Browsing by Issue Date, starting with "2018-03-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A presença da matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosa, Rogério de Jesus Amaral de Oliveira da; Santos, RaquelO presente relatório serve como uma reflexão do trabalho desenvolvido durante os estágios em 1º e 2º Ciclos segundo as Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi apoiada numa metodologia de natureza qualitativa e incidiu no estudo da relação entre a Matemática e o cálculo mental no quotidiano dos alunos do 2º Ciclo. No estudo participaram os 30 alunos de uma turma. Os dados apresentados resultam da análise de um questionário aplicado aos 30 participantes e de três entrevistas individuais de entre os participantes no questionário. Os resultados demonstram que os participantes têm a perceção da presença da Matemática no seu quotidiano e que, por vezes, inconscientemente, utilizam o cálculo mental em algumas situações.
- As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Telma Cristina Carvalho; Cavadas, BentoO trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na Parte I apresenta-se a reflexão sobre as experiências pedagógicas mais importantes realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na Parte II é apresentado um estudo sobre as atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma de 5.º ano. O objetivo foi planificar e implementar uma atividade outdoor no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e avaliar os seus contributos para as aprendizagens dos alunos. O guião da atividade foi o principal instrumento de recolha de dados utilizado. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Através dos resultados constatou-se que conseguiram atingir a maioria dos objetivos de aprendizagem, verificando-se uma elevada taxa de sucesso, evidenciando que esta atividade outdoor contribuiu para a construção do seu conhecimento. O feedback dos alunos mostrou a sua motivação e interesse em aprender em contacto com a natureza.
- A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º CicloPublication . Fidalgo, João Filipe Lopes; Correia, MarisaO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Está organizado em duas partes. A Parte I refere-se aos quatro estágios realizados durante o Mestrado, focando as Práticas de Ensino Supervisionado. A Parte II apresenta a investigação relativa ao estudo desenvolvido. O estudo fez-se para identificar a utilização das TIC no contexto de ensino e aprendizagem em Matemática e Ciências Naturais numa turma do 5.º ano em casa e na sala de aula. Realizou-se pelo preenchimento de um questionário, no Google Forms. Verificou-se que não existe o uso das TIC para além da sua utilização básica: ver vídeos, imagens e usar documentos. As TIC não são usadas nas atividades didáticas, nem se usam na sala de aula para promover a motivação e interesse nos alunos pelos temas estudados.