Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais by Title
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Ângulo de fase e variabilidade da frequência cardíaca como preditores de aptidão física e funcionalidade em mulheres sobreviventes de cancro da mamaPublication . Martins, Alexandre António Ferreira; Santos-Rocha, Rita; Pimenta, NunoO cancro da mama teve em 2018 um registo de 2,088,849 novos casos a nível mundial e 626,679 mortes atribuídas à mesma doença. Em Portugal, os números de 2018 revelam que foram diagnosticados 58,199 novos casos, onde 6,974 casos eram referentes a este tipo de cancro, sendo que 1,748 (6%) doentes não conseguiram sobreviver. Os efeitos secundários dos tratamentos promovem uma desregulação do sistema nervoso autónomo e alterações na composição corporal. De forma a conseguir verificar tais efeitos, a literatura destaca dois métodos: i) a bioimpedância elétrica, um método não invasivo e de fácil utilização, que calcula o ângulo de fase que parece refletir a integridade da parede celular; e ii) a variabilidade da frequência cardíaca que expressa a resposta do sistema nervoso autónomo ao stress, fornecendo assim informação sobre o controlo autonómico cardíaco. O presente trabalho teve como objetivos: i) verificar os efeitos de intervenções com programas de exercício físico no valor do ângulo de fase em sobreviventes de cancro; ii) verificar a existência de diferenças significativas entre grupos, com um ângulo de fase ≤ 5,6o e um ângulo de fase > 5,6o nos parâmetros funcionais e de água corporal; e iii) verificar a existência de relação entre o controlo autonómico cardíaco e os parâmetros funcionais. Foram analisadas 25 sobreviventes de cancro da mama com média de idades de 50,8 ± 8,8 anos. Os parâmetros da bioimpedância foram obtidos através do In Body S10 a uma frequência de 50 kilohertz e os parâmetros da variabilidade da frequência cardíaca foram obtidos através do Polar RS800Cx e realizaram-se quatros testes da capacidade funcional. O grupo com um ângulo de fase superior a 5,6o evidenciou ter valores superiores do rácio entre a água extracelular e a água corporal total (p=0,001). Os resultados sugerem uma relação entre o “teste de levantar e sentar da cadeira em 30 segundos” e o índice de alta frequência da variabilidade da frequência cardíaca (r=0,458; p=0,021). Valores mais altos no ângulo de fase sugerem maior integridade celular e um menor nível de edema. Parece existir uma relação entre níveis superiores de força nos membros inferiores e uma maior ativação parassimpática em repouso.
- Aplicação do Pilates na prevenção de lesões em bailarinos. Revisão sistemática e validação de programa de exercícioPublication . Mendes, Inês Margarida Magalhães; Santos-Rocha, RitaFace à diversidade de lesões apresentadas pelas bailarinas há que apostar na sua prevenção. Assim o método Pilates, pelas suas características, apresentou-se como uma forma de prevenção destas lesões. Assim, fez-se a revisão sistemática da literatura e dos estudos relacionados com o método Pilates, relacionados com a prevenção destas lesões. O objetivo seria validar e construir um programa de exercícios preventivos das lesões músculo-esqueléticas. Foi realizada uma aula e recolhido o feedback da mesma. Os exercícios e a prática de Pilates, pode melhorar a performance dos saltos e dos limites de estabilidade total em bailarinos. Os exercícios de Pilates são benéficos e devem ser implementados no currículo de dança; O método de Pilates pode melhorar significativamente os limites de estabilidade (postura) e a força abdominal em bailarinos; Observou-se que o Pilates ajudou no alinhamento postural dos joelhos; O método de Pilates pode melhorar significativamente a força muscular e a flexibilidade dos bailarinos, afetando positivamente a performance da dança; Observou-se que o Pilates melhorou a estabilidade central, alinhamento pélvico, força e consciência corporal; Quando o método de Pilates é adicionado às aulas de dança, pode melhorar o alinhamento postural, a flexibilidade e a força abdominal em dançarinos. Após a lecionação da aula de Pilates as bailarinas consideraram importante ter aulas de Pilates para além das aulas de ballet. Consideraram os exercícios adequados. As bailarinas relataram melhorias a nível físico, tais como uma diminuição de dor na anca e dor nas costas
- Atividade física e dor lombar: uma revisão sistemática e um estudo observacional transversal descritivoPublication . Romão, Catarina Isabel Guerreiro; Branco, MarcoA dor lombar crónica (DLC) é caracterizada por dor ou desconforto na região entre as margens costais e a prega glútea inferior, com ou sem dor referida nos membros inferiores. A dor lombar é uma das condições ortopédicas mais prevalentes, afetando cerca de 70-80% da população mundial, pelo menos uma vez na vida. As técnicas relacionadas com a eletromiografia de superfície têm sido propostas como um instrumento importante de avaliação da função muscular dos estabilizadores lombares, permitindo avaliar os desequilíbrios musculares e consequentemente avaliar a causa da dor na coluna lombar. Atualmente, uma das melhores opções de tratamento para pacientes com dor lombar crónica é o exercício físico, nomeadamente exercício aeróbio e o Pilates, dado que reduz a dor e a incapacidade a curto e longo prazo e melhora o equilíbrio. Objetivos: Analisar e comparar o efeito do Método Pilates na ativação elétrica muscular em adultos com dor lombar crónica. Métodos: A pesquisa foi realizada entre 10 de janeiro e 15 de março de 2020, nas bases de dados eletrónicas PubMed (Medline), ScienceDirect, Scopus, Web of Science, Cochrane, Ebsco e Scielo; incluindo a literatura cinzenta, Google Scholar, GreyLiterature e ProQuest Dissertions and Theses. Foi considerada apenas população adulta e com lombalgia há 3 ou mais meses; estudos que utilizaram variáveis eletromiográficas; estudos com uma medida de avaliação da dor em dois momentos diferentes; exercício físico realizado apenas o método Pilates. A qualidade metodológica foi verificada através da Escala Downs e Black modificada. Resultados: 439 resumos foram identificados; 44 artigos foram avaliados quanto à elegibilidade e 3 atenderam aos critérios de síntese qualitativa e quantitativa. Todos os estudos incluíram amostra de ambos os sexos e praticantes do Método Pilates ou apenas quotidiano (no caso do grupo controlo). Em relação às variáveis, todos os estudos usaram instrumentos biomecânicos, incluindo eletromiografia e dinamómetro, escalas de dor e questionários de crença. Todos os artigos mostraram redução na perceção da dor após a intervenção do Método Pilates, apenas em dois deles houve diferença significativa. Conclusões: O Método Pilates, parece ser uma excelente opção no tratamento de dores lombares não específicas e crónicas o que resulta na promoção de saúde, e na prevenção desta condição para indivíduos assintomáticos.
- Condição Cardiorrespiratória e Regulação Autonómica Cardíaca: Estudo da Importância da Composição CorporalPublication . Filipe, Diana; Pimenta, NunoA presente tese inclui dois estudos cujo foco principal surge na importância de marcadores clínicos de composição corporal na medida em que esta está relacionada com o controlo autonómico cardíaco em adultos jovens não atletas. O primeiro estudo teve como objetivo investigar se e em que medida indicadores clínicos de composição corporal estão associados à condição cardiorrespiratória, na qual a composição corporal foi medida através de pregas de gordura subcutânea e perímetros e a condição cardiorrespiratória foi obtida através de um esforço máximo. O segundo estudo, visa investigar se e em que forma indicadores clínicos de composição corporal estão associados com o controlo autonómico cardíaco, onde a composição corporal foi obtida através dos mesmos métodos que o estudo um e o funcionamento do controlo autonómico cardíaco foi obtido através da frequência cardíaca de recuperação. Os resultados obtidos em ambos os estudos levam-nos a crer que um perímetro aumentado da anca e uma massa corporal elevada são preditores de uma condição cardiorrespiratória mais reduzida, um outro aspeto a ter em conta são a obtenção de coeficientes superiores a 0,5 o que é considerado uma forte indicador de correlação entre composição corporal e controlo autonómico cardíaco.
- Constrangimentos da tarefa e estabilidade da postura de sentado em bebé hipotónico: estudo de casoPublication . Ramos, Cécile; Catela, David Paulo RamalheiraIntrodução: A realização da posição de sentar independente parece acontecer sem esforço e ser apenas uma parte normal do processo de maturação mas esta requer estabilização dinâmica de todos os segmentos ligados ao corpo, e é um processo complexo de aprendizagem e adaptação a várias forças do ambiente. Da interação entre constrangimentos intrínsecos de extrínsecos emerge o padrão de coordenação motora. Em Fisioterapia, a intervenção pode beneficiar com uma abordagem baseada nesta proposição. Objetivo: O objetivo deste estudo de caso foi o de verificar se um constrangimento da tarefa funcional, interagir com brinquedos, propiciaria alteração do padrão de estabilidade postural de sentado num bebé hipotónico sem controlo postural eficaz. Amostra: A amostra é constituída por um bebé hipotónico sem controlo postural eficaz sentado e outro de controlo, com desenvolvimento normal, ambos com nove meses. Materiais e Métodos: Foi feita uma análise cinemática dos movimentos realizados pelo tronco (C7, D7 e L5) nas condições com e sem estimulação, através do software Kinovea 0.8.15, com recurso a rotinas em MATLAB, para análise dos gráficos de série temporal e de recorrências. Resultados: Na condição com estimulação, o bebé hipotónico revelou-se a nível da C7 menos deterministico (razão %REC/%DET), mais complexo (ENT), e com oscilações posturais mais consistentes (RELENT, MAXLINE, MEDLINE); e, o inverso ao nível das D7 e L5. Conclusão: Uma estimulação baseada na funcionalidade das ações motoras propiciou reorganização do padrão de controlo postural no bebé hipotónico, aproximando-se do padrão exibido pelo bebé controlo.
- Constrangimentos da tarefa e Padrão de Bipedia em bebés com hipotonia: Estudo de casoPublication . Cravo, LídiaO desenvolvimento e aperfeiçoamento do desempenho hábil de atividades motoras são tarefas de desenvolvimento importantes da infância. Tais atividades motoras são parte integrante de repertórios comportamentais das crianças e fornecem o meio através do qual as crianças exploram o seu ambiente. Segundo uma perspetiva ecológica, o comportamento humano é percebido como uma interação entre o indivíduo e o ambiente, sendo este processo dinâmico e não linear. Para além, as mudanças no desenvolvimento são influenciadas por fatores que interagem para constranger os padrões de coordenação e de controlo motor na execução das tarefas. Num estudo de caso de uma criança hipotónica, com controlo de movimento fraco, atraso das habilidades motoras e padrões de movimento motor anormais, com dez meses de idade, emparelhada com criança com desenvolvimento típico, fomos verificar se a estimulação funcional em atividades lúdicas favorecia alteração do padrão de controlo postural. Procedeu-se a análise do movimento bidimensional, das crianças em postura bípede, com análise descritiva e de recorrência das oscilações do membro inferior. Os resultados indicam que a estimulação funcional determinou redução das oscilações da articulação proximal (coxo femoral) e da sua variabilidade, com aumento determinístico, tendencialmente mais periódico e mais entrópico. Este padrão não é tão consistente nas articulações distais (joelho e tibiotársica). No segundo momento de recolha, os resultados da criança hipotónica evidenciam aproximação ao padrão de comportamento da criança controlo. Em ambas as crianças a condição de estimulação funcional determinou mudança para comportamento mais periódico e entrópico. Os resultados sustentam a hipótese de que uma estimulação funcional em crianças pequenas hipotónicas propicia um desenvolvimento postural bípede tendencialmente típico. Decorrente dos resultados deste estudo recomenda-se a utilização de estimulação funcional em crianças com hipotonia, em complementaridade com outros métodos de intervenção.
- Construção e validação de um programa de exercício físico para grávidasPublication . Carvalho, Marta Fernandes; Santos-Rocha, RitaSão várias as evidências científicas de que a prática de atividade física moderada durante a gravidez apresenta benefícios no que diz respeito a aspetos fisiológicos, psicológicos e para a saúde da mulher e do feto. Embora existam várias investigações sobre o exercício físico durante a gravidez, poucos são aqueles que apresentam uma metodologia de treino fundamentada e comprovada. Este trabalho teve os seguintes objetivos: - Conhecer a importância atribuída pelas grávidas às características de qualidade dos Técnicos de Exercício Físico (Estudo 1). - Construir e validar um programa de exercício físico adaptado à gravidez (Estudo 2). O Técnico de Exercício Físico tem um papel fundamental para motivar e manter as grávidas satisfeitas com o programa de exercício, e desta forma, fidelizá-las para a prática de atividade física ao longo da vida. No entanto, continua a existir pouca adesão aos programas existentes. A metodologia utilizada pretendeu identificar estes fatores. Para a validação do programa de exercícios adaptados à gravidez, foram seguidas as Linha Orientadora Revista para Critérios de Reporte sobre o Desenvolvimento e Avaliação de Intervenções Complexas em Saúde (CReDECI2), assim como as diretrizes do Consenso sobre Modelo de Reporte de Programas de Exercício Físico (CERT) para a descrição do programa. A metodologia utilizada pretendeu validar e testar o programa. Após a validação do programa de exercícios, as grávidas notaram melhorias ao nível da sua condição física, assim como se sentiram motivadas e recomendam o programa.
- Desenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula, em aulas de grupo de fitness: aplicação piloto em idososPublication . Dias, Isabel Margarida Ferreira; Simões, Vera; Franco, SusanaO presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e validar um Sistema de Observação do Clima de Aula em Aulas de Grupo de Fitness (SOCA-AGF), bem como realizar uma aplicação piloto do mesmo. Para esta aplicação piloto foi utilizada uma amostra de 6 instrutoras de 2 atividades (hidroginástica e localizada), em população idosa, para testar a funcionalidade do instrumento. Verificou-se que o SOCA-AGF, constituído por duas dimensões, 39 categorias e 8 subcategorias, apresentou fiabilidade e validade. Os resultados obtidos indicam que o comportamento observável dos instrutores, em aulas de grupo, poderá ser codificado recorrendo a este instrumento. Concluiu-se que o SOCA-AGF regista aspetos fundamentais do comportamento que influencia o clima de aula dos instrutores de fitness em aulas de grupo e, como tal, poderá ser utilizado para estudar aspetos relevantes no âmbito do comportamento que influencia o clima de aula em diferentes atividades de grupo no contexto do fitness e em diferentes tipos de população.
- Desordem coordenativa no desenvolvimento (DCD): Incidência em crianças do concelho de Santarém e influência na dinâmica do equilíbrio estático unipedalPublication . Marques, Ana Eliete da Costa; Catela, DavidAs crianças que apresentam uma função motora significativamente abaixo da sua idad cronológica, com comprometimento motor, que interfere significativamente com as atividade da vida diária, o qual não esteja relacionado com uma condição médica, são diagnosticada com tendo “desordem coordenativa no desenvolvimento” (DCD) (APA, 1994). Pretendemos realizar um despiste de crianças com provável DCD e em risco de DCD nos jardin de infância do concelho de Santarém, analisar a prevalência de lateralidade, bem com analisar o padrão de equilíbrio nestas crianças. Foi empregue a banda 1 do teste MABC-2 (Movement Assessment Battery for Children-2) e método de análise de recorrência (RQA) (Riley, Balasubramaniam, & Turvey, 1999). A nossa amostra foi constituída por 239 crianças e apresentou uma percentagem de 8,4 crianças com provável DCD, mostrou que a maior incidência recaí nos rapazes, 65%. Est mesmo grupo, crianças com provável DCD, é o que apresenta maior número de sinistrómana com uma percentagem de 7,7% para os rapazes e de 28,6% nas raparigas. A criança com provável DCD, no somatório da pontuação da bateria de testes MABC-2 criança apresenta-se como provável DCD, no entanto quando foi avaliada apenas no teste d equilíbrio não manifestou problemas.
- Desordem coordenativa no desenvolvimento (DCD): incidência no concelho de Rio Maior e Influência na dinâmica do equilíbrio estático unipedalPublication . Rodrigues, TâniaAs crianças que apresentam uma função motora significativamente abaixo da sua idade cronológica, com o seu comprometimento motor interferindo significativamente com as atividades da vida diária, o qual não esteja relacionado com uma condição médica, são diagnosticadas com tendo Desordem Coordenativa no Desenvolvimento (DCD) (APA, 1994). Pretendemos realizar um despiste de crianças com potencial DCD, e em risco de DCD, nos jardins-de-infância do concelho de Rio Maior; analisar a prevalência de lateralidade; bem como analisar o padrão de equilíbrio nestas crianças. Foi empregue a banda 1 do teste M-ABC2 (Movement Assessment Battery for Children-2) (S. E. Henderson, Sugden, & Barnett, 2007) e o método de análise de recorrência (Riley, Balasubramaniam, & Turvey, 1999). Os resultados revelaram uma incidência de potencial DCD no total, e por sexo, similar à encontrada na generalidade dos estudos. Relativamente às crianças em risco de DCD, o nosso estudo demonstrou existirem percentagens altas de crianças (masculino e feminino) em risco de DCD, com maior prevalência nas idades cronológicas de 4, 5 e 6 anos de idade. A análise de recorrência do equilíbrio revelou que a criança com potencial DCD tem oscilações posturais mais estocásticas, menos complexas, pouco periódicas e regulares, e menos determinística; em contraste com as crianças com desenvolvimento típico, e as em risco reveladoras de forte estrutura determinística. A análise da recorrência permitiu uma interpretação qualitativa do padrão de controlo postural da criança com potencial DCD, assim como os gráficos de recorrência revelam-se instrumentos muito práticos de analisar, e bastante discriminadores.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »