaliação do estado de saúde do adolescente face aos seus comportamentos de risco. O Enfermeiro Especialista tem um papel importante na promoção da saúde, deve trabalhar preventivamente em proveito da saúde, com base na evidência científica, promovendo estilos de vida saudáveis.
- Promoção da saúde: intervenção de enfermagem para promover a adesão a comportamentos de saúde na criança e familiaPublication . Nunes, Sandra; Ferreira, Regina; Esparteiro, Maria JoãoO presente relatório consiste numa reflexão de todo o processo de aprendizagem que resultou do meu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio II. Objetivos: Enquadrar a prática clínica baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura; avaliar e divulgar os resultados das ações de enfermagem e fundamentar as competências adquiridas no sentido de uma enfermagem avançada. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e foi formulada a pergunta: “Que intervenções de enfermagem na promoção da saúde promovem a adesão a comportamentos de saúde na criança e família?” Principais Resultados: Intervenções que proporcionem às crianças oportunidades de socializar e divertimento; atividades em grupo com os pares; envolvimento dos pais em todo o processo; estabelecer uma relação de parceria com a família, promovendo a parentalidade; suporte e apoio à família da criança hospitalizada. SUMMARY This report is a reflection of the whole process of learning that resulted from my personal and professional development during the stage II. Objectives: To frame the clinical practice based on evidence, using a systematic literature review; evaluate and disseminate the results of nursing actions and support the acquired skills towards advanced nursing. Methodology: A systematic literature review was performed and the question was formulated: “What nursing interventions in health promotion promote adherence to health behaviors?” Main Results: Interventions that provide children with opportunities to socialize and fun; group activities with peers; parent involvement in the entire process; establish a partnership with the family, promoting parenthood and familysupport of hospitalized children.
- A parentalidade positiva rumo à capacitação parentalPublication . Brás, Maria Salomé; Ferreira, Maria ReginaEste relatório assenta sobre a temática da parentalidade positiva rumo à capacitação parental. Assume como objetivo geral a compreensão das intervenções desenvolvidas pelo enfermeiro, assentes na parentalidade positiva, que fomentam a capacitação parental junto da criança doente. A análise emerge da reflexão crítica da prática de cuidados, enquadrando a mesma num contexto mais abrangente que se alia ao exercício da prática baseada em evidências. Através da Revisão Sistemática da Literatura, mobilizam-se contributos que potenciam a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados às crianças e seus pais. Conclui-se que as intervenções utilizadas pelo enfermeiro podem ser implementadas em distintas esferas do cuidado à criança e à sua família, apelando a uma intervenção com os pais, alicerçada no potencial parental. A promoção da parentalidade positiva pressupõe apoio, suporte e reforço positivo no papel parental, no sentido da sua responsabilização e participação ativa.
- Importância da comunicação na vivência das transições do adolescente hospitalizadoPublication . Gabriel, Maria João; Serrano, TeresaO presente relatório pretende dar visibilidade às intervenções e estratégias mobilizadas durante a unidade curricular Estágio II do curso de mestrado em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem e fundamentar a aquisição de competências de Enfermeiro Especialista com recurso à prática baseada na evidência. As idades de atendimento nos serviços de Pediatria em Portugal variam conforme o hospital, no entanto a legislação determina o alargamento deste até aos 17 anos e 364 dias. Esta situação implica a criação de estruturas físicas adequadas e a formação de profissionais de saúde de modo a que estes desenvolvam competências no atendimento dos adolescentes, destacando-se a comunicação. Sendo a adolescência um dos períodos do ciclo vital mais conturbados em que a construção da identidade é a tarefa principal, a hospitalização será um fator que irá dificultar esse processo. Segundo Meleis o adolescente hospitalizado encontra-se a vivenciar várias transições. A hospitalização torna-o vulnerável. Atendendo a estes fatores deve ser dada especial atenção à comunicação com o adolescente. Através da análise dos artigos selecionados pelo protocolo de pesquisa nas bases de dados científicas, procurou-se encontrar a melhor evidência da importância da comunicação com o adolescente hospitalizado.
