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- A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupoPublication . Gomes, Marta Filipa Neto; Piscalho, IsabelO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas e as aprendizagens mais significativas adquiridas enquanto futura educadora de infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de creche e jardim de infância. Aborda, também, o exercício investigativo que versa a temática da promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo, que é um instrumento que serve de apoio e permite desenvolver a autonomia, a comunicação e a participação. Neste estudo de natureza qualitativa recorreu-se: à observação das crianças a partir da Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adaptado por Piscalho & Simão, 2014); a inquéritos por questionário realizados a uma educadora de infância e a oito encarregados de educação. Como principais resultados destaca-se a importância de observar as competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças e, assim, encontrar estratégias mais adequadas para promovê-las intencionalmente. O uso da CHILD permitiu perceber que a dimensão motivacional é a menos desenvolvida nestes contextos de educação de infância. E, através do diário de grupo, foi possível desenvolver a aprendizagem autorregulada das crianças, já que o mesmo permitiu dar voz às crianças e, em simultâneo, instigou a sua iniciativa para aprender a aprender.
- Festa de Nossa Senhora do Rosado de Tróia: Perceções sobre a importância da salvaguarda de uma tradição da comunidade marítima de SetúbalPublication . Soares, Nuno Paulo Rosa GuerreiroEste estudo tem como objetivos identificar as singularidades da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, identificar os “detentores” da Festa, conhecer a perceção que têm os informadores privilegiados sobre eventuais “ameaças de degradação, desaparecimento, destruição do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003). Do ponto de vista metodológico e técnico, optou-se por uma abordagem qualitativa, com a análise documental de diversas fontes de informação sobre a Festa, a realização de onze entrevistas semiestruturadas individuais e o desenvolvimento de observação participante. Gravámos e transcrevemos integralmente as entrevistas, realizámos a análise de conteúdo dos dados recolhidos. Os resultados apurados indicaram: a redução do número de pescadores; a diminuição de barcos de pesca em Setúbal com condições de transportar o atual andor de Nossa Senhora; a redução dos dias de acampamento; a falta de interesse da juventude pela Festa e pela atividade da pesca; falta de apoios; abate de barcos pesca; o empreendimento previsto turístico para o território da Caldeira - Tróia; a perseverança, dedicação, trabalho da Comissão de Festas, pescadores e suas famílias; a inscrição na lista de Inventário nacional do Património Cultural Imaterial não garante nenhum tipo de proteção; preocupação com a necessidade de rejuvenescimento da Comissão de Festas. O presente estudo pretende contribuir para uma visão global de risco que reflita a dimensão do problema, contribuindo para a noção do sentimento de perda como impulsionador da salvaguarda, através da dimensão digital e perspetiva de ensino, como oportunidade para a valorização, divulgação, promoção de modo a evitar o seu desaparecimento.
- Validação de um Programa de Exercício ajustado ao Período Pós-PartoPublication . Maranhão, Cristiana Gonçalves; Santos-Rocha, RitaNos últimos anos tem-se observado um maior desenvolvimento na investigação sobre o exercício físico e a gravidez. No entanto, no que diz respeito ao período seguinte, o pós-parto, tem ficado um pouco aquém. Apesar dos benefícios já comprovados da atividade física em qualquer fase da vida, a maioria das mulheres não retoma os seus níveis de atividade física pré-gestacional após o nascimento do bebé, o que aumenta o risco de permanecer inativa por muitos anos. A disponibilidade de diretrizes sobre a prática de atividade física específicas e explícitas desta fase da vida da mulher são importantes, para poderem ser implementadas nas políticas públicas de cuidados de saúde maternos. As Diretrizes podem incentivar e ajudar as mulheres a iniciar ou a retomar a atividade física após o parto, pelo entendimento dos níveis recomendados, transitando gradualmente para as recomendações da população em geral. Torna-se importante perceber e implementar estratégias eficazes que promovam o exercício durante o pós-parto. Programas específicos para esta fase da vida, podem potenciar o aumento da atividade física e consequentemente melhorar a saúde da mulher. Com este estudo pretendeu-se conceber e validar um programa de exercício específico para o período pós-parto, que fosse seguro e efetivo quanto a determinadas variáveis de saúde, atividade física e condição física. Foram realizados dois estudos: Estudo 1) Revisão Narrativa sobre Exercício no Período Pós-Parto; Estudo 2) Conceção e Validação de um programa de Exercício no Período Pós-Parto. Para o estudo 1 foi utilizada a consulta de artigos, livros e publicações de organizações internacionais e pretendeu-se analisar as principais adaptações físicas e psicológicas que ocorrem no período pós-parto, as evidências científicas sobre os benefícios da atividade física, as recomendações gerais para a prática de exercício físico nesta fase especial da vida da mulher e quais as linhas orientadoras especificas da avaliação da condição física e prescrição do exercício. Para o estudo 2 foi utilizado o Consensus on Exercise Reporting Template (CERT) para reportar o programa de exercício e as guidelines Criteria for Reporting the Development and Evaluation of Complex Interventions in health care (CReDECI2) para validação do programa de exercício. Pode concluir-se que a atividade física no período pós-parto é benéfica para a melhoria da aptidão cardiorrespiratória, facilita na recuperação do peso, mais energia para as tarefas de vida diárias e cuidados com o bebé, assim como melhoria na do bem-estar psicossocial, prevenindo situações de depressão. São escassos os programas de exercício específicos validados para o período pós-parto, sendo por isso importante a sua conceção, validação e implementação, para dar suporte científico à criação de diretrizes e métodos mais específicos para a avaliação e prescrição do exercício. O programa de exercícios direcionado para mulheres no período Pós-Parto foi elaborado e validado, de forma a ser implementado por profissionais que atuam na área do exercício físico com esta população.
