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- Relatório integrador da actividade profissionalPublication . Machado, Octávio António CarregaO relatório descreve onze anos como profissional numa indústria alimentar e evidencia competências adquiridas na formação académica e na experiência profissional. A área alimentar foi sempre importante no crescimento e desenvolvimento de interesses pessoais, nomeadamente através do projeto familiar agrícola em terrenos próprios, incluindo áreas de vinha, adega e pomares. Atualmente desenvolve um projeto para implementação de uma produção vinícola. O Bacharelato em Engenharia Agro-Alimentar – Opção Tecnologia do Vinho e a Licenciatura em Engenharia Agro-Alimentar – Ramo Qualidade Alimentar, enquadraram a formação académica no cluster alimentar. Na Parmalat Portugal - Produtos Alimentares, Lda. e as de funções de chefe de turno de produção e de chefe de emergência interna, permitiu aplicar e desenvolver competências na otimização da produção, planeamento operacional, redução de custos de produção, gestão de pessoal, concretização de metas e gestão de conflitos. Esta experiência foi alargada pela integração das funções exercidas no contexto do sistema de qualidade da empresa.
- Brincar, arte de fazer sonhar! relação de amor entre pais e filhosPublication . Gonçalves, Maria; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesA dinâmica familiar tem vindo a alterar-se deixando cada vez menos tempo livre para que pais e filhos interajam. Efetuou-se uma revisão sistemática de literatura para encontrar a resposta à questão “Que resultados, ao nível da interação, advêm da intervenção do enfermeiro na promoção da brincadeira entre pais e filhos?”. Os resultados encontrados demonstraram que a relação lúdica entre pais e filhos poderia iniciar-se com diferentes objetivos mas que os resultados passariam pela promoção da relação,da comunicação edo desenvolvimento físico, cognitivo, da linguagem, e emocional e social. O enfermeiro ao promover a relação lúdica entre pais e filhos está a desenvolver uma competência específica do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, que é prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem, maximizando o potencial do desenvolvimento infantil. The family dynamics has changed, leaving increasingly less time for parents and children to interact. A systematic reviewof literature took place to find the reply to the question “. What role does the nurse have when promoting play between children and parents “. The results have shown that the playful relationship between parents and children could be initiated with different objectives but that these results would pass through the promotion of the relationship, the communication and the physical, cognitive, of the language, emotional and social development. When the nurse promote the playful relationship between parents and children, she/he is developing a specific ability related to Specialization of Nursing of Child and the Youth, Health and is giving specific care in reply to the necessities of the cycle of life and development of the child and the youth maximizing the potential of the infants development.
- A intervenção do enfermeiro na promoção da parentalidade: pais com criança em situação de doençaPublication . Silva, Elsa; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesCuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na criança/jovem e família. Considerando os pais, os melhores prestadores de cuidados, constituem-se parceiros na prestação de cuidados à criança. Assim, é fundamental que os Enfermeiros apoiem os pais durante as transições do ciclo de vida e desenvolvam intervenções que promovam a parentalidade com o objetivo de os dotar de competências parentais e de conhecimentos, para cuidarem dos seus filhos em situação de doença. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicos (2009 - 2014). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo Enfermeiro na promoção da parentalidade através da PBE. Resultados: Evidências revelam a importância dos cuidados centrados na família, embora complexos. O apoio aos pais, a relação de parceria e de confiança e a capacitação, são cruciais na promoção da parentalidade. Conclusões: Mobilizar a PBE na área da Parentalidade contribui para uma intervenção de enfermagem competente, científica e atual. Care in Paediatrics relates to a philosophy of care focused on the child/young person and their family. Being the parents the best caregivers, they become partners in the child caring. Hence, it is essential that Nurses support parents during lifecycle transitions and develop interventions that promote parenthood, aiming at equipping them with parental skills and knowledge so they can take care of their children in a disease situation. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2009 - 2014). Goal: Analyze the Nurse’s interventions when promoting parenthood through evidence-based practice. Results: Evidences show the importance of caring focused on the family, although complex. The support given to the parents, the partnership and trust relationship, as well as the empowerment are crucial in the promotion of parenthood. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at Parenthood contributes to a competent, scientific and current nursing intervention.
