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- O efeito da organização espacial na prática de Hip Hop na sincronização entre crianças do pré-escolarPublication . Rocha, Neuza Saramago; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA dança em grupo faz parte do comportamento e história humana. Dançar proporciona uma ligação espácio-temporal entre dançarinos denominada de sincronização. Esta sincronização é afetada por fatores e.g., visuais, auditivos e táteis. A literatura existente tem-se concentrado na ação desses fatores, verificando-se uma lacuna de investigação relativamente ao efeito da orientação espacial na sincronização em atividades de grupo como a dança e, especialmente, em crianças. A presente dissertação objetiva: i) desenvolver o programa de hip hop intitulado “Crianças +” direcionado a crianças em idade pré-escolar; ii) comparar a sincronia de grupo em crianças em idade pré-escolar durante a realização de uma coreografia de hip hop, entre duas organizações espaciais distintas, i.e., em xadrez e em círculo; iii) comparar a sincronia de grupo entre as diferentes organizações espaciais, antes e após a implementação do programa Crescer+. O programa de intervenção foi desenvolvido com base na checklist Consensus on Exercise Reporting Template (CERT) (Slade et al., 2016). Após o seu desenvolvimento o programa foi aplicado a 37 participantes com idades compreendidas entre 3 e 4 anos (4,29±0,57), dividas em dois grupos de intervenção (19 em xadrez e 18 em círculo). O estudo foi composto por três períodos de quatro semanas cada, sendo eles: um primeiro período de intervenção, um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção no qual a organização dos grupos foi invertida. Foram realizados quatro momentos de avaliação: i) pré-teste, antes da primeira intervenção; pós-teste, após a mesma; iii) transfer, após o período de controlo, já com a inversão da organização espacial dos grupos; iv) segundo pós-teste, após a segunda intervenção. Os dados foram recolhidos de sensores inerciais posicionados acima do maléolo lateral do perónio dos participantes. A sincronia de grupo foi avaliada pelo método cluster phase analysis, com base na variável de velocidade angular. Este cálculo foi realizado para cada plano do movimento e momento de avaliação, tendo os seus resultados sido comparados entre grupos e momentos. Os resultados indicam que, no início, as crianças dispostas em círculo apresentaram uma dificuldade acrescida de sincronização entre os seus elementos comparativamente com as crianças dispostas em xadrez. No entanto, após a intervenção inicial, observou se uma tendência para a homogeneização da sincronia das crianças em círculo, evidenciando uma melhoria considerável das mesmas quando expostas a condições facilitadoras, i.e., organização em xadrez. A presente dissertação discute e apresenta o desenvolvimento de um programa de intervenção em hip hop, “Crianças +”, inovador pela idade da população-alvo, o qual pode ser replicado por profissionais de exercício físico. Concedendo informação sobre o efeito da organização espacial na sincronia de grupo durante a sua prática, com a organização em círculo a revelar-se como menos facilitadora da sincronia de grupo no início da intervenção, mas com uma maior capacidade de sincronia aquando da passagem para um contexto mais facilitador, i.e., de xadrez.
- O efeito de um programa de exercício de hip hop nas capacidades físico-motoras de crianças do pré-escolarPublication . Bernardino, Sofia de Oliveira; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA prática regular de atividade física (AF) promove inúmeros benefícios para a saúde ao longo da vida, incluindo a melhoria da condição física e bem-estar em crianças com e sem desenvolvimento motor típico (Ermenova et al., 2021; Kanters et al., 2015; Mercê, Branco, et al., 2022; Mercê et al., 2023; Robles et al., 2023). A competência motora (CM), que se refere à proficiência na execução de habilidades motoras fundacionais (HMF) (Luz et al., 2016), desempenha um papel preponderante no crescimento, desenvolvimento e oportunidades para levar um estilo de vida ativo em crianças (Barnett et al., 2016; Hulteen et al., 2018). A interação entre a influência da AF e CM ainda não é totalmente compreendida, podendo ser mutuamente influenciadas (Stodden et al., 2012). Nesse contexto, a conceção de estratégias eficazes para fomentar uma maior prática de AF e melhorar a CM revela-se crucial para garantir um desenvolvimento motor harmonioso e a adoção de estilos de vida saudáveis no futuro (Hulteen et al., 2018). A presente dissertação teve como objetivos: i) investigar a relação entre o exercício físico e a CM; ii) desenvolver e validar o programa de hip hop “Crianças+” para crianças em idade pré-escolar; e iii) analisar os efeitos da aplicação do programa “Crianças+” em crianças de três e quatro anos de idade na sua CM, perceção de CM, perceção da coordenação motora e níveis de AF. A metodologia incluiu uma revisão sistemática realizada de acordo com o protocolo PRISMA (Page et al., 2021), um estudo de validação de programa de intervenção de acordo com a checklist CReDECI2 (Möhler et al., 2015), e um estudo de intervenção longitudinal. O programa “Crianças+” foi aplicado a 37 crianças (18 rapazes e 19 raparigas), com idades 3 e 4 anos de idade (4,29±0,57). O programa incluiu três fases de quatro semanas cada, e quatro momentos de observação. A primeira fase consistiu no primeiro período de intervenção, seguida por um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção. As observações foram realizadas antes e após cada período de intervenção, avaliando CM, perceção de CM, perceção de coordenação motora e atividade física. Os resultados da presente dissertação corroboram a influência mútua entre CM e AF. A validação do programa "Crianças+" preenche uma lacuna na literatura, sendo inovador e enriquecedor para a população-alvo. Pela sua metodologia, torna-se replicável por outros profissionais de exercício físico. O programa promoveu melhorias significativas na CM e perceção de CM. Recomenda-se a sua replicação para contribuir para o desenvolvimento das HMF das crianças, melhorando a CM e aumentando os níveis de AF presente e futuro. Em conclusão, os resultados desta dissertação destacam a importância da AF e da CM no desenvolvimento motor durante a infância, evidenciando os benefícios do programa "Crianças+".