- Media and Information Literacy (MIL) - perspetiva atemporalPublication . Loureiro, Ana; Rocha, DinaEm 2013 a UNESCO publicou o documento “Media and Information Literacy - Policies and Strategies Guidelines”[1], definindo MIL (Media and Information Literacy) enquanto conceito “composto” unificando a literacia de informação e a literacia mediática, bem como considerando o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação através das TIC, permitindo assim o desenvolvimento de competências em análise crítica dos sistemas de informação predominantes no século XXI. Já em 2012, Loureiro e Rocha, referiam que “uma sociedade digital ou em rede – digitally literate – é um percursor para uma sociedade baseada no conhecimento - knowledge-based society. Esta sociedade, globalmente interligada e com uma forte componente e presença digital, requer competências específicas por parte dos seus cidadãos” [2]. A Proposta de Modelo Conceptual em Literacia dos Media e da Informação [1] integra 4 grandes áreas: provedores de media e de informação; objetivo; compreensão; processo e prática; em estreita articulação com as TIC e com a necessidade de desenvolvimento de competências digitais, permitindo uma participação mais ativa, equitativa e democrática por parte dos cidadãos. Como já referido, MIL constitui um conjunto composto de conhecimentos, aptidões, atitudes, competências e práticas que permitem efectivamente aceder, analisar, avaliar criticamente, interpretar, utilizar, criar e divulgar informação e produtos mediáticos com a utilização dos meios e ferramentas existentes numa base criativa, legal e ética. É uma parte integrante das denominadas “competências do século XXI" ou "competências transversais" [3]. Em abril de 2021 a UNESCO lançou a segunda edição do MIL Curriculum for Educators and Learners [4], onde destaca de forma mais incisiva aspetos relacionados com: a capacidade de criar e partilhar conteúdos; as competências para ser capaz de pensar criticamente; a promoção da MIL; formas de combater os estereótipos e pressionar para o direito à igualdade; o poder da Inteligência Artificial (IA). A MIL apresenta-se como um bem comum, como um recurso vivo para os cidadãos e comunidades. Com este artigo pretendemos apresentar uma perspetiva, suportada pela revisão de literatura da especialidade, relativamente à evolução do conceito de MIL. Para além da pesquisa da documentação emanada pelos institutos e organismos oficiais, foi realizada uma pesquisa pelo método scoping review em diferentes bases de dados online. O conceito é atemporal mas evolui e adapta-se, em função do avanço tecnológico.
- A educação inclusiva na prática de ensino supervisionada: o papel das narrativas no processo de (auto)formaçãoPublication . Guedes, Sara Alexandra Xavier; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Silva, Ana daO presente relatório síntese foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte diz respeito à caracterização e reflexão sobre as experiências e as aprendizagens adquiridas nos vários contextos de prática profissional. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um exercício investigativo focado na reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática, com base num processo de autoformação a partir de narrativas. Este estudo de natureza qualitativa seguiu um processo investigativo-reflexivo-formativo. As narrativas de (auto)formação realizaram-se a partir de instrumentos de autorreflexão disponibilizados pelo Manual de Apoio à Prática de Educação Inclusiva (2018), sendo estes intitulados de Anexo 2, Anexo 7, Anexo 8 e Anexo 9. Os resultados indicam que as narrativas foram um importante suporte para o processo de investigação, reflexão e (auto)formação, uma vez que permitiram identificar dificuldades e potencialidades no exercício da prática pedagógica, concretamente, no que diz respeito à diferenciação educativa e desenho universal da aprendizagem, planificação e intencionalidade pedagógica.
- Aplicação do Pilates na prevenção de lesões em bailarinos. Revisão sistemática e validação de programa de exercícioPublication . Mendes, Inês Margarida Magalhães; Santos-Rocha, RitaFace à diversidade de lesões apresentadas pelas bailarinas há que apostar na sua prevenção. Assim o método Pilates, pelas suas características, apresentou-se como uma forma de prevenção destas lesões. Assim, fez-se a revisão sistemática da literatura e dos estudos relacionados com o método Pilates, relacionados com a prevenção destas lesões. O objetivo seria validar e construir um programa de exercícios preventivos das lesões músculo-esqueléticas. Foi realizada uma aula e recolhido o feedback da mesma. Os exercícios e a prática de Pilates, pode melhorar a performance dos saltos e dos limites de estabilidade total em bailarinos. Os exercícios de Pilates são benéficos e devem ser implementados no currículo de dança; O método de Pilates pode melhorar significativamente os limites de estabilidade (postura) e a força abdominal em bailarinos; Observou-se que o Pilates ajudou no alinhamento postural dos joelhos; O método de Pilates pode melhorar significativamente a força muscular e a flexibilidade dos bailarinos, afetando positivamente a performance da dança; Observou-se que o Pilates melhorou a estabilidade central, alinhamento pélvico, força e consciência corporal; Quando o método de Pilates é adicionado às aulas de dança, pode melhorar o alinhamento postural, a flexibilidade e a força abdominal em dançarinos. Após a lecionação da aula de Pilates as bailarinas consideraram importante ter aulas de Pilates para além das aulas de ballet. Consideraram os exercícios adequados. As bailarinas relataram melhorias a nível físico, tais como uma diminuição de dor na anca e dor nas costas