- Impostos diferidos:análise exploratória às sociedades cotadas nas praças financeiras de Amesterdão, Lisboa, Londres e ParisPublication . Simões, Fábio Alexandre Cardoso; Lopes, Ilídio TomásEsta dissertação verifica o impacto da aplicabilidade da IAS 12, sobre o reconhecimento e divulgação de ativos e passivos por impostos diferidos. O objetivo específico desta investigação prende-se, em evidenciar aspetos de convergência e divergência no relato financeiro apresentado pelas sociedades cotadas nas praças financeiras de Amesterdão, Lisboa, Londres e Paris. Procurando identificar a magnitude dos impostos diferidos reconhecidos nas demonstrações financeira, e analisar eventuais associações estatisticamente significativas. Numa primeira abordagem será feita um enquadramento normativo e uma revisão da literatura, a fim de situar a problemática dos impostos diferidos, com o nosso estudo empírico, confrontando assim os nossos resultados obtidos com os estudos já previamente elaborados. Na segunda fase procedemos à caraterização da população em estudo, tendo por base os seus setores de atividade, a população total são de 185 sociedades cotadas, mas serão excluídas dessa população as sociedades do setor financeiro, seguradoras, sendo que estas têm um regime de contabilização diferente dos outros setores de atividade.Serão excluídas também sociedades cotadas que participam em mais de um índice bolsista, tomando como critério a localização da sede. Assim ficamos com uma população ajustada de 150 sociedades cotadas ao qual se incidirá o nosso estudo, optouse por um horizonte temporal de 1 ano de acordo com os dados recolhidos através dos Relatórios e Contas de 2012. Na última fase do nosso estudo é análise e a discussão de resultados, pois culmina com a elaboração do relatório. Nos testes estatísticos realizados apontaram de um modo geral que as associações são muito instáveis, indicando que a dependência linear entre as variáveis em estudo é na sua maioria fraca. Contudo destacamos uma forte associação positiva da “Rendibilidade do Ativo”, em relação direta da com a “Rendibilidade dos Capitais Próprios” e “LN_EBIT”. Na variável “LN_ISR” à existência de uma forte associação positiva com o “LN_Ativo”.Ao nível de independência do índice de divulgação, verificamos que não existe independência com o “LN_Ativo”, o “Endividamento” e a “Rendibilidade dos Capitais Próprios”. Contudo verificamos a independência do índice de divulgação com as variáveis (Ln_EBITDA, Rendibilidade Bruta das vendas, Setor de atividade, Índice Bolsista e LN_Imposto Sobre rendimento). Sobre o Índice de Divulgação, encontramos diferenças significativas com as variáveis (LN_Ativo, Endividamento, Rendibilidade dos Capitais Próprios, LN_EBITDA e LN_Imposto Sobre Rendimento).
- A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básicaPublication . Glória, Ana Margarida Santos Freire; Sá, Maria TeresaO presente relatório no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é uma memória reflexiva das atividades realizadas nos estágio ao longo de três semestres, em três contextos diferentes: Jardim de Infância, 1º Ciclo e Creche. Pretende refletir um percurso de aprendizagem e de construção pessoal e profissional, as suas dificuldades, progressos, questionamentos e evoluções. Apresenta-se igualmente um estudo cujo tema emergiu da prática pedagógica: o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. A partir da abordagem do significado e importância do lúdico no desenvolvimento infantil e nas aprendizagens, assim como dos conceitos de transição e continuidade educativa, com base na consulta de diferentes autores o presente estudo tem como objetivo geral compreender de que forma os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (anos iniciais) encaram o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por questionário. Conclui-se que há uma clara valorização das atividades lúdicas e a consciência por parte das professoras que fizeram parte da nossa amostra de que é uma estratégia a que se pode com vantagem recorrer no processo de transição do pré-escolar para o 1º CEB mas não permite verificar que a mesma seja implementada com regularidade e levada em consideração de forma consistente nas planificações
- Cancro colo retal e do estômago:impacto económico, modelação e projecção da incidênciaPublication . São João, RicardoModelação da incidência de Cancro colo reto e do estômago no período 1998-2006 pelos modelos APC (Age-Period-Cohort models) com base no registo Registo Oncológico Regional Sul.
- Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunosPublication . Lourenço, Ana Rita Flora; Uva, MartaO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer no contexto pré-escolar, quer no contexto de 1º Ciclo. A segunda parte, apresenta um trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo e com características de estudo de caso. O estudo teve como principal objetivo conhecer a influência que as estratégias de diálogo e reflexão em torno de situações problemáticas e dilemáticas desempenham no desenvolvimento do pensamento ético dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às situações de conflito e indisciplina. A escola, além de ajudar a tornar as crianças mais inteligentes, deve ajudá-las a tornarem-se melhores. Para isso, os professores, como todos os agentes educativos, devem procurar desenvolver estratégias que possibilitem a resolução de conflitos, e, sobretudo, estratégias que procurem evitá-los. Desta forma, podemos considerar que o diálogo e a reflexão apresentam-se como estratégias eficazes para orientar os alunos para a resolução de conflitos.
