Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A capacitação de pessoas em risco de exclusão social e a sua contribuição para o desenvolvimento local:o papel das organizações de Economia Social no concelho de AlpiarçaPublication . Nalha, Vanessa Isabel; Oliveira, Pedro; Serrano, JoãoO impacto da capacitação de pessoas em risco de exclusão social é um tema cada vez mais pertinente, sobretudo na sua contribuição para o desenvolvimento local, assim como o papel das organizações da economia social na sua integração. Este estudo visa investigar a importância da implementação das medidas de combate à pobreza e exclusão social e procura contribuir para o conhecimento sobre o impacto social causado através do empoderamento na melhoria de vida destas pessoas, logo na comunidade, neste contexto foi realizada uma revisão de literatura a fim de se construir um suporte teórico robusto. A metodologia de investigação para avaliar o impacto baseou-se no estudo de caso, tendose recorrido à aplicação de questionários e entrevistas a formandas participantes em ações de capacitação assim como a elementos da Rede Social de Alpiarça, complementando com um plano de observação contínuo. Os dados recolhidos de forma sistemática, comparando os perfis de entrada e de saída das formandas abrangidas pelo estudo, permitiu-nos constatar que ocorreu um empoderamento das mesmas (em geral), tendo-se verificado a sua empregabilidade na esfera das Organizações de Economia Social e das Autarquias Locais. Deste modo, as ações de formação profissional em análise foram eficazes para travar a exclusão social destas pessoas, reforçando a base de recrutamento e o desenvolvimento local.
- Inovação e governança para a sustentabilidade das organizações de economia social:educação de jovens empreendedores e dirigentes de projetos sociaisPublication . Cordeiro, Cláudia Sofia Marques; Oliveira, PedroO presente projecto tem por título “Inovação e Governança para a Sustentabilidade das Organizações de Economia Social: educação de jovens empreendedores e dirigentes de projetos sociais”. A questão de investigação subjacente é: “Qual o impacto de um projecto de empreendedorismo social numa escola pública? O caso concreto do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação”. Neste sentido, importa formular estratégias de medição do impacto do trabalho que vai ser desenvolvido, que dado o seu carácter pioneiro poderá vir no futuro a ser reformulado, ainda que parcialmente. A inovação social passa por prototipar projetos educativos impactantes junto das novas gerações. No plano das políticas públicas territoriais, o desenvolvimento local sustentável transporta-nos para níveis de decisão descentralizados, devolvendo a voz aos actores sociais. Assim, o desenvolvimento endógeno apela ao empreendedorismo social e a instituições educativas locais que lancem essas sementes em parceria com associações cooperativas de desenvolvimento económico, social e cultural. No presente trabalho esclarecem-se todos os instrumentos teóricos utilizados para concetualizar o trabalho efetuado, assim como o caminho que foi tomado desde a planificação da ação (mediante os objetivos pretendidos), passando pela descrição das aulas, análise dos resultados aferidos, e ainda uma reflexão acerca das opiniões de todos aqueles que, sendo externos ao projeto, trabalharam de perto com o mesmo e sem os quais não faria sentido tirar quaisquer ilações. Como nos diz Yunus (2011:19): Partimos do princípio de que as empresas com fins lucrativos são a principal fonte da criatividade humana e a única forma de abordar os problemas da sociedade. Como será possível constatar, tenciona-se pôr estas ideias “em cima da mesa”, possibilitando aos nossos alunos experienciarem o empreendedorismo social e as suas potencialidades. A única coisa que temos de fazer é libertá-los (seres humanos reais) da atitude mental que põe a obtenção do lucro no centro de todas as empresas, uma ideia que lhes impusemos através da nossa teoria económica defeituosa”. (Idem: 20)