Mestrado em Atividade Física e Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Atividade Física e Saúde by Title
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Análise da coordenação motora e da fadiga muscular entre trabalhadores da construção civil treinados e não-treinadosPublication . Machado, Renato Alexandre da Costa; Santos-Rocha, RitaA construção civil, em Portugal, conta com cerca de 1 milhão de trabalhadores e é uma base para diversas indústrias. É um setor ocupacional exigente a nível físico e psicológico, sendo os trabalhadores da construção civil sujeitos diariamente a elevados níveis de atividade física e consequente fadiga, que promove efeitos adversos na saúde do individuo como lesões músculoesqueléticas, maioritariamente nas articulações do ombro e joelho e na região lombar. É importante perceber o impacto que o exercício físico teria nesta população. Para isso, uma revisão narrativa e dois estudos comparativos foram realizados, utilizando um dos estudos, equipamentos de eletromiografia para avaliar a ativação muscular entre sujeitos treinados e não treinados, e o outro estudo, utilizando Inertial Measurement Units para avaliar e comparar as acelerações e posições do tronco ao longo do movimento. Os resultados sugerem que o exercício físico promove alterações na execução técnica do movimento de peso morto.
- Análise do efeito de diferentes protocolos de exercício físico sobre a depressão em adultosPublication . Correia, Érica Melissa Freitas; Monteiro, Diogo; Vitorino, AnabelaO exercício físico (EF) é um tratamento eficaz para a depressão, sozinho ou como coadjuvante. Contudo, dada a falta de indicadores relativos à frequência, intensidade, duração e tipo de EF, o presente estudo visa sintetizar e analisar o efeito dose-efeito dos diferentes protocolos de EF em sujeitos adultos no tratamento da depressão, com base na análise dos RCTs. A pesquisa foi realizada utilizando bases de dados electrónicas Web of Science, PubMed e Cochrane Library. Foram identificados estudos com uma intervenção baseada em exercícios, publicados até 31 de Dezembro de 2021. Foram também incluídos ensaios controlados aleatórios e meta-análises envolvendo adultos com depressão. Foram seleccionados dez estudos, incluindo um total de 956 sujeitos. Os tamanhos dos efeitos foram resumidos utilizando diferenças médias padronizadas (95% de intervalos de confissão) através de modelos aleatórios efetuados. Os resultados obtidos no presente estudo reforçam que o exercício parece ser benéfico na melhoria da depressão entre adultos com 18-65 anos de idade. Observou-se que intervenções com duração superior a 150 min/semana de intensidade moderada e intervenções de grupo parecem ter um efeito mais significativo na redução da depressão. Estudos revelaram que o EF aeróbico, comparado com o treino de resistência ou flexibilidade, tem um efeito mais positivo sobre a depressão. Concluímos que o EF pode ser uma forma de reduzir a depressão e pode ser utilizado como uma possível ferramenta adjuvante para tratamentos farmacológicos e/ou alternativos.
- Análise do feedback pedagógico em aulas de grupo de localizada entre profissionais de fitness licenciados em Desporto, Condição Física e Saúde pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e profissionais de fitness com Curso Técnico Especialista em Exercício FísicoPublication . Barnabé, Ana Sofia Damas; Ramos, Liliana; Franco, SusanaO presente estudo teve como principal objetivo caracterizar e comparar o comportamento de feedback pedagógico em aulas de grupo de localizada entre profissionais de fitness licenciados em Desporto Condição Física e Saúde (DCFS) pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e profissionais de fitness com curso Técnico Especialista em Exercício Físico (TEEF) não licenciados na área do desporto e/ou fitness, relativamente a cada categoria, por dimensão de feedback, assim como pela quantidade de emissão de feedbacks por minuto (fpm). A amostra do estudo foi composta por 20 profissionais de fitness, com experiência até dois anos, divididos em dois grupos de acordo com a sua formação: profissionais de fitness licenciados em desporto, condição física e saúde (n=10) e profissionais de fitness com curso técnico especialista em exercício físico (n=10). A análise dos vídeos foi realizada categorizando os feedbacks com o Sistema de Observação do Feedback de Instrutores de Fitness em Aulas de Grupo de Fitness (SOFIF-AGF). Os resultados obtidos mostraram diferenças significativas quanto à emissão de feedbacks por minuto, com o grupo dos profissionais de fitness licenciados a emitir significativamente maior número de feedbacks por minuto e nas categorias respiração, da dimensão Conteúdo, e ciclo de feedback, da dimensão Acompanhamento da Prática Consequente ao Feedback. Os resultados indicam que o tipo de formação não influencia de forma significativa o tipo de feedback utilizado, mas sim a quantidade de feedbacks emitidos.
