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- Corrida no JurássicoPublication . Mestrinho, Nelson; Cavadas, BentoO CreativeLab_Sci&Math é uma iniciativa didática do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) que, entre outros objetivos, visa a construção, implementação e avaliação de atividades interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, desenvolvidas em ambientes educativos inovadores. A Corrida no Jurássico foi uma atividade interdisciplinar dinamizada nesse contexto e integrada no trabalho de duas unidades curriculares do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica – Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática. O trabalho foi organizado segundo uma estratégia Inquiry5 e o modelo de ensino 6E6. Tendo como enquadramento uma visita ao Museu da Lourinhã e o estudo dos métodos usados pelos paleontólogos na reconstituição da história da vida na Terra, as estudantes foram colocadas perante uma pista simulada de pegadas de um dinossauro terópode recriada na escola. A questão levantada foi: A que velocidade se deslocou o dinossauro responsável pela pista? Esta atividade proporcionou às estudantes o aprofundamento de conteúdos da geohistória, a recolha e partilha de dados da dinâmica da locomoção bípede, a discussão e o debate de ideias, a construção e o uso de modelos matemáticos para responder ao problema.
- Intervenções de enfermagem que promovem o papel ativo da mulher no trabalho de parto e parto.Publication . Costa, Sara; Dias, Hélia; Santiago, ConceiçãoO parto e trabalho de parto são processos fisiológicos que concedem uma experiência altamente individual para a mulher e a sua família. A nível hospitalar existe a tendência de a mulher perder a sua individualidade e autonomia durante o trabalho de parto e parto, contribuindo para isso o fato de a maioria das mulheres estar pouco capacitada para reivindicar os seus desejos face às decisões dos profissionais de saúde. Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna Obstétrica e Ginecológica devem colocar a mulher e família no centro das decisões, prestar cuidados centrados na mulher, recém-nascido e família e privilegiar a promoção da saúde. Para tal, é necessário compreender as intervenções que promovem o papel ativo da mulher durante o trabalho de parto e parto, sendo definida a pergunta PICo “Quais as intervenções de enfermagem que promovem o papel ativo da mulher no trabalho de parto e parto?” Procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute (2014). Realizando-se uma pesquisa na plataforma EBSCO – Host. Foram selecionados três artigos qualitativos com nível de evidência 3c. Após a análise reflexiva dos achados do estudo em causa, as intervenções que promovem o papel ativo da mulher no trabalho de parto e parto são: Promover o parto normal e humanizado, estabelecer uma relação de confiança entre a mulher e o enfermeiro, educar no período pré-natal acerca do processo de parto, permitir a partilha de experiências entre as mulheres e pares, respeitar a tomada de decisão da mulher, respeitar as preferências da mulher no processo de parto, promover a presença da pessoa significativa durante o trabalho de parto e parto e estimular a formação contínua dos profissionais de saúde. Conclui-se que colocar a mulher no centro do plano de cuidados respeita os seus direitos como pessoa e parturiente, concomitantemente, são respeitados os decursos fisiológicos do processo de parto, bem como, a promoção da saúde materno-fetal. Labor and delivery are physiological processes that concede a highly individual experience for the woman and her family. At the hospital level there is a tendency for women to lose their individuality and autonomy during labor and delivery. Since most women are not able to claim their wishes against the decisions of health professionals. Nurse - Midwifes should place women and the family at the center of decisions, provide care centered on women, newborns and the family and favor health promotion. To do this, it is necessary to understand the interventions that promote the active role of women during labor and delivery, thus it was defined the question PICo: "What are the nursing interventions that promote the active role of women in labor and delivery?" A systematic review of the literature was carried out, according to the methodology of the Joanna Briggs Institute (2014). Conducting a research on the EBSCO - Host platform. Three qualitative articles with level of evidence 3c were selected. After reflective analysis of the findings for the study, the interventions that promote the active role of women in labor and delivery were: To promote normal and humanized delivery, to establish a trust relationship between the woman and the nurse - midwife, to educate in the prenatal period about the birth process, to allow the sharing of women's and peers experiences, respecting women's decision-making, respecting women's preferences in the process of childbirth, promoting the presence of the significant person during labor and delivery and stimulating the ongoing training of health professionals. It is concluded that placing women at the center of the care plan respects their rights as a person and as a parturient, while respecting the physiological processes of the labor, as well as promoting maternal and fetal health.
- A importância da Enfermagem de Reabilitação na preparação do regresso a casa da pessoa e família/cuidador em situação de AVC com alteração da funcionalidade motora.Publication . Matos, Maria; Simões, JoaquimReabilitar a pessoa com AVC e a sua família para um regresso a casa com sucesso envolve disponibilidade, aceitação, gestão de papéis familiares e capacitação. O EEER assume a capacitação da pessoa e família ou cuidador, maximizando a sua autonomia e funcionalidade através de estratégias, equipamentos e recursos, dando continuidade aos cuidados no domicílio, assegurando uma transição saudável e segura para casa. Do ensino clínico realizado em diferentes contextos e da experiência profissional surge a questão PICo: Que intervenções de Enfermagem de Reabilitação capacitam a pessoa e família/cuidador, em situação de AVC, com alteração da funcionalidade a nível motor, na preparação do regresso a casa? No decorrer do processo de revisão sistemática foram selecionados três artigos, de natureza qualitativa e qualitativa, pesquisados através de bases de dados de referência, que revelaram conteúdo fundamental na sustentação, validação e reflexão das atividades desenvolvidas na aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Assim, a intervenção do EEER na alteração da funcionalidade motora, na pessoa e família/cuidador, em situação de AVC, deve ser focada na capacitação dos mesmos através de estratégias específicas como: educação para a saúde e mudança de estilos de vida, identificação do cuidador, ensino e treino de AVD, promovendo o autocuidado, referenciação para os recursos da comunidade com o objetivo de promover o treino e supervisão, dando continuidade ao processo de reabilitação. Rehabilitate a person and family after a stroke to a successful home discharge involves availability, acceptance, family role management and empowerment. Specialized rehabilitation nurse assumes the empowerment of the person and family or caregiver, maximizing their autonomy and functionality through strategies, equipment or resources, providing continuity to home care, ensuring a healthy and safe discharge home. Through the professional experience and clinical training carried out in different contexts arise the PICo question: Which nursing rehabilitation interventions empower the person and family/caregiver after a stroke with motor impairment, preparing the discharge home? During systematic review were selected three articles of qualitative and quantitative studies, searched using reference databases which revealed fundamental content to sustenance, validation and reflection of the interventions developed in competences acquisition of the specialized rehabilitation nurse. Thus, the intervention of the specialized rehabilitation nurse in a person and family/care giver in a stroke situation with motor impairment, must be focused on their empowerment by specific strategies as health education and life style change, care giver identification, teaching and training of daily basis activities, promoting self-care, referencing for community resources in order to promote the training and supervision, providing continuity to rehabilitation process.
