Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social
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- O papel das ADL na descentralização das políticas de planeamento e gestão territorial:o caso do GACOestePublication . Chalabardo, Mónica Sofia Marto; Santos, Paulo Araújo; Cação, Rogério Manuel DiasNo intuito de analisar e compreender de que forma contribuem as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) para os processos de desenvolvimento tendo por base a proximidade territorial e colaboração entre instituições/entidades, a partir de uma base teórica e conceptual, pretende-se conhecer o contributo da Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE), através do estudo de caso do projeto GACOeste, analisando a coerência entre a sua intervenção e o conceito de desenvolvimento local. O trabalho de pesquisa foi suportado pelo método qualitativo e quantitativo, recorrendo a diferentes técnicas de recolha de dados: pesquisa documental, observação participante e um inquérito por questionário distribuído a 16 entidades parceiras/observadoras da ADEPE no âmbito da aplicação do GACOeste. Foi possível obter evidência empírica favorável à hipótese de que a intervenção da ADEPE através da promoção do projeto GACOeste é coerente com conceito de desenvolvimento local, respondendo às reais necessidades do território e da população.
- Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social centro de dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas:uma abordagem multistakeholderPublication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo; Leal, SusanaNo tempo conturbado em que vivemos, o papel da Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. As organizações da ES são muitas vezes o único espaço de afirmação daqueles que não têm voz ou relativamente aos quais é fácil negar direitos. A eficácia destas organizações é por isso determinante. Este trabalho é realizado no âmbito da ES e da eficácia organizacional das suas estruturas. No contexto da ES, além da caraterização, discussão concetual e reflexão acerca da sua identidade, no mundo e em Portugal, estudamos as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no nosso país, dando enfoque, neste domínio, às Respostas Sociais (RS) relacionadas com o envelhecimento da população, sobretudo o Centro de Dia (CD). Sequencialmente, trabalhamos ao nível da avaliação da eficácia organizacional desta RS, numa IPSS - o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA) - utilizando uma abordagem multistakeholder. Assim, realizamos na primeira parte do trabalho, uma revisão da literatura nos domínios da ES, IPSS em Portugal, envelhecimento da população, RS de apoio a idosos e, ainda, nos domínios da eficácia organizacional. Na componente empírica da dissertação, estudamos a RS referida. Identificamos, junto dos seus vários stakeholders, os determinantes da eficácia organizacional, com base nos quais nos propomos desenhar um modelo de avaliação, “à medida”, para esta RS do CBESZA. Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados serão recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders.
- O papel das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) na economia social:o caso do concelho de PenichePublication . Gavino, Hélia Alexandra Nunes; Urbano, ClaudiaO tema selecionado para desenvolver em dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito das Organizações de Economia Social, nomeadamente no que respeita às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Em termos mais concretos, através deste trabalho pretende-se fazer uma caraterização das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Peniche, percebendo qual o seu papel na economia social. Para a concretização dos objetivos definidos socorremo-nos de uma revisão bibliográfica procurando definir os principais conceitos associados à economia social e às Instituições Particulares de Solidariedade Social. A metodologia utilizada assentará na aplicação de um inquérito por questionário a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Peniche.
- Motivação no Trabalho e o Desempenho Individual:Um estudo aplicado a IPSS do Concelho de Salvaterra de MagosPublication . Oliveira, Vanessa Isabel Monteiro de; Leal, SusanaA motivação no trabalho, por que condiciona bastante o modo como os trabalhadores encaram e executam a tarefa, é cada vez mais um desafio para as organizações. Por via da motivação, os colaboradores tendem a revelar envolvimento e comprometimento com o trabalho, tornam-se mais eficientes e procuram ultrapassar dificuldades alusivas à realização de atividades laborais em equipa. Os comportamentos, as atitudes e a motivação intrínseca pelo trabalho funcionam como um elo de ligação entre as características da função e o desempenho individual. A presente dissertação tem por objetivo investigar: (a) a relação entre as características da função e a motivação intrínseca, (b) a influência da motivação intrínseca no desempenho individual, (c) o papel mediador da motivação intrínseca entre as características da função e o desempenho individual. O desempenho individual foi tanto autoavaliado como reportado pelas chefias, pelo que as relações anteriores serão testadas para ambas as medidas de desempenho. Pretende-se, assim, também comparar as duas fontes de avaliação de desempenho.Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. Obteve-se uma amostra de 153 colaboradores, e de 7 diretoras técnicas, de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social, do concelho de Salvaterra de Magos. Os resultados sugerem que: (a) as características da função influenciam positivamente a motivação no trabalho; (b) a motivação no trabalho influencia positivamente o desempenho autoavaliado; (c) a motivação no trabalho exerce um efeito mediador entre as características da função e o desempenho autoavaliado; (d) as características da função influenciam direta e positivamente a avaliação de desempenho reportado pelas chefias; (e) emergem diferenças significativas entre a autoavaliação de desempenho e a respetiva avaliação pelas chefias. As características da função, a motivação intrínseca e o desempenho individual são três constructos bastante estudados na área do Comportamento Organizacional, porém são escassos os estudos que contemplem os três simultaneamente. Por essa razão, este estudo apresenta um contributo original para a literatura. Tal contributo é reforçado por: (a) se estudar simultaneamente o desempenho autoavaliado e o reportado pelas chefias, (b) se desenvolver a investigação em organizações do Setor Social, especificamente,Instituições Particulares de Solidariedade Social, (c) se ter utilizado o inventário das características do trabalho de Sims, Szilagyi e Keller (1976), contrariamente à literatura existente, que habitualmente recorre ao questionário das características da função de Hackman e Oldham (1974). Este estudo é um contributo positivo na reflexão em torno do que influencia o desempenho de profissionais do Setor Social, nomeadamente os aspetos relativos à motivação no trabalho e das características das funções que desempenham.
- A influência da satisfação no trabalho no desempenho profissional um estudo de caso:as ajudantes de ação direta no Centro de Apoio Social da CarregueiraPublication . Valente, Maria João Soares; Silva, Susana Isabel Carreira de Carvalho e; Jorge, NunoA presente investigação inscreve-se no cruzamento entre as áreas do Comportamento Organizacional e da Gestão de Recursos Humanos, no contexto das organizações de Economia Social. O objeto de estudo foi a relação entre a satisfação no trabalho e o desempenho profissional, que além da necessária fundamentação teórica, foi sujeito a um estudo de caso, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) – o Centro de Apoio Social da Carregueira (CASC) e, em particular, a função de Ajudante de Ação Direta. Num primeiro momento, foi avaliado o nível de satisfação no trabalho de todos os colaboradores da instituição, sendo depois realizada uma avaliação de desempenho dos elementos pertencentes à equipa de Ajudantes de Ação Direta, com o objetivo de relacionar os seus níveis de desempenho com os seus níveis de satisfação no trabalho. Em termos metodológicos, estes objetivos materializaram-se na realização de uma entrevista à Direção do CASC, na análise de documentação da instituição, na construção, aplicação e análise de um inquérito por questionário e no desenho, desenvolvimento e aplicação de um sistema de avaliação de desempenho.No final do processo, foi possível verificar a existência de uma fraca relação entre satisfação no trabalho e desempenho profissional no CASC, à semelhança do que a literatura evidencia. Neste sentido, foi possível concluir que não existe uma relação linear entre os dois conceitos, antes se percebeu que para o desempenho profissional contribuem outros conceitos, como a motivação. Estes resultados, para além de darem resposta ao nosso objetivo geral de investigação, poderão dar outros contributos relevantes ao CASC, como percecionar os fatores que determinam a satisfação no trabalho e valorizar, melhorar e ajustar os desempenhos das Ajudantes de Ação Direta. Em última instância, permitirão orientar as práticas de gestão de recursos humanos, em prol de uma maior eficácia e eficiência organizacionais.
- O impacto dos estilos de liderança na satisfação profissional:um estudo sobre IPSS do distrito de SantarémPublication . Graça, Tânia Sofia Bernardo da; Serrano, João; Jorge, NunoA satisfação profissional e a liderança são aspetos essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas o seu estudo nas organizações da economia social não tem sido muito frequente. Através da presente investigação, procura-se contribuir para o conhecimento sobre o nível de satisfação dos colaboradores, bem como identificar os estilos de liderança mais presentes nestas organizações e o impacto que têm na satisfação profissional dos seus colaboradores. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através da aplicação de 130 questionários a colaboradores, diretores técnicos e presidentes de direção, em seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Santarém. Foram também realizadas duas entrevistas a presidentes de direção, no sentido de aprofundar as temáticas em estudo.Entre outras conclusões, os resultados sugerem que o estilo de liderança tem impacto na satisfação profissional, sendo os colaboradores mais satisfeitos os que têm líderes que apresentam mais comportamentos de estilo transformacional, associado a uma elevada inteligência emocional. Foi possível encontrar diferenças significativas entre a perceção dos colaboradores e dos líderes relativamente ao estilo de liderança exercido, sendo que na perceção dos colaboradores, tanto diretoras técnicas como presidentes de direção apresentam principalmente comportamentos característicos do estilo de liderança transformacional. As diretoras técnicas consideram que os seus comportamentos são principalmente de estilo transacional, enquanto os presidentes de direção se reveem sobretudo no estilo transformacional. Foram ainda avaliados os comportamentos de filantropia, altruísmo e cooperação, que apresentam uma relação positiva e significativa, tanto com os estilos de liderança como com a satisfação profissional.
- Liderança e satisfação dos colaboradores:um estudo de caso aplicado a Organizações de Economia SocialPublication . Freire, Maria do Céu Santos; Leal, SusanaO presente estudo investiga de que forma as perceções de liderança ética influenciam o nível de satisfação dos colaboradores. Investiga, ainda, o efeito moderador do significado do trabalho na relação entre liderança ética e satisfação. O estudo é aplicado a três organizações de Economia Social. A amostra é constituída por 97 trabalhadores. Destes 90% são do género feminino, 45% têm habilitações literárias inferiores ao 9º ano, 28% ensino secundário e 27% ensino superior. A idade média é 43,8 anos (DP:11,1), 14% desempenham cargos de chefia e a antiguidade média na organização é de 11,1anos (DP:7,7). Os dados foram recolhidos através de questionário. A liderança ética foi medida através da escala de De Hoogh e Den Hartog (2008), abarcando três dimensões: moralidade e justiça, clarificação do papel dos colaboradores, e partilha de poder. A satisfação no trabalho através da escala de Fields (2002) e o significado no trabalho através da escala adaptada por Rego et al. (2013b) de Bakker (2005) e Fry et al. (2005).As principais conclusões a que se chegou são: (a). As perceções de liderança ética influenciam de modo positivo e significativo a satisfação com o trabalho; (b) O significado do trabalho modera a relação entre a liderança ética e a satisfação no trabalho; (c) A relação entre a liderança ética e a satisfação com o trabalho é mais forte para os indivíduos que possuem mais elevadas perceções de significado do trabalho. As pessoas que atribuem ao seu trabalho maior significado (vocação) reagem mais positivamente/fortemente com maiores níveis de satisfação perante líderes que reconhecem como éticos.
- A Influência das perceções de liderança transformacional e transacional nas perceções de responsabilidade social:um estudo aplicado às organizações de economia socialPublication . Caçador, Cátia Alexandra Rodrigues; Leal, SusanaEsta dissertação pretende investigar as perceções de liderança e de responsabilidade social de organizações de economia social. Concretamente, visa identificar o estilo de liderança (ou estilos) existente(s) nas organizações de economia social, descrever as perceções de responsabilidade social das organizações economia social e estudar a influência do estilo de liderança transformacional e transacional nas perceções de responsabilidade social nas organizações economia social. Também pretende verificar se as características individuais (género, escolaridade, idade, antiguidade e o desempenho de funções de chefia) influenciam as perceções de liderança e de responsabilidade social. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário. Obteve-se a uma amostra de 151 colaboradores (chefias e não chefias) de oito instituições de economia social.Os resultados mostraram a existência da predominância da liderança transformacional, no entanto, a liderança transacional também está presente nas organizações de economia social. A dimensão de responsabilidade social com perceções mais elevadas nas organizações é a legal. Além disso, constatou-se que a liderança tem uma influência positiva nas perceções de responsabilidade social, porque segundo o coeficiente de correlação de Spearman, a relação entre as referidas variáveis é alta (0,73**). Os líderes percecionados como mais transformacionais, principalmente no que concerne à sua capacidade de transmitir expetativas de elevado desempenho, conduzem a perceções mais elevadas de responsabilidade social.
- Avaliação do impacto de riscos psicossociais na produtividade em organizações de economia socialPublication . Bento, Maria Isabel Macedo da Silva; Rainha, LuizNo presente projeto de investigação pretendia-se identificar os principais riscos psicossociais dos trabalhadores de apoio direto – cuidadores e técnicos – a pessoas deficientes intelectuais e a relação com a sua produtividade, em organizações de economia social, de modo a comparar os resultados com outros setores de atividade. Foi aplicado um questionário a trabalhadores de Instituições Particulares de Solidariedade Social em 13 distritos, com vista a realizar um estudo a nível nacional para o setor social. Através da análise das diversas variáveis, espera-se contribuir para reconhecer os principais riscos existentes e para aumentar o nível de saúde psicossocial e o grau de produtividade no contexto laboral.
- A importância das instituições particulares de solidariedade social para o desenvolvimento local:o caso do concelho de SantarémPublication . Chíxaro, Ana Filipa Lopes; Oliveira, PedroO tema selecionado para desenvolver em dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito das Organizações de Economia Social, nomeadamente no que respeita às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Em termos mais concretos, através deste trabalho pretende-se fazer uma caraterização das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Santarém, compreendendo se estas têm a noção que contribuem para o desenvolvimento local do concelho de Santarém e se as mesmas têm respostas sociais adequadas para satisfazer as necessidades da população. Para a concretização dos objetivos definidos socorremo-nos de uma revisão bibliográfica procurando definir os conceitos essenciais associados ao terceiro setor, à economia social, às IPSS e ao desenvolvimento local. A metodologia utilizada assentará na aplicação de um inquérito por questionário às IPSS do concelho de Santarém. Provou-se efetivamente que as IPSS contribuem para o desenvolvimento local e que estas respondem às necessidades locais através de respostas sociais adequadas e permitem a fixação da população no território. As IPSS do concelho de Santarém têm como principais áreas de atuação a terceira idade e a infância e dão resposta aos seus beneficiários recorrendo principalmente a financiamentos da Segurança Social. Porém estas instituições não funcionam de forma isolada e procuram estabelecer protocolos com diversas entidades locais.