- Análise do impacto de um programa de exercício físico no estilo de vida de pessoas com diabetes tipo 2Publication . Cláudio, Filipa Alexandra Oliveira; Cid, LuisCom o aumento da prevalência dos casos de diabetes tipo 2, surge cada vez mais o interesse pelo estudo nesta população. Embora esta seja uma doença com forte fator hereditário, pode ser prevenida e controlada se tivermos em conta os fatores de risco modificáveis. Para tal é bastante importante a adoção e manutenção de um estilo de vida saudável, que passa por manter uma dieta equilibrada e ajustada, mantendo o peso corporal adequado e praticando atividade física regularmente. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o impacto de um programa de exercício físico no estilo de vida e bem-estar de sujeitos com diabetes tipo 2. Participaram neste estudo 47 sujeitos com idades compreendidas entre os 51 e os 79 anos de idade, com diabetes tipo 2. Como instrumentos de medida utilizamos o Fantastic Lifestyle, para avaliar o estilo de vida, que foi previamente validado com recurso a uma AFE e AFC, e o SWLS e PANAS para avaliar a satisfação com a vida e os afetos. Assim sendo, foi possível verificar que um programa de exercício continuado, acarreta inúmeros benefícios para a saúde em geral, permitindo melhorar o estilo de vida, ao nível da alimentação e da qualidade de sono, bem como ao nível do bem-estar e satisfação com a vida, obtendo assim uma melhor qualidade de vida.
- Analysis of the complexity and variability of fine and gross motor tasks in fibromyalgia patients: precision and retrospective cross-sectional studiesPublication . Brígida, Nancy Anacleto; Branco, Marco; Catela, DavidFibromyalgia (FM) can be defined as a non-inflammatory chronic and widespread pain disease (Gentile et al., 2019) that present and series of other symptoms such as fatigue, Allodynia, Hyperalgesia, functional impairment, balance deficit, and others (ACSM, 2021; Rasouli et al., 2017). FM is considered to be a disease or syndrome that shows a central nervous system dysfunction in pain modulation (Gentile et al., 2019). This functional impairment in FM patients may be related to disturbances in motor functions, such as deficits in fine and gross motor control (Pérez-de-Heredia-Torres et al., 2013; Rasouli et al., 2017). Until today, it is still impossible to confirm the diagnosis of Fibromyalgia because no clinical tests are available for this purpose (ACSM, 2021). The present dissertation intends to verify if Inertial Measurement Units (IMU) are instruments that can facilitate the applicability (Study 1) of FTT; Analyze and interpret entropy values during fine and gross motor control tasks (Study 2), and assess the variability during the same fine and gross motor control tasks (Study 3) of individuals with FM diagnosis; and also to verify if the IMU with the non-linear analysis can characterize FM patients. The sample of 20 female subjects, 10 with FM and 10 without, with ages between 20 and 70 years old, was divided into experimental and control groups. Participants were asked to perform de finger tapping test with both hands, the gait task, and the sit and stand test. IMUs were used in all tasks to collect the required data for each study. Non linear measures of entropy and variability were used to allow a detailed and deeper motor control analysis, focusing on the process and on the quality of movement (Azami et al., 2017). The results showed that using inertial sensors may be of great applicability in the finger tapping test, and it could be a possible alternative to the traditional method. This method allows the tridimensional collection and analysis of other important information that we can only access by looking at the process and not just the results in a more practical, faster, and cheaper way. And the use of IMU, along with non-linear analysis in fine and gross motor control, could allow a better understanding and characterization of both groups, Fibromyalgia, and control, through the analysis of entropy and variability In conclusion, the use of inertial sensors to collect data from fine and gross motor has great potential and brings innovation to exercise researchers and professionals.
