Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagemPublication . Henriques, Mariana dos Santos; Cavadas, BentoEste estágio apresenta o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte deste contempla a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas, realizadas em quatro semestres. Na segunda parte, apresenta-se um estudo exploratório, que visa dar resposta à questão de investigação “Quais são as conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem?”. Para tal, foram utilizados registos fotográficos, desenhos e narrativas realizados pelas crianças e, ainda, entrevistas realizadas às educadoras e professoras cooperantes. O estudo envolveu uma turma em contexto de JI e a respetiva educadora, bem como duas turmas em contexto de 1.ºCEB e respetivos docentes. Os desenhos e as narrativas produzidas foram organizados em s em categorias e subcategorias. Através da análise das entrevistas aos docentes e das produções das crianças, conclui-se que as crianças têm a perceção que as suas aprendizagens foram condicionadas substancialmente, assim como o seu processo de socialização. Em certos casos, verificou-se também o retrocesso nas aprendizagens e dificuldade na compreensão dos conteúdos através das aulas online.
- Análise da coordenação motora e da fadiga muscular entre trabalhadores da construção civil treinados e não-treinadosPublication . Machado, Renato Alexandre da Costa; Santos-Rocha, RitaA construção civil, em Portugal, conta com cerca de 1 milhão de trabalhadores e é uma base para diversas indústrias. É um setor ocupacional exigente a nível físico e psicológico, sendo os trabalhadores da construção civil sujeitos diariamente a elevados níveis de atividade física e consequente fadiga, que promove efeitos adversos na saúde do individuo como lesões músculoesqueléticas, maioritariamente nas articulações do ombro e joelho e na região lombar. É importante perceber o impacto que o exercício físico teria nesta população. Para isso, uma revisão narrativa e dois estudos comparativos foram realizados, utilizando um dos estudos, equipamentos de eletromiografia para avaliar a ativação muscular entre sujeitos treinados e não treinados, e o outro estudo, utilizando Inertial Measurement Units para avaliar e comparar as acelerações e posições do tronco ao longo do movimento. Os resultados sugerem que o exercício físico promove alterações na execução técnica do movimento de peso morto.
- Desenvolvimento de um novo vinagre espirituoso de origem vínica.Publication . Laranjeira, Cristina; Alves, Marco; Mira, Helena; Torgal, Isabel; Orvalho, Tânia; Basto De Lima, Maria Gabriela; Canas, Sara; caldeira, ildaO vinagre é um produto com tradições milenares. Muito enraizado nas culturas gastronómicas mediterrânica, atlântica e asiática, a sua definição não é consensual, internacionalmente; contudo, na UE, “vinagre” obtém-se exclusivamente por dupla fermentação alcoólica e acética de substâncias de origem agrícola (EN 13188:2000). A sua produção é um exemplo clássico de sustentabilidade no uso de recursos sub-aproveitados, posicionando-se no fim da fileira de transformação agroalimentar. Recentemente, a valorização dietética deste género alimentício hipocalórico e funcional, influenciada também pela Nouvelle Cuisine e por preocupações com a alimentação na saúde, tem-se traduzido numa maior diferenciação e prestígio do produto e na procura de novos produtos vinagreiros. O protótipo do novo vinagre espirituoso, além de ácido acético, acetoína e etanol residual - compostos cuja presença conjunta é necessária para assegurar a genuinidade enquanto produto obtido de dupla fermentação alcoólica e acética - contém outros compostos secundários relevantes na definição do seu perfil de composição, nas características organoléticas e como garantia de autenticidade. Inovador e conveniente – com longa vida útil e múltiplas aplicações alimentares - a sua tecnología é sustentável, possibilitando o aproveitamento de excedentes estruturais de vinho, destilados vínicos ou aguardentes e assegurando também as boas práticas vinagreiras e a segurança alimentar.
- Planeamento e intervenção individual numa equipa de nataçãoPublication . Silva, Carolina Andrade da; Louro, Hugo; Marinho, DanielNeste relatório, foi elaborado um planeamento de processo de treino fundamentando os diversos passos que devem ser respeitados a partir de uma análise de literatura de vários autores. Depois de concretizado o plano a estagiária tomou novas decisões e relacionou-as com a estratégia seguinte: traçar a época desportiva. A identificação das principais falhas técnicas durante o ensino da natação pura desportiva é desenvolver e assegurar o futuro, garantindo o progresso através da edificação de bases que levará o atleta à máxima perfor mance física e psicológica. O estudo de investigação desenvolvido teve como base dados reais que foram recolhidos através dos questionários POMS – Perfil de Estados de Humor, instrumento utilizado em psicologia para avaliar os estados emocionais e de humor, assim como a variação que lhes está associada; CSAI – 2 – Competitive State Anxiety Inventory, teste que se baseia na distinção conceptual entre ansiedade cognitiva e finalmente o SCAT que é um teste de ansiedade pré-competitiva. Os questionários foram aplicados nos meses de maio e julho com a autorização de todos os participantes e o objetivo foi avaliar as varia ções do estado de humor na semana antes de uma competição e as diferenças no estado de ansiedade de duas atletas em dia de competição. Concluiu-se que seja importante avaliar os estados de humor dos atletas e propor intervenções para controlar as emoções pois lidar com as emoções antes, durante e após a competição, sobretudo as negativas, é importante para os treinadores e para a obtenção de bons resultados.