Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2º Ciclo do ensino básicoPublication . Palha, Beatriz Alexandra Pina; Santos, LeonorCom o presente Relatório Final de Estágio pretendo apresentar e dar a conhecer as experiências vivenciadas e o trabalho desenvolvido nos diversos estágios realizados em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, as aprendizagens adquiridas no decorrer da prática profissional e, por último, o estudo alusivo à temática “A língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico”. No primeiro capítulo deste relatório, é possível encontrar a contextualização de cada estágio ao nível da caracterização da instituição, das planificações elaboradas e implementadas e do grupo de ensino, sendo igualmente referidas, de forma refletida, algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão de grupo e conflitos. De modo a dar resposta à questão investigativa, foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que afirmam o quanto as áreas disciplinares de Português e de Matemática estão interligadas, uma vez que, para se compreender e interpretar os enunciados escritos de problemas em Matemática é fundamental o domínio da língua em que são apresentados. A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber o papel da língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados do estudo, apesar de pouco conclusivos para a minha questão de pesquisa, preconizam dificuldades ao nível da organização do raciocínio e, posteriormente, a sua explicitação integral por escrito; da compreensão e interpretação dos enunciados das situações problemáticas devido à pouca fluência de leitura; entre outras dificuldades. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu desenvolvimento profissional ao longo de todo o Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º CEB.
- A influência da aprendizagem cooperativa na promoção das aprendizagens em ciências: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Constantino, Marina de Jesus Mota; Correia, MarisaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com o objetivo de apresentar o percurso profissional desenvolvido ao longo dos estágios, bem como o estudo emergente no decorrer do mesmo. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte comporta uma compilação das vivências mais importantes na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte integra todo o percurso investigativo desenvolvido no decorrer do estágio em 2.º Ciclo, na disciplina de Ciências Naturais. O estudo efetuado teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas com o grupo de alunos foram promotoras de aprendizagem cooperativa e em que medida essas atividades influenciaram as suas aprendizagens. Para tal selecionou-se uma turma do 5.º ano de escolaridade, no contexto da prática de ensino supervisionada Os resultados obtidos com o estudo revelaram que os alunos conseguem adquirir conhecimentos através do método de aprendizagem cooperativa. Todavia, é necessário preparar cuidadosamente os alunos e desenvolver o trabalho de grupo, não só como mero trabalho em conjunto, mas também como uma fonte de aprendizagens e partilha de conhecimentos entre os pares. Esta prática desenvolve, nos alunos, competências sociais e cognitivas. No que respeita à opinião da docente e dos alunos, ambos afirmaram que a metodologia de aprendizagem cooperativa é uma importante fonte de aquisição de conhecimentos, quando se verifica o bom funcionamento dos grupos.
- Avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes de uma IPSS – o caso do CRIOPublication . Silva, Vasco Nuno Henriques da; Oliveira, PedroPartindo do pressuposto de que a melhoria da qualidade de vida dos clientes é um fator que tem de ser assumido nas Organizações de Economia Social (OES), propomos neste estudo verificar se a implementação do referencial da qualidade EQUASS (European Quality in Social Services) poderá causar impacto na qualidade de vida dos clientes portadores de deficiência mental de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o CRIO - Centro de Recuperação e Integração Ouriense. O estudo divide-se em duas partes: na primeira será feito um enquadramento teórico no âmbito da Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) EQUASS, Modelos de Avaliação da Qualidade de Vida e Qualidade de Vida na Área da Deficiência Mental; na segunda parte daremos conta do estudo empírico, com vista a perceber se entre os anos 2012 e 2016, anos em que foi implementado o referencial da qualidade, se registou impacto significativo na qualidade de vida de 44 clientes do CRIO. Este impacto será avaliado com base na análise dos resultados internos, aferidos através da aplicação da escala de medição da qualidade de vida “Gencat”. Em termos gerais, no final deste estudo, podemos verificar que o índicede qualidade de vida dos 44 clientes do CRIO que foram avaliados sofreu um impacto positivo no ano 2016, relativamente a 2012. Podemos também verificar que este impacto positivo na qualidade de vida dos 44 clientes coincidiu com a implementação do referencial da qualidade EQUASS.