Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O trabalho colaborativo na Educação de Infância e na EscolaPublication . Inácio, Joana Margarida Cerveira; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a finalidade de transmitir o meu percurso de apren dizagem e o trabalho de pesquisa, que pretende dar resposta às questões suscitadas nos contextos de estágio. O relatório está estruturado em três partes. A primeira parte irá abordar, de forma re flexiva, as experiências e aprendizagens que decorreram nos estágios de creche, jardim-de infância e no 2.º e 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta o trabalho de pesquisa realizado, onde pretendo esclarecer a importância do trabalho colaborativo entre docentes. A última e terceira parte consiste nas considerações finais da globalidade do traba lho feito. De forma a recolher dados para esta investigação, foram realizadas entrevistas às educadoras e professoras cooperantes que tive a oportunidade de acompanhar durante todo o percurso de estágios ao longo do mestrado. A partir deste estudo foi possível aferir que, apesar de ainda existir muito a cultura individualista de docente, cada vez mais existe a preocupação de integrar na cultura docente o trabalho colaborativo pois os docentes demonstram interesse em cooperar. Em síntese, este relatório serve para demonstrar a importância do trabalho colabora tivo pois contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos e apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes.
- Análise do efeito de diferentes protocolos de exercício físico sobre a depressão em adultosPublication . Correia, Érica Melissa Freitas; Monteiro, Diogo; Vitorino, AnabelaO exercício físico (EF) é um tratamento eficaz para a depressão, sozinho ou como coadjuvante. Contudo, dada a falta de indicadores relativos à frequência, intensidade, duração e tipo de EF, o presente estudo visa sintetizar e analisar o efeito dose-efeito dos diferentes protocolos de EF em sujeitos adultos no tratamento da depressão, com base na análise dos RCTs. A pesquisa foi realizada utilizando bases de dados electrónicas Web of Science, PubMed e Cochrane Library. Foram identificados estudos com uma intervenção baseada em exercícios, publicados até 31 de Dezembro de 2021. Foram também incluídos ensaios controlados aleatórios e meta-análises envolvendo adultos com depressão. Foram seleccionados dez estudos, incluindo um total de 956 sujeitos. Os tamanhos dos efeitos foram resumidos utilizando diferenças médias padronizadas (95% de intervalos de confissão) através de modelos aleatórios efetuados. Os resultados obtidos no presente estudo reforçam que o exercício parece ser benéfico na melhoria da depressão entre adultos com 18-65 anos de idade. Observou-se que intervenções com duração superior a 150 min/semana de intensidade moderada e intervenções de grupo parecem ter um efeito mais significativo na redução da depressão. Estudos revelaram que o EF aeróbico, comparado com o treino de resistência ou flexibilidade, tem um efeito mais positivo sobre a depressão. Concluímos que o EF pode ser uma forma de reduzir a depressão e pode ser utilizado como uma possível ferramenta adjuvante para tratamentos farmacológicos e/ou alternativos.
- Treinador Principal Sub-15 Campeonato Distrital - operacionalização, gestão e controlo do processo de treino e jogo & liderança transformacional, coesão e clima motivacional em jovens atletasPublication . Fonseca, Samuel Rodrigues da; apelido, nome; Fernandes, Renato; Borrego, Carla ChicauO presente relatório tem como objetivo evidenciar o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Estágio, na modalidade de futebol, com a finalidade de obter o grau de Mestre em Treino Desportivo - Especialização em Futebol na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O Estágio Curricular foi realizado no Centro Desportivo de Fátima e foi dividido em duas áreas distintas: o estágio propriamente dito nos escalões de Sub-10, Sub-15 e Sub-17 e a realização de um estudo sobre a Liderança Transformacional, Coesão e Clima Motivacional em Jovens Atletas. O estudo II, teve como objetivo realizar uma análise da relação entre a liderança transformacional com variáveis como clima motivacional, coesão de grupo, desengajamento moral, necessidades psicológicas básicas e potência de equipa. Recorremos a a 93 atletas do sexo masculino da modalidade de futebol, de idades entre os 14 e os 18 anos, pertecentens a 6 equipas diferentes. Os dados foram analisados utilizando o software de análise estatistica SPSS. Os resultados obtidos apresentam uma relação positiva da liderança transformacional com o clima motivacional para a tarefa, a coesão de grupo, as necessidades psicológicas básicas e a potência de equipa. No sentido inverso, apresenta uma relação negativa com o clima motivacional para o ego e não apresenta qualquer relação com o desengajamento moral. Neste sentido, confirma-se a H1 e conclui-se que a liderança transformacional está positivamente correlacionada com o clima motivacional orientado para a tarefa, a coesão de grupo, as necessidades psicológicas básicas e a potência de equipa. Confirma-se, embora que parcialmente, a H2 estando a liderança transformacional negativamente correlacionada com o clima motivacional para o ego e não apresentando qualquer relação com o desengajamento moral. Tendo em conta a evolução das variáveis ao longo da época conclui-se a H3, existindo evolução no clima motivacional para a tarefa.