- Um olhar sobre o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar - Uma perspectiva da intervenção do enfermeiroPublication . Moita, Helena; Ferreira, Regina; Carreira, TeresaO desenvolvimento da criança é uma área pela qual os pais manifestam, frequentemente, particular preocupação. O Enfermeiro com competências em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem (ESCJ) tem um papel preponderante na avaliação, diagnóstico e promoção do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, bem como no estabelecimento de parcerias com os pais/família para obter o máximo potencial de saúde e bem-estar. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2005 a 2015). Objetivo: Analisar as intervenções de enfermagem em estágio com recurso à Prática Baseada na Evidência (PBE) na área da ESCJ. Resultados: Conhecer as principais características do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, para o poder avaliar, acompanhar e promover junto da criança/pais. Conclusões: A intervenção do enfermeiro com recurso à PBE na promoção e acompanhamento do desenvolvimento da criança é o caminho para uma intervenção atual com qualidade. Palavras-Chave: Enfermeiro, desenvolvimento infantil, idade pré-escolar, pais. ABSTRACT Children development is an area in which parents often express particular concerns. Nurse with expertise in Child and Youth Health Nursing plays an important role in the assessment, diagnosis and promoting the development of children of preschool age, as well as establishing partnerships with parents/family to reach the maximum potential of health and wellness Methodology: Systematic Literature review, with research in scientific databases (between 2005 and 2015). Objective: To analyse the nursing interventions with the use of evidence-based practice in Health Nursing Area, for Children and Youth. Results: Knowing the main characteristics of child development at preschool age, to be able to evaluate, monitor and promote with the child/parents. Conclusions: Nurse's intervention using evidence-based practice in the promotion and monitoring of child development is the way to an updated and quality intervention. Keywords: Nurse, child development, preschool age, parents.
- Brincar, arte de fazer sonhar! relação de amor entre pais e filhosPublication . Gonçalves, Maria; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesA dinâmica familiar tem vindo a alterar-se deixando cada vez menos tempo livre para que pais e filhos interajam. Efetuou-se uma revisão sistemática de literatura para encontrar a resposta à questão “Que resultados, ao nível da interação, advêm da intervenção do enfermeiro na promoção da brincadeira entre pais e filhos?”. Os resultados encontrados demonstraram que a relação lúdica entre pais e filhos poderia iniciar-se com diferentes objetivos mas que os resultados passariam pela promoção da relação,da comunicação edo desenvolvimento físico, cognitivo, da linguagem, e emocional e social. O enfermeiro ao promover a relação lúdica entre pais e filhos está a desenvolver uma competência específica do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, que é prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem, maximizando o potencial do desenvolvimento infantil. The family dynamics has changed, leaving increasingly less time for parents and children to interact. A systematic reviewof literature took place to find the reply to the question “. What role does the nurse have when promoting play between children and parents “. The results have shown that the playful relationship between parents and children could be initiated with different objectives but that these results would pass through the promotion of the relationship, the communication and the physical, cognitive, of the language, emotional and social development. When the nurse promote the playful relationship between parents and children, she/he is developing a specific ability related to Specialization of Nursing of Child and the Youth, Health and is giving specific care in reply to the necessities of the cycle of life and development of the child and the youth maximizing the potential of the infants development.
- A intervenção do enfermeiro na promoção da parentalidade: pais com criança em situação de doençaPublication . Silva, Elsa; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesCuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na criança/jovem e família. Considerando os pais, os melhores prestadores de cuidados, constituem-se parceiros na prestação de cuidados à criança. Assim, é fundamental que os Enfermeiros apoiem os pais durante as transições do ciclo de vida e desenvolvam intervenções que promovam a parentalidade com o objetivo de os dotar de competências parentais e de conhecimentos, para cuidarem dos seus filhos em situação de doença. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicos (2009 - 2014). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo Enfermeiro na promoção da parentalidade através da PBE. Resultados: Evidências revelam a importância dos cuidados centrados na família, embora complexos. O apoio aos pais, a relação de parceria e de confiança e a capacitação, são cruciais na promoção da parentalidade. Conclusões: Mobilizar a PBE na área da Parentalidade contribui para uma intervenção de enfermagem competente, científica e atual. Care in Paediatrics relates to a philosophy of care focused on the child/young person and their family. Being the parents the best caregivers, they become partners in the child caring. Hence, it is essential that Nurses support parents during lifecycle transitions and develop interventions that promote parenthood, aiming at equipping them with parental skills and knowledge so they can take care of their children in a disease situation. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2009 - 2014). Goal: Analyze the Nurse’s interventions when promoting parenthood through evidence-based practice. Results: Evidences show the importance of caring focused on the family, although complex. The support given to the parents, the partnership and trust relationship, as well as the empowerment are crucial in the promotion of parenthood. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at Parenthood contributes to a competent, scientific and current nursing intervention.