- Avaliação da coordenação motora em tarefas de motricidade fina e grossa em doentes de Parkinson: revisão sistemática e estudo transversalPublication . Rodrigues, Susana Dutra de Lacerda Alvernaz; Branco, Marco; Catela, DavidA doença de parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta entre 1% a 2% dos indivíduos com mais de 65 anos e 3% a 5% dos indivíduos com mais de 85 anos. Esta doença caracteriza-se, por alterações nas funções motoras dos pacientes noemadamente ao nível da motricidade fina e grossa. Esta dissertação pertende verificar o estado da arte acerca do efeito do exercício físico na coordenação motora fina e grossa em pacientes de Parkinson e, avaliar a recorrência em tarefas de motricidade fina e grossa nestes pacientes. Para o primeiro objetivo foi feita uma revisão sistemática com a pesquisa pelos termos “Parkinson”, “Exercise”, “Physical Activity”, “Train” e “Coordinat”. Para o segundo objetivo foram recolhidos dados com sensores inerciais sobre os quais foram aplicados os métodos não-lineares da análise da quantificação da recorrência. Os resultados mostram que o exercício físico tem beneficios no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, no entanto, é referido que deve existir um aprofundamento da análise destes tipos de motricidade, nomeadamente, aprofundar o tipo de análise das tarefas. No segundo estudo, verificase que os pacientes de Parkinson têm maior capacidade de coordenação nas tarefas de motricidade grossa, que nas tarefas de motricidade fina a mão preferida apresenta maior recorrência e determinismo, demonstrando maior dificuldade em coordenar este tipo de tarefas.
- Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantesPublication . Coelho, Roberto Alves; Franco, Susana; Pimenta, NunoCom a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade.
- Dinâmica do momento angular: parâmetro de controlo na exploração de padrões motores na bicicleta de equilíbrio em criançasPublication . Bernardino, Mafalda Filipa dos Santos; Mercê, Cristiana; Branco, MarcoA bicicleta reflete a cultura humana e a sua utilização exige equilíbrio e manutenção da estabilidade. A criança e a bicicleta formam um sistema único, o qual procura manter a sua estabilidade através da rotação das rodas que atuam como giroscópios, em constante interação com os constrangimentos da tarefa, organismo e envolvimento. A massa distribuída em cada roda não é igual, assim, o primeiro estudo desta dissertação analisou a proporção de massa entre as rodas dianteira e traseira do sistema criança-bicicleta. A amostra incluiu 18 crianças com uma média de 4,89±0,35 anos, para as quais o centro de gravidade (CG) foi calculado através do método de coordenadas, e o CG da bicicleta através do método de equilíbrio. A roda traseira apresentou uma proporção de 78,8% da massa total e a dianteira 21,3%. Considerando que a aprendizagem de andar de bicicleta resulta da interação dinâmica entre os vários constrangimentos como a massa da criança (organismo), massa e raio da roda da bicicleta (tarefa), a distribuição de massa das rodas no sistema criança-bicicleta deve ser considerada para análises posteriores da estabilidade. Neste sentido, e considerando igualmente que esta aprendizagem pode ser facilitada através de mudanças nos parâmetros de controlo, o segundo estudo investigou se o momento angular (MA) da bicicleta é um parâmetro de controlo para os padrões de ciclar na bicicleta de equilíbrio (BE). Este estudo incluiu recolhas transversais durante a aplicação de um programa de aprendizagem de ciclar. Participaram 25 crianças com uma média de 5,16±0,89 anos, as quais foram convidadas a usar livremente a BE, antes e depois da intervenção de 6 sessões com a BE. Os dados foram recolhidos através de vídeo e posteriormente categorizados para permitir a identificação dos padrões de ciclar. Adicionalmente, foram recolhidos dados de velocidade angular através de um sensor inercial fixado na roda da bicicleta, permitindo o cálculo posterior do MA. Os resultados evidenciaram que, à medida que o MA aumenta, as crianças tendem a transitar entre os padrões de ciclar. Com MA mais baixo, o padrão preferido consistiu em caminhar. A partir de 0,53 kg·m²/s, a maioria das crianças transitou para correr. E, a partir de 1,1162 kg·m²/s, a maioria das crianças transitou novamente para o padrão de planar. Com base nestes resultados, propomos que o MA é um parâmetro de controlo para a BE, sendo a velocidade linear uma expressão dele. Em conclusão, as características específicas da bicicleta e da criança influenciam o momento angular e, consequentemente, a transição entre os padrões. Todos estes aspetos devem ser considerados na promoção da aprendizagem de ciclar.
