Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social by Title
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Adequação entre necessidades sociais e respostas sociais de uma IPSS - Associação de Assistência e Domiciliária de AlcaravelaPublication . Vitorino, Telma Sandra Garcia Guilherme e Silva; Rainha, LuizEste Trabalho de Projeto sistematiza a informação e conhecimento sobre as respostas sociais da Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela e questiona se as mesmas se encontram adequadas às necessidades dos utentes e da população mais envelhecida na comunidade. A escolha deste tema é pertinente, tendo em conta que estamos perante um crescente envelhecimento demográfico, não só em Portugal, mas em todos os países do mundo. De acordo com o conceito de envelhecimento, o indivíduo está sujeito a fatores biológicos, sociais e psicológicos que o leva a uma reflexão sobre os tipos de cuidados que são prestados de acordo com as suas necessidades, numa intervenção centrada na dependência e na doença. O estudo conclui que a Instituição tenta colmatar as necessidades dos utentes de acordo com os seus hábitos de vida e as suas expectativas. No entanto, verifica-se escassez de recursos humanos e logísticos para a prestação de cuidados diferenciados aos idosos de forma a permitir um envelhecimento ativo na sua finitude de vida.
- A aplicação da técnica de análise e descrição de funções nas organizações de Economia Social:o caso do Centro Paroquial de Assistência do JuncalPublication . Duro, Tiago Miguel Oliveira Pão; Jacob, LuisA gestão dos recursos humanos através das suas atividades desempenha um papel fundamental em toda a organização. Com a aplicação de uma análise e descrição de funções, a organização fica capacitada para a construção do processo descritivo de uma forma detalhada, possibilitando a determinação das tarefas associadas a cada função. Esta ferramenta é a base para a construção e desenvolvimento eficiente de todas as práticas de Gestão de Recursos Humanos e os conhecimentos atualizados e detalhados da essência da função são imprescindíveis para a prossecução de práticas de Gestão de Recursos Humanos proveitosas. O objetivo geral deste trabalho foi a aplicação de práticas de gestão de recursos humanos como forma de aperfeiçoar e elevar o desempenho dos recursos humanos de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Leiria, o Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ). Como objetivos específicos, pretendeu-se caracterizar o CPAJ na sua estrutura orgânica, implementar um sistema de análise e descrição de funções, atualizar o organograma da instituição, averiguar sobreposições e lacunas nas tarefas e responsabilidades e por fim, incentivar a adoção de práticas de gestão de recursos humanos.A metodologia utilizada no estudo foi a investigação-ação, e as técnicas para a recolha de dados foram o inquérito por questionário, a observação participante e a análise documental.Após esta investigação, conseguiu-se obter um melhor conhecimento dos trabalhadores e das funções existentes na organização e perceber as tarefas que os cooperantes praticam no seu dia-a-dia, os conhecimentos, capacidades, competências, habilitações, experiência, escolaridade, documentos/impressos que necessitam para desempenhar uma determinada função e ainda criar um manual de funções.
- O apoio financeiro das Fundações aos estudantes do ensino superior–avaliação do seu impacto na decisão de prosseguir estudosPublication . Duarte, Edite Cristina Marques Lourenço; Jorge, NunoAs medidas de apoio financeiro atribuídas pelas Organizações de Economia Social aos estudantes do ensino superior são de vital importância para estes estudantes e suas famílias. Numa pesquisa prévia, foi possível constatar que, em Portugal, não existem estudos sobre esta realidade e, portanto, esta investigação procura contribuir para o conhecimento sobre o impacto que estas medidas têm para os estudantes, na decisão de prosseguirem ou abandonarem os seus estudos. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário a 230 estudantes que frequentam Instituições de Ensino Superior em Portugal e que beneficiaram destes apoios, concedidos pelas quatro Fundações que colaboraram no trabalho. Foram ainda realizadas três entrevistas aos responsáveis pela atribuição dos referidos apoios nas fundações, no sentido de aprofundar o conhecimento da temática em estudo. Entre outras conclusões, os resultados sugerem que os tipos de apoios concedidos por estas organizações, referentes a bolsas de estudo, bolsas de investigação e prémios escolares, têm como objetivo principal apoiar na prossecução dos estudos, melhorando a formação do cidadão, premiando a excelência e estimulando a investigação. Estes apoios são de toda a importância, devido à incapacidade das famílias para suportar a totalidade das despesas com a frequência do ensino superior, e o apoio do Estado é também insuficiente para fazer face aos custos totais que os estudantes suportam. Neste contexto, o tema desta investigação enquadra-se no Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, pois, são muitas vezes estas organizações, e em particular as fundações, que permitem reduzir este desajustamento entre a comparticipação do Estado e/ou das famílias e as despesas dos estudantes com a frequência do ensino superior, reduzindo as situações de carência económica, e permitindo a continuação dos estudos. O que este estudo permitiu concluir foi que, não fosse a bolsa paga pelas Fundações incluídas na amostra, grande percentagem dos inquiridos não teria possibilidade de continuar a estudar, pelo que este tipo de apoio se revela determinante na prossecução / conclusão dos estudos.
- Avaliação de impacto social do Projeto “Pare, Escute e Olhe”, da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de MouraPublication . Miguinhas, Marta de Jesus Tareco; Jorge, NunoA avaliação de impacto social consiste na monitorização, análise e gestão das consequências sociais de determinada intervenção. Através desta investigação, pretendeu-se avaliar a importância e o impacto do projeto “Pare, Escute e Olhe” (desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura) na vida das comunidades ciganas e não ciganas, avaliando o retorno social do mesmo. Os dados empíricos para este trabalho foram obtidos através de questionários aplicados aos agentes educativos e aos familiares dos alunos que participam no projeto “Pare, Escute e Olhe” e de entrevistas indiretas realizadas a dois intervenientes no Projeto. Os resultados revelam que o desconhecimento do património cultural da minoria étnica (comunidade cigana) que a comunidade maioritária revela é um obstáculo na eliminação da discriminação racial dessa comunidade. Nesse sentido, o projeto “Pare, Escute e Olhe” dotou os “stakeholders” de ferramentas para suprimir a discriminação racial e assim promover a mudança de atuação no seu quotidiano profissional. Verificou-se também que a aceitação da comunidade cigana pela comunidade maioritária promove o respeito recíproco pelas diferenças culturais e que o desenvolvimento das atividades do projeto “Pare, Escute e Olhe” facilitou a integração da comunidade cigana, nomeadamente no contexto escolar.
- Avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes de uma IPSS – o caso do CRIOPublication . Silva, Vasco Nuno Henriques da; Oliveira, PedroPartindo do pressuposto de que a melhoria da qualidade de vida dos clientes é um fator que tem de ser assumido nas Organizações de Economia Social (OES), propomos neste estudo verificar se a implementação do referencial da qualidade EQUASS (European Quality in Social Services) poderá causar impacto na qualidade de vida dos clientes portadores de deficiência mental de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o CRIO - Centro de Recuperação e Integração Ouriense. O estudo divide-se em duas partes: na primeira será feito um enquadramento teórico no âmbito da Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) EQUASS, Modelos de Avaliação da Qualidade de Vida e Qualidade de Vida na Área da Deficiência Mental; na segunda parte daremos conta do estudo empírico, com vista a perceber se entre os anos 2012 e 2016, anos em que foi implementado o referencial da qualidade, se registou impacto significativo na qualidade de vida de 44 clientes do CRIO. Este impacto será avaliado com base na análise dos resultados internos, aferidos através da aplicação da escala de medição da qualidade de vida “Gencat”. Em termos gerais, no final deste estudo, podemos verificar que o índicede qualidade de vida dos 44 clientes do CRIO que foram avaliados sofreu um impacto positivo no ano 2016, relativamente a 2012. Podemos também verificar que este impacto positivo na qualidade de vida dos 44 clientes coincidiu com a implementação do referencial da qualidade EQUASS.
- Avaliação do impacto de riscos psicossociais na produtividade em organizações de economia socialPublication . Bento, Maria Isabel Macedo da Silva; Rainha, LuizNo presente projeto de investigação pretendia-se identificar os principais riscos psicossociais dos trabalhadores de apoio direto – cuidadores e técnicos – a pessoas deficientes intelectuais e a relação com a sua produtividade, em organizações de economia social, de modo a comparar os resultados com outros setores de atividade. Foi aplicado um questionário a trabalhadores de Instituições Particulares de Solidariedade Social em 13 distritos, com vista a realizar um estudo a nível nacional para o setor social. Através da análise das diversas variáveis, espera-se contribuir para reconhecer os principais riscos existentes e para aumentar o nível de saúde psicossocial e o grau de produtividade no contexto laboral.
- Benefícios e constrangimentos na implementação de um sistema de gestão da qualidade:o caso do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT)Publication . Henrique, Ana Raquel de Oliveira; Oliveira, PedroNa última década verificou-se uma restruturação nos métodos de trabalho nas organizações e, de um modo particular, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Têm-se testemunhado, de facto, mudanças impostas pelos mercados, pelo Instituto da Segurança Social e pela necessidade de estas organizações serem cada vez mais eficientes. A certificação enquanto ferramenta de gestão é relevante para a inovação e desenvolvimento sustentável de uma organização, e é um resultado de uma boa gestão – um fator de motivação e de reconhecimento do desempenho. Este estudo avalia quais os benefícios e os constrangimentos da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma IPSS, o Centro de Recuperação e Integração Torrejano (CRIT). O estudo divide-se em três partes distintas que se complementam. Na primeira parte é feito um enquadramento teórico no âmbito da qualidade compreendendo: a contextualização; conceitos; os 10 princípios da qualidade; o SGQ; a mudança organizacional; processo de gestão e a implementação e resistência à mudança. Na segunda parte é apresentada uma breve descrição do CRIT: a sua identificação; objetivos; política da qualidade; o enquadramento histórico e as suas valências. Na terceira parte apresenta-se o estudo empírico com vista a perceber se a implementação do SGQ trouxe benefícios ou constrangimentos nas perceções da Direção, Coordenação, Quadro Técnico e Clientes das várias valências do CRIT. Em geral, com este estudo aplicado contribui-se, por um lado, para uma melhor perceção dos constrangimentos existentes na aplicação do SGQ nesta entidade, de modo que a respetiva gestão de topo passe a dispor de informação útil para superá-los, retirando mais proveito da implementação do EQUASS. Por outro lado, torna-se mais evidente a perceção dos principais benefícios em matéria de melhoria contínua das respostas sociais.
- A capacitação de pessoas em risco de exclusão social e a sua contribuição para o desenvolvimento local:o papel das organizações de Economia Social no concelho de AlpiarçaPublication . Nalha, Vanessa Isabel; Oliveira, Pedro; Serrano, JoãoO impacto da capacitação de pessoas em risco de exclusão social é um tema cada vez mais pertinente, sobretudo na sua contribuição para o desenvolvimento local, assim como o papel das organizações da economia social na sua integração. Este estudo visa investigar a importância da implementação das medidas de combate à pobreza e exclusão social e procura contribuir para o conhecimento sobre o impacto social causado através do empoderamento na melhoria de vida destas pessoas, logo na comunidade, neste contexto foi realizada uma revisão de literatura a fim de se construir um suporte teórico robusto. A metodologia de investigação para avaliar o impacto baseou-se no estudo de caso, tendose recorrido à aplicação de questionários e entrevistas a formandas participantes em ações de capacitação assim como a elementos da Rede Social de Alpiarça, complementando com um plano de observação contínuo. Os dados recolhidos de forma sistemática, comparando os perfis de entrada e de saída das formandas abrangidas pelo estudo, permitiu-nos constatar que ocorreu um empoderamento das mesmas (em geral), tendo-se verificado a sua empregabilidade na esfera das Organizações de Economia Social e das Autarquias Locais. Deste modo, as ações de formação profissional em análise foram eficazes para travar a exclusão social destas pessoas, reforçando a base de recrutamento e o desenvolvimento local.
- Caracterização da gestão e opções de desenvolvimento:estudo aplicado à Cruz de Cristo Futebol ClubePublication . Dias, Ireneu Leite; Vivas, CarlaDadas as dificuldades de subsistência financeira e de dinamização da Associação Cruz de Cristo Futebol Clube, vislumbra-se pertinente efetuar um diagnóstico da sua gestão e apurar quais as opções de desenvolvimento mais viáveis que permita uma rápida inversão do cenário atual, assegurando em primeira linha a sua sustentabilidade económico-financeira e, consequentemente, o seu crescimento e maior envolvência com a população local. Na sequência desta constatação, surgiu a questão de partida para o presente projeto aplicado: Qual o estado atual da Gestão da Associação CCFC e que atividades poderão gerar maior notoriedade e adesão da população à associação com vista a assegurar a sobrevivência da organização? A realização de entrevista ao presidente da direção e a recolha de informação por questionário que possibilitou a elaboração uma análise interna da associação, bem como o elencar de atividades e suas principais características, que poderão viabilizar o interesse da população pela manutenção da Associação.
- Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia SocialPublication . Ribeiro, Cláudia Sofia da Silva; Leal, Susana; Jorge, FátimaEste trabalho testa empiricamente como as perceções de responsabilidade social e as emoções (positivas e negativas) explicam a satisfação com o trabalho. Testa igualmente o efeito mediador das emoções na relação entre as perceções de responsabilidade social e a satisfação com o trabalho. O estudo foi aplicado aos colaboradores de 17 instituições organizações de economia social do concelho de Santarém (Portugal). A amostra abarca 370 colaboradores (94,3% são do género feminino; 56% possuem habilitações ao nível do 9º ano, 23% do 12º ano e 21% do ensino superior; 12% ocupam cargos de chefia). Os inquiridos têm, em média, 42,76 anos (dp: 10,12) e trabalham na instituição, em média, há 9,39 anos (dp: 7,69). O instrumento de recolha de dados referente às perceções de responsabilidade social foi adaptado de Rego, Leal e Cunha (2011), tendo sido retirados os itens que não se aplicavam ao setor de economia social (Leal, Ribeiro & Jorge, 2013). Os itens de emoções positivas e negativas foram retirados da escala de PANAS (Positive and Negative Affect Schedule; Watson, Clark & Tellegen, 1988). A satisfação com o trabalho foi medida com dois itens de Valentine e Fleischman (2008) e um de Nascimento (2011). As escalas de responsabilidade social e a das emoções foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Analisou-se a consistência interna das escalas e prosseguiu-se com análises de médias, correlações e regressões lineares hierárquicas. Nas análises, controlou-se o efeito do género, idade, escolaridade, antiguidade e o exercer (ou não) cargos de chefia.Os dados sugerem o seguinte: (a) as emoções positivas são positivamente influenciadas pelas perceções de responsabilidade social global (média dos cinco fatores que compõem a RS); (b) as emoções negativas são negativamente influenciadas pelas perceções de responsabilidade social global; (c) a satisfação global com o trabalho é positivamente influenciado pelas perceções de responsabilidade global e pelas emoções positivas; (d) as emoções negativas não influenciam de modo significativo a satisfação global das pessoas no trabalho; (e) as emoções positivas medeiam a relação entre as perceções de responsabilidade social e a satisfação no trabalho, o mesmo não acontecendo com as emoções negativas. Os resultados deste estudo podem ser utilizados na definição de uma política de gestão de recursos humanos que: valorize a conciliação da vida pessoal e profissional dos seus colaboradores; apoie os colaboradores que desejam adquirir formação adicional; encoraje os colaboradores a desenvolver as suas competências e carreiras; desenvolva um clima de trabalho propício às emoções positivas e que mitigue as negativas.