- Papel do enfermeiro nos maus tratos/negligência das crianças - Preocupação contínuaPublication . Carvalho, Bruno; Ferreira, ReginaOs maus tratos à criança e jovem são um problema constante na nossa era atual, envolvendo diferentes formas de agressão: física, psicológica, negligência e abuso sexual. Assumindo com a evolução da situação contornos de gravidade progressiva consideramos fundamental a importância da identificação precoce e intervenção imediata nos serviços de saúde. Metodologia: Revisão Sistemática da Literatura, com pesquisa em bases de dados científicos (2012 - 2017). Objetivo: Conhecer a intervenção do enfermeiro na prevenção e encaminhamento de situações de maus tratos nas crianças e jovens, com recurso à prática baseada na evidência. Resultados: Evidências revelam a importância do alerta e da notificação o mais precoce possível por toda a equipa multidisciplinar. É importante o envolvimento e conhecimento da família em redor da criança e jovem. Os pares devem estar despertos para a problemática, desenvolvendo competências e formação na área. Conclusões: Mobilizar a prática baseada na evidência na área dos maus tratos a crianças e jovens contribui para uma intervenção de enfermagem de excelência. Child abuse is a constant problem in our present age, involving different forms of aggression: physical aggression, neglect, psychological aggression and sexual abuse. Assuming with the evolution of the situation contours of progressive gravity necessitating therefore early identification and immediate intervention in the health services. Methodology: Systematic Review of Literature, with research in scientific databases (2012 - 2017). Objective: To know the importance of nurses intervention in the prevention and referral of situations of abuse in children and young people, using recourse based on evidence. Results: Evidence reveals the importance of early warning and notification by the multidisciplinary team. It is important the involvement and knowledge of the family around the child and young person. The peers must be awake to the problem, developing skills and training in the area. Conclusions: Mobilizing evidence-based practice in the area of child and youth maltreatment contributes to a nursing intervention of excellence.
- Cursos de preparação para o parto e o empowerment da mulher durante o trabalho de partoPublication . Santos, Carla; Dias. Hélia,; Santiago, ConceiçãoRodeado de valores afetivos, emocionais, sociais e culturais, a gravidez e parto são acontecimentos marcantes na vida de cada mulher. A forma como a mulher perceciona o parto tem um caráter exclusivo e todo o processo é muitas vezes rodeado de mitos e informação passada de geração em geração que podem desenvolver medos e angústias. Constata-se, cada vez mais, que as grávidas sentem necessidade de se prepararem para o parto, adquirir confiança e assumir o papel principal durante todo o processo do trabalho de parto. Os Cursos de Preparação para o Parto surgem como momentos privilegiados para a capacitação e empoderamento da mulher grávida. Através da observação de alguns indicadores em contexto de Bloco de Partos constatou-se que o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica, dinamizador dos cursos, assume um papel fundamental na capacitação da mulher grávida. Com recurso à Revisão Sistemática da Literatura e partindo da questão PI[C]O "De que forma o Curso de Preparação para o Parto empodera a mulher grávida para o Trabalho de Parto", pretendeu-se analisar que tipo de empoderamento os Cursos de Preparação para o Parto oferecem à mulher grávida para o TP. Da pesquisa efetuada em bases de dados científicos (friso cronológico entre 2013-2018), selecionaram-se três artigos aplicados os critérios de inclusão e exclusão relativos à temática em análise. As evidências mostram que, efetivamente os cursos de preparação para o parto são uma valiosa fonte de informação e capacitação da mulher durante o trabalho de parto, bem como, fortalecem a autonomia e o papel da mulher durante todo o processo do parto e reforçam a importância do enfermeiro especialista neste âmbito. Pregnancy and childbirth imply sentimental, emotional, social and cultural values and are defining occurrences in each woman’s life. Women perceive childbirth in a unique way, and the whole process is often surrounded by myths and information passed down from generation to generation, which may give rise to fears and anguish. It has become increasingly more evident that pregnant women feel the need to prepare for childbirth, to gain confidence and to play the main role during the entire childbirth labour process. Childbirth Preparation Courses have emerged as special moments to prepare and empower pregnant women. By observing some indicators in the Delivery Room, it was found that nurses specialised in maternal health and obstetrics, who organise the courses, play a fundamental role in preparing pregnant women. Through a Systematic Review of the Literature and based on the issue of PI[C]O "How the Childbirth Preparation Course empowers pregnant women for Labour", the goal was to analyse what type of empowerment the Childbirth Preparation Course offer pregnant women for the Labour process. From the research performed in scientific databases (2013-2018 timeline), three articles were selected after applying inclusion and exclusion criteria for the topic in question. The evidence shows that, in fact childbirth preparation courses provide women with a valuable source of information and preparation for labour, strengthen women’s autonomy and role during the whole childbirth process and reinforce the importance of specialised nurses in this field.