- Finalidade das áreas da sala de jardim de infânciaPublication . Caixinha, Liliana Isabel Ferreira; Guimarães, António MesquitaEste relatório final intitula-se as Finalidades das áreas da Sala de Jardim de Infância, com o qual procuro compreender a importância da organização deste espaço e como influencia as experiências e aprendizagens que as crianças viverão ao longo do percurso pré-escolar. Para tal, recorri a suportes bibliográficos, onde se incluem compêndios, periódicos, artigos, sites e monografias, os quais abordam conteúdos como métodos de investigação, modelos educativos, organização do espaço escolar, pedagogia e psicologia. Com a investigação comprovei como a organização da sala é essencial. Esta é a síntese dos modelos educativos escolhidos pelo educador, devendo proporcionar bem-estar e conforto a quem dela usufrui, tendo sempre em mente as várias áreas curriculares. Ainda, com o estágio, reforcei a minha consciência sobre o papel do educador, que deve ser sempre atento e reflexivo, unindo a teoria à prática. Esta fusão conceder-lhe-á o conhecimento necessário para estruturar a sala.
- Como trabalhar os direitos das crianças numa perspetiva de educação para a cidadania nas primeiras idadesPublication . Ferreira, Jéssica; Cardona, Maria JoãoO presente relatório tem como intuito a reflexão crítica das aprendizagens e das práticas mais significativas realizadas nos estágios e no trabalho final de pesquisa do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, são analisados os contextos de estágio em que, para além da sua apresentação e caraterização, é feita uma reflexão acerca das competências profissionais desenvolvidas no decorrer dos estágios. São três os períodos de estágio apresentados: o estágio em Jardim-de-Infância; o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (no 2.º ano de escolaridade) e o estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico (no 4.º ano de escolaridade). Numa segunda parte, é apresentada uma análise da aprendizagem que estes estágios proporcionaram, das principais dificuldades sentidas e de como a partir destas emergiu a questão que escolhi para desenvolver no trabalho de pesquisa. Na terceira parte, é apresentado o estudo emergente destas práticas sobre o trabalho que é e/ou pode ser desenvolvido por docentes do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a Educação para os Direitos da Criança numa perspetiva de Educação para a Cidadania. Neste âmbito, procurou-se testar práticas e ouvir profissionais sobre as suas experiências ao nível da Educação para a Cidadania com a intenção de educar para os Direitos Humanos. O estudo resultou numa investigação de natureza qualitativa, com recurso a atividades com crianças e a entrevistas a docentes. Concluiu-se através dos dados recolhidos e da revisão bibliográfica, que este trabalho assume alguma complexidade e dificuldades. A Educação para a Cidadania pode centrar-se na Educação para os Direitos Humanos e da Criança visando promover uma maior igualdade de oportunidades e de participação, sendo o primeiro passo, o conhecimento dos seus próprios direitos. Neste sentido foi planeada uma intervenção com as crianças cuja avaliação evidenciou que estas são sensíveis a esta temática e conseguem questionar-se e apresentar ideias promotoras de igualdade quando confrontadas com situações desafiadoras. As entrevistas realizadas às docentes apontaram bastante para os desafios desta profissão e para a importância que a escola e o docente têm na transmissão de valores e atitudes às suas crianças/alunos. Tal como consta no Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) trata-se do “reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana” e “constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. Todos os conhecimentos e práticas adquiridas ao longo deste mestrado representam o início de uma carreira docente com base na reflexão e autocrítica, fundamentais ao bom desempenho profissional e ao aperfeiçoamento constante da prática educativa.
- Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básicoPublication . Portugal, Ana Maria Oliveira; Cardona, Maria JoãoA diferenciação pedagógica é um desafio para todos/as os/as profissionais de educação, uma vez que as realidades educativas são dinâmicas, caracterizando-se por uma grande diversidade linguística, cultural e social, e estão em constante mutação. É igualmente um desafio de mudança para as Escolas. Inovar e construir estratégias de ensino e dispositivos que respondam às necessidades de todas as crianças, e que vão ao encontro dos vários perfis de aprendizagem, é sem dúvida uma problemática que carece de muita reflexão por toda a comunidade educativa. Neste sentido, tendo a problemática citada como base de trabalho e reflexão, o presente relatório visa refletir todo o meu percurso e desenvolvimento profissional ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Numa primeira parte do presente documento encontra-se a análise crítica e reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada que desenvolvi ao longo do estágio, onde são descritos os vários contextos educativos, bem como o percurso de desenvolvimento profissional e investigativo que realizei nos momentos de estágio. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa de natureza qualitativa, relativo à questão da Diferenciação Pedagógica, onde realizei entrevistas, a duas Educadoras de Infância e a duas Professora de 1ºCiclo do Ensino Básico. Seguindo os objetivos das mesmas foi possível conhecer como as docentes definem o conceito de Pedagogia Diferenciada, compreender a sua perspetiva relativamente à influência da pedagogia diferenciada no processo de ensino e aprendizagem e identificar quais as suas implicações nas práticas educativas, do Jardim de Infância e da Escola, dos princípios orientadores que caraterizam a pedagogia diferenciada.