- Aquisição de competências em emergência pediátricaPublication . Henriques, Filipa; Ferreira, Regina; Amendoeira, JoséO pensamento crítico e julgamento clínico são dimensões essenciais na gestão de situações complexas, em que a simulação é uma estratégia de desenvolvimento profissional que possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e da segurança dos mesmos. Sentimos necessidade de pesquisa sobre simulação de emergência, qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem em situação de emergência pediátrica. Recorremos à revisão sistemática de literatura de modo a responder à pergunta "Qual a influência da simulação de enfermagem em emergência em contexto pediátrico na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem?" Enquadrando com os modelos de Parceria de cuidados de Anne Casey e da aquisição e desenvolvimento de competências de Dreyfus de Patrícia Benner. Os modelos referidos são mobilizados, respetivamente, com o objetivo de permitir o envolvimento da família no despiste de situações potencialmente geradores de emergência pediátrica e permitir que o enfermeiro possa desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias numa situação de reanimação cardiorrespiratória. Na pesquisa encontramos 20 artigos e selecionamos os 3 que melhor respondiam à pergunta PI (C) O através de critérios de inclusão e exclusão. As intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica neste contexto torna possível a aquisição e desenvolvimento de competências do domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais e no domínio da assistência à criança/jovem com a família na maximização da sua saúde. Estas integram as competências específicas legisladas no regulamento das competências comuns do enfermeiro especialista e regulamento das competências do enfermeiro especialista em saúde da criança e do jovem. Desta forma dão contributo à consolidação da autonomia profissional, nomeadamente nas dimensões: especialização do conhecimento; meta competência; ética e profissional idade, prática baseada na evidência e transferibilidade do conhecimento A oportunidade de treinar e simular, no local onde as crianças em situação critica são atendidas, promove a aquisição de competências técnicas, habilidades, competências emocionais em ambientes seguros, permitindo a reciclagem de conhecimentos, desenvolver o autoconhecimento , o trabalho de equipa, a segurança de cuidados e a eficiente gestão do risco bem como intervir antecipadamente, treinando o reconhecimento de sinais de instabilidade e reforçando a tomada de decisão em situação de emergência. Critical thinking and clinical judgment are essential dimensions in the management of complex situations; in the simulation is a professional development strategy that enables the acquisition and development of skills related quality improvement of nursing care and safety. We feel the need of research on simulation of emergency, safety and quality of nursing care in pediatric emergencies. Resorted to the systematic review of the literature in order to answer the question "What is the influence of emergency nursing simulation in pediatric settings to improve the quality of nursing care?" Fitting with the models of care Partnership Anne Casey and the acquisition and skills development Dreyfus Patricia Benner. The models listed are mobilized, respectively, with the goal of allowing family involvement in screening for potentially generating pediatric emergencies and allow nurses to develop the knowledge and skills needed in a situation of cardiopulmonary resuscitation. In the survey, we found 20 articles and selected the three that best answered the question PI(C) through the inclusion and exclusion criteria. The interventions of the nurse specialist in pediatric and child health in this context enables the acquisition and development of skills in the field of professional ethics and legal responsibility, improving the quality of care management, the development of professional learning and assistance in the field of the child / young person with family in maximizing their health. These take up the specific skills legislated in the common skills of specialist nurses and skills of specialist nurses in the health of children and young Ordinances. Thus give contribution to the consolidation of professional autonomy, particularly in dimensions: specialization of knowledge; meta competence; ethical and professional age, evidence-based practice and transferability of knowledge. The opportunity to train and simulate, the place where children in critical condition are met, promotes the acquisition of technical skills, skills, emotional skills in safe environments, enabling the recycling of knowledge, developing self-awareness, teamwork, safety care and the efficient management of risk and intervene early, training to recognize signs of instability and enhancing decision making in emergency situations.
- Estratégias para minimizar alterações do padrão de sono na crianças dos 0 aos 3 anosPublication . Lopes, Sandra; Serrano, Teresa; Duarte, JoaquimAtualmente existem cada vez mais crianças com hábitos de sono desajustados, que levam à exaustão dos pais, a um ambiente de tensão /stress nas relações familiares, afetando o equilíbrio cognitivo, emocional e afetivo. Sendo o sono um dos contributos mais importantes para a saúde física e mental da criança é fundamental que os enfermeiros estejam despertos para este problema e ajudem os pais a desenvolver estratégias de forma a reduzir as suas consequências. Informar, capacitar e encaminhar constituem o principal mote da intervenção do enfermeiro. Metodologia: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança/família com alteração de comportamento – o sono. Conclusões: O enfermeiro é o principal elo de ligação para minimizar o contexto ambiental, físico e psicossocial, tendo em conta as necessidades da criança/ família promovendo hábitos de sono saudáveis estabelecendo estratégias em parceria com os pais.Currently there are more and more children with dysfunctional sleep habits, which lead to the exhaustion of the parents and to a stress full environment/stress in the family relation ship, which affects cognitive emotional and affective balance. As sleep is one of the most important contributions to the physical and mental health of the child, it is critical that the nurses are alert to this problem and help the parents to develop strategies so as to reduce their consequences. Inform, train and guide are the main themes of nursing intervention. Methodology: Systematic review of literature. Objective: To mobilize PBE in nursing care for children /family with change in sleep – behavior. Conclusions: The nurse is the main link to minimize the environmental, physical and psycho social context, taking in to account the needs of the child/family promoting healthy sleep habits establishing strategies in partner ship with parents.