- A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials exploring the role of inter-individual variability on the effect of flavanols on insulin and HOMA-IRPublication . Alshammari, N; Palma-Duran, S. A.; Jiang, G; González-Sarrías, A; Pinto, Paula; Garcia-Aloy, M; Gibney, E; García-Conesa, MT; Kroon, P; Konic´ Ristic, A; Katsaltou, A; Morand, C; Rodriguez-Mateos, R; Combet, E
- Estudo das razões da persistência dos estudantes no Campus São Sebastião e a relação desse fenómeno com suas trajetórias escolaresPublication . Modesto, Ana Luísa Knop Henriques; Delgado, LuísaEssa tese trata da pesquisa que tem como objetivo principal analisar as razões que levam os estudantes a realizarem e concluírem vários cursos no Campus São Sebastião, do Instituto Federal de Brasília. Para isso, contou com a participação de estudantes que ingressantes do ano de 2016 e que já haviam concluído, no mínimo, dois outros cursos no Campus. Com esse perfil, nove estudantes, todas mulheres, foram identificadas e, assim, submetidas ao procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando, então a metodologia qualitativa. Os dados foram analisados com base na análise de entrevistas aprofundadas e histórias de vida, de forma a conhecer os motivos diretamente por elas mencionados como favoráveis à persistência nos cursos, mas também aqueles identificados nas entrelinhas dos discursos, chamados de razões adjacentes. Constatou-se que as principais razões que justificam a persistência dessas estudantes nos cursos está no que elas vivenciaram durante a trajetória escolar, na relação construída com o CSSB e com os professores e a perspectiva de atuação profissional. Mas também se constatou que a proximidade da residência com o Campus, o apoio familiar, o fato de terem poucos filhos, os conhecimentos construídos, a aplicabilidade deles na rotina pessoal e profissional, e, por fim, as políticas institucionais, em especial aquelas voltadas para o seguimento de um itinerário formativo, verticalização do ensino e aproveitamento de estudos também se mostraram como importantes fatores. A partir disso, foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para o incremento das razões destacadas como relevantes, bem como para uma permanência consciente em favorecimento de uma educação profissional qualificada, integrada e complementar.
- Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafiosPublication . Branco, Marina Lima Carvalho; Dias, PauloEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.
- A influência da resiliência nos processos educativos na perspetiva dos docentesPublication . Padrão, Maria José Gonçalves; Uva, MartaO presente Relatório síntese integra e reflete as experiências educativas vividas ao longo do percurso de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em contexto de creche, pré-escolar e primeiro ciclo. Numa primeira parte são apresentados os estágios e respetivos percursos de desenvolvimento profissional; na segunda parte é descrito o percurso investigativo e o trabalho de pesquisa realizado. Este trabalho permitiu analisar como “A influência da Resiliência nos processos Educativos nas práticas educativas”.
- As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Amaral, Ana Sofia Marques do; Uva, MartaO presente relatório de estágio é formado por duas partes diferenciadas. A primeira parte contempla a análise dos estágios realizados em Creche, Jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e dos projetos desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo, assim como o meu percurso de desenvolvimento profissional. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa, cujo objetivo é saber quais as potencialidades pedagógicas das histórias na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este exercício investigativo é de natureza qualitativa e desenvolveu-se na realização de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de conhecer as conceções que educadoras e professoras têm sobre as potencialidades pedagógicas das histórias infantis nas suas práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram que as histórias têm um papel importante na expansão do que as crianças podem conhecer sobre o mundo que as rodeia, apelando à criatividade e à imaginação, desenvolvem a atenção, o vocabulário, a clarificação de valores, a oralidade, a interpretação e conhecimento da língua.
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