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Avaliação de impacto social do Projeto “Pare, Escute e Olhe”, da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

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MartaJesusTarecoMiguinhas_Mestrado_GOES.pdf25.82 MBAdobe PDF Download

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Abstract(s)

A avaliação de impacto social consiste na monitorização, análise e gestão das consequências sociais de determinada intervenção. Através desta investigação, pretendeu-se avaliar a importância e o impacto do projeto “Pare, Escute e Olhe” (desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura) na vida das comunidades ciganas e não ciganas, avaliando o retorno social do mesmo. Os dados empíricos para este trabalho foram obtidos através de questionários aplicados aos agentes educativos e aos familiares dos alunos que participam no projeto “Pare, Escute e Olhe” e de entrevistas indiretas realizadas a dois intervenientes no Projeto. Os resultados revelam que o desconhecimento do património cultural da minoria étnica (comunidade cigana) que a comunidade maioritária revela é um obstáculo na eliminação da discriminação racial dessa comunidade. Nesse sentido, o projeto “Pare, Escute e Olhe” dotou os “stakeholders” de ferramentas para suprimir a discriminação racial e assim promover a mudança de atuação no seu quotidiano profissional. Verificou-se também que a aceitação da comunidade cigana pela comunidade maioritária promove o respeito recíproco pelas diferenças culturais e que o desenvolvimento das atividades do projeto “Pare, Escute e Olhe” facilitou a integração da comunidade cigana, nomeadamente no contexto escolar.

Description

Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2017

Keywords

Impacto Social Economia Social Comunidade Cigana Integração escolar Integração social

Citation

Miguinhas, M. (2017). Avaliação de impacto social do Projeto “Pare, Escute e Olhe”, da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/1907>

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