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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The discipline of Physical Education is a gateway to social and principled
education, because in the classes of this discipline, we often deal with limitations that are
not only physical, but also psychological. Therefore, the importance of the teacher in
awakening this perception in the student, so that he/she knows how to live with and
respect the differences and diversities that are part of society.
This dissertation aims to contribute to the participation of students with Special
Educational Needs (SEN) in the discipline of Physical Education in secondary education.
The study of this theme is relevant in that it aims to know the school reality, at the level
of inclusive education from the perspective of teachers and the reasons that in practice
hinder the participation of students with SEN in school sports.
In the first study, data collection was carried out through the application of the
APIAD questionnaire (Attitude of Teachers towards the Inclusion of Students with
Disabilities), to 99 teachers (61 female; 38 male) of secondary and vocational education
in the district of Setúbal, aiming to identify their attitudes towards the inclusion of
students with disabilities in regular public education. The results show that teachers
overall have a positive attitude towards inclusion. Statistically significant differences are
confirmed between the under 30 and over 50 age groups.
In the second study, with the aim of identifying the perceived reasons for the
absence of the practice of sports activities, in the context of school sports, by secondary
school students with SEN, 80 students with SEN (47 female; 33 male) answered the
IMAAD survey (Survey on Motivation for the Absence of Sports Activity). The results
indicate that the factors that contribute to not practicing sports activity were "lack of
support or condition" and "lack of interest in physical effort" as the justifying factors for
not practicing sports activities.
In order to support teachers in their pedagogical practice, a Good Practice Guide
was prepared, containing intervention strategies and diversified exercises in the context
of Physical Education in secondary school.
A disciplina de Educação Física é uma porta para a formação social e de princípios pois, nas aulas desta disciplina, muitas vezes lida-se com as limitações não só físicas, mas também psíquicas. Por isso, a importância do professor em despertar essa perceção no aluno, para que ele saiba conviver e respeitar as diferenças e as diversidades que fazem parte da sociedade. A presente dissertação tem como objetivo contribuir para participação na disciplina de Educação Física, de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino secundário. O estudo desta temática é pertinente, na medida em que pretende conhecer a realidade escolar, ao nível da educação inclusiva na perspetiva dos professores e os motivos que na prática dificultam a participação dos alunos com NEE no desporto escolar. No primeiro estudo, a recolha dos dados foi concretizada através da aplicação do questionário APIAD (Atitude dos Professores Face à Inclusão de Alunos com Deficiência), a 99 professores (61 femininos; 38 masculinos) do ensino secundário e profissional, do distrito de Setúbal, visando identificar as suas atitudes face à inclusão dos alunos com deficiência, no ensino público regular. Dos resultados, destaca-se que os professores em termos globais apresentam atitude positiva perante a inclusão. Sendo que as diferenças estatísticas significativa, se confirmam entre as faixas etárias dos menos de 30 anos e dos mais de 50 anos. No segundo estudo, com objetivo de identificar os motivos percecionados para a ausência da prática atividade desportiva, no contexto do desporto escolar, por alunos com NEE, do ensino secundário, responderam 80 alunos com NEE (47 femininos; 33 masculinos) ao inquérito IMAAD (Inquérito de Motivação para a Ausência de Atividade Desportiva). Os resultados indicam que os fatores que contribuem para não prática de atividade desportiva foram “a falta de apoio ou condição” e “desinteresse pelo esforço físico”, como os fatores justificativos para a não prática de atividades desportivas. Com vista a apoiar os professores na sua prática pedagógica, foi elaborado um Guia de Boas Práticas, que contém estratégias de intervenção e exercícios diversificados no contexto da Educação Física, no ensino secundário.
A disciplina de Educação Física é uma porta para a formação social e de princípios pois, nas aulas desta disciplina, muitas vezes lida-se com as limitações não só físicas, mas também psíquicas. Por isso, a importância do professor em despertar essa perceção no aluno, para que ele saiba conviver e respeitar as diferenças e as diversidades que fazem parte da sociedade. A presente dissertação tem como objetivo contribuir para participação na disciplina de Educação Física, de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino secundário. O estudo desta temática é pertinente, na medida em que pretende conhecer a realidade escolar, ao nível da educação inclusiva na perspetiva dos professores e os motivos que na prática dificultam a participação dos alunos com NEE no desporto escolar. No primeiro estudo, a recolha dos dados foi concretizada através da aplicação do questionário APIAD (Atitude dos Professores Face à Inclusão de Alunos com Deficiência), a 99 professores (61 femininos; 38 masculinos) do ensino secundário e profissional, do distrito de Setúbal, visando identificar as suas atitudes face à inclusão dos alunos com deficiência, no ensino público regular. Dos resultados, destaca-se que os professores em termos globais apresentam atitude positiva perante a inclusão. Sendo que as diferenças estatísticas significativa, se confirmam entre as faixas etárias dos menos de 30 anos e dos mais de 50 anos. No segundo estudo, com objetivo de identificar os motivos percecionados para a ausência da prática atividade desportiva, no contexto do desporto escolar, por alunos com NEE, do ensino secundário, responderam 80 alunos com NEE (47 femininos; 33 masculinos) ao inquérito IMAAD (Inquérito de Motivação para a Ausência de Atividade Desportiva). Os resultados indicam que os fatores que contribuem para não prática de atividade desportiva foram “a falta de apoio ou condição” e “desinteresse pelo esforço físico”, como os fatores justificativos para a não prática de atividades desportivas. Com vista a apoiar os professores na sua prática pedagógica, foi elaborado um Guia de Boas Práticas, que contém estratégias de intervenção e exercícios diversificados no contexto da Educação Física, no ensino secundário.
Description
Keywords
atitudes dos professores boas práticas desporto escolar escola inclusiva formação motivos para a não prática desportiva Ttacher attitudes barriers and facilitators good practices school sports inclusive school formation SEN