- Educação inclusiva: prática de educação física para alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário do distrito de SetúbalPublication . Neto, Victoriana Vaz da Costa; Vitorino, AnabelaThe discipline of Physical Education is a gateway to social and principled education, because in the classes of this discipline, we often deal with limitations that are not only physical, but also psychological. Therefore, the importance of the teacher in awakening this perception in the student, so that he/she knows how to live with and respect the differences and diversities that are part of society. This dissertation aims to contribute to the participation of students with Special Educational Needs (SEN) in the discipline of Physical Education in secondary education. The study of this theme is relevant in that it aims to know the school reality, at the level of inclusive education from the perspective of teachers and the reasons that in practice hinder the participation of students with SEN in school sports. In the first study, data collection was carried out through the application of the APIAD questionnaire (Attitude of Teachers towards the Inclusion of Students with Disabilities), to 99 teachers (61 female; 38 male) of secondary and vocational education in the district of Setúbal, aiming to identify their attitudes towards the inclusion of students with disabilities in regular public education. The results show that teachers overall have a positive attitude towards inclusion. Statistically significant differences are confirmed between the under 30 and over 50 age groups. In the second study, with the aim of identifying the perceived reasons for the absence of the practice of sports activities, in the context of school sports, by secondary school students with SEN, 80 students with SEN (47 female; 33 male) answered the IMAAD survey (Survey on Motivation for the Absence of Sports Activity). The results indicate that the factors that contribute to not practicing sports activity were "lack of support or condition" and "lack of interest in physical effort" as the justifying factors for not practicing sports activities. In order to support teachers in their pedagogical practice, a Good Practice Guide was prepared, containing intervention strategies and diversified exercises in the context of Physical Education in secondary school.
- O efeito da organização espacial na prática de Hip Hop na sincronização entre crianças do pré-escolarPublication . Rocha, Neuza Saramago; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA dança em grupo faz parte do comportamento e história humana. Dançar proporciona uma ligação espácio-temporal entre dançarinos denominada de sincronização. Esta sincronização é afetada por fatores e.g., visuais, auditivos e táteis. A literatura existente tem-se concentrado na ação desses fatores, verificando-se uma lacuna de investigação relativamente ao efeito da orientação espacial na sincronização em atividades de grupo como a dança e, especialmente, em crianças. A presente dissertação objetiva: i) desenvolver o programa de hip hop intitulado “Crianças +” direcionado a crianças em idade pré-escolar; ii) comparar a sincronia de grupo em crianças em idade pré-escolar durante a realização de uma coreografia de hip hop, entre duas organizações espaciais distintas, i.e., em xadrez e em círculo; iii) comparar a sincronia de grupo entre as diferentes organizações espaciais, antes e após a implementação do programa Crescer+. O programa de intervenção foi desenvolvido com base na checklist Consensus on Exercise Reporting Template (CERT) (Slade et al., 2016). Após o seu desenvolvimento o programa foi aplicado a 37 participantes com idades compreendidas entre 3 e 4 anos (4,29±0,57), dividas em dois grupos de intervenção (19 em xadrez e 18 em círculo). O estudo foi composto por três períodos de quatro semanas cada, sendo eles: um primeiro período de intervenção, um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção no qual a organização dos grupos foi invertida. Foram realizados quatro momentos de avaliação: i) pré-teste, antes da primeira intervenção; pós-teste, após a mesma; iii) transfer, após o período de controlo, já com a inversão da organização espacial dos grupos; iv) segundo pós-teste, após a segunda intervenção. Os dados foram recolhidos de sensores inerciais posicionados acima do maléolo lateral do perónio dos participantes. A sincronia de grupo foi avaliada pelo método cluster phase analysis, com base na variável de velocidade angular. Este cálculo foi realizado para cada plano do movimento e momento de avaliação, tendo os seus resultados sido comparados entre grupos e momentos. Os resultados indicam que, no início, as crianças dispostas em círculo apresentaram uma dificuldade acrescida de sincronização entre os seus elementos comparativamente com as crianças dispostas em xadrez. No entanto, após a intervenção inicial, observou se uma tendência para a homogeneização da sincronia das crianças em círculo, evidenciando uma melhoria considerável das mesmas quando expostas a condições facilitadoras, i.e., organização em xadrez. A presente dissertação discute e apresenta o desenvolvimento de um programa de intervenção em hip hop, “Crianças +”, inovador pela idade da população-alvo, o qual pode ser replicado por profissionais de exercício físico. Concedendo informação sobre o efeito da organização espacial na sincronia de grupo durante a sua prática, com a organização em círculo a revelar-se como menos facilitadora da sincronia de grupo no início da intervenção, mas com uma maior capacidade de sincronia aquando da passagem para um contexto mais facilitador, i.